25 de mai. de 2012


As francesas Aurélie e Verioca mostram seus laços com a música brasileira nesta terça, 29, na Arlequim

 

No repertório da dupla, canções do lançamento “Além das nuages” que flerta com samba, bossa nova, choro e baião

 

Na próxima terça-feira, 29, às 18h, as francesas Aurélie (voz) e Verioca (voz e violão) irão mostrar que entre as culturas franco-brasileiras não existem fronteiras.  Lançando o CD “Além des nuages“ (Além das nuvens), a dupla, em show gratuito, pretendem mostrar sua paixão pela música brasileira com um repertório totalmente inédito, do samba e bossa nova ao choro e o baião. Todas músicas são interpretadas em francês ou em português, e até mesmo os dois ao mesmo tempo, revelando o talento das letras de Aurélie e a composição sofisticada de Verioca, num ambiente de cumplicidade e admiração mútua.

O CD “Além das nuages” contou com músicos brasileiros consagrados, uma “ponte aérea musical” entre o Rio de Janeiro e Paris estabelecida a partir da admiração da dupla pela riqueza rítmica brasileira. Entre os que foram seduzidos pelo charme das duas francesas, está a banda Casuarina que gravou um samba de raiz nascido na França, provando que o samba é hoje, universal: “Viver é ser feliz!”.

O compositor Guinga não hesitou em regravar “Dos anjos”, adaptada em francês por Aurélie (“Ma vie”). Em uma doce confluência, a voz da cantora mineira Paula Santoro também fez parte deste encontro. O disco conta ainda com a participação do pianista Philipe Baden Powell, filho de Baden Powell, interpretando uma de suas próprias composições “L’acordeuse“ cuja letra oscila sutilmente entre o francês e o português. As famílias de Baden e de Vinicius de Moraes autorizaram ainda a única versão francesa de “Canto de Ossanha“. Do lado francês, uma bela batida oriental foi assimilada ao baião nordestino pela magia das percussões marroquinas de Khalid Kouhen. Sem esquecer, do lado brasileiro, da percussão corporal de Marcelo Pretto (Barbatuques). Também fizeram parte desta aventura, Aline Gonçalves (Flauta baixa), Pierrick Hardy (Violão de aço), Osman Martins (cavaquinho) e Rafael Vernet (piano).



29/05 – (TERÇA), às 18h – Aurélie e Verioca
As francesas Aurélie (voz) e Verioca (voz/vioão) apresentam composições do CD “Além des nuages“, com um repertório inédito, interpretadas em francês ou em português, passeando do samba e bossa nova ao choro e baião.

Endereço: Praça XV de Novembro, 48, Loja 1 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone.: (21) 2220-8471 (reserva)

Entrada gratuita
Classificação: Livre