30 de out. de 2014

Espetáculo “DEPOIS DO ENSAIO” está em cartaz no Oi Futuro Flamengo até dia 30/11


“DEPOIS DO ENSAIO”
O Oi Futuro Flamengo apresenta, pela primeira vez no Brasil, uma montagem teatral de Depois do Ensaio, de Ingmar Bergman, com estreia em 11 de outubro, sábado. Com direção de Mônica Guimarães, a peça tem no elenco Denise Weinberg, Leopoldo Pacheco e Sophia Reis e conta com o selo oficial da Ingmar Bergman Foundation.

Traduzido diretamente do sueco por Amir Labaki e Humberto Saccomandi,Depois do Ensaio foi escrito originalmente por Bergman em 1980 tornando-se um filme para televisão dirigido por ele mesmo quatro anos mais tarde. No elenco, Erland Josephson, Lena Olin e Ingrid Thulin.

“Depois do Ensaio tem muito a ver com minha atitude, minha relação com a arte teatral, com este ofício bagunçado, sombrio e cruel”, explicou o próprio Bergman. “Enquanto eu escrevia, devo ter atingido um nervo ferido ou, se quiser um veio subterrâneo de água. Do meu inconsciente, surgiram estranhos cipós retorcidos e ervas daninhas; tudo se transformou no mingau de uma bruxa. De repente, surge a amante do diretor, que é a mãe da jovem atriz. Ela morreu há anos, e ainda assim ela entra no jogo. No palco escuro, vazio do teatro, durante a hora tranquila, entre quatro e cinco horas da tarde, muito pode voltar para assombrá-lo. O resultado desta mistura é uma obra de televisão dramática que trata da vida no teatro”, completa.

Sinopse
Henrik Vogler (Leopoldo Pacheco), um diretor de teatro experiente e perfeccionista, ensaia a peça O Sonho, de August Strindberg. Depois de um tarde de trabalho, Vogler está em um "quase-cochilo" no palco quando volta ao teatro sua jovem protagonista, Anna (Sophia Reis), com a desculpa de procurar uma pulseira perdida. Durante o que seria uma conversa casual, surge uma avalanche de revelações pessoais. Inseguranças, quereres, desamores vão transformando o texto em obra confessional. Em uma licença poética, ou num devaneio, ou mesmo em um sonho, entra em cena Raquel (Denise Weinberg), mãe de Anna, que em outros tempos interpretou o papel que hoje é da filha. O que houve naquela época? Por que Raquel volta no devaneio de Vogler? Foi um amor? Houve algo que parece se repete agora na figura de Anna. Coisas de sonho. Coisas de teatro...

A Montagem
Ingmar Bergman (1918-2007), dramaturgo e diretor de cinema e teatro, foi um dos mais importantes artistas do século 20. Mais conhecido no Brasil por filmes como Morangos Silvestres e Fanny e Alexander, Bergman foi antes de tudo um homem de teatro.

Depois do Ensaio, uma das últimas obras escritas e filmadas pessoalmente por ele, é seu testamento sobre mais de meio século de devoção ao palco. A peça é seu mais íntimo mergulho nos bastidores do teatro e no cotidiano daqueles que dia-a-dia dedicam-se a ele. Segundo o crítico e realizador sueco Stig Bjorkman, um dos principais interlocutores e amigos de Bergman, o texto trata daquilo que, para ele, é a essência mesmo do papel de diretor, de seu ponto de vista sobre o teatro e sobre o jogo.

Para a diretora Mônica Guimarães, Depois do Ensaio “é uma oportunidade de refletir a própria profissão. E, nesta reflexão sobre nosso ofício, de revisitar as relações profissionais e as do quintal da sua própria casa. Exatamente como Vogler, o diretor, o faz na peça e também assim como Bergman insiste em sua obra - uma miscelânea de pensamentos, situações e reacessos das entranhas da sua própria vida. Depois do Ensaio é, sobretudo, uma celebração ao cinema e ao teatro”.

A Direção
Mônica Guimarães - Formada no Teatro Escola Macunaíma. Foi assistente e atriz de Myriam Muniz em diversas montagens. Idealizadora desse projeto, é atriz, diretora, produtora e professora. Deu aula no Teatro Escola Macunaíma e Teatro-Escola Célia Helena. Atuou em diversos espetáculos como Eras, uma trilogia de Heiner Muller sob direção de Marcio Aurelio,Nijinsky, de Naum Alves de Souza, ATIAG, de Celso Frateschi, Prova Contrária, de Fernando Bonassi com direção de Débora Dubois e Lenya, de Amir Labaki, sob a direção de Regina Galdino. É produtora executiva do É TUDO VERDADE – Festival Internacional de Documentários desde 2004.

O Elenco
Denise Weinberg (Raquel) - Fundadora do Grupo TAPA, onde permaneceu por 21 anos. Atriz mais premiada de sua geração recebeu no teatro dois Moliére, dois APCA, três Mambembe e sete prêmios em cinema. Atriz, diretora, tradutora e professora, seus últimos trabalhos foram Dançando em Lunassa, de Brian Friel, no teatro, Salve Geral, de Sergio Rezende, e De Pernas Pro Ar 1 e 2, de Roberto Santucci no cinema e na TV Globo, participou das minisséries Maysa, Dalva e Heriberto e A Teia, assim como da série Alice na HBO. Ministra regularmente em São Paulo oficinas de reciclagem e pesquisa para atores profissionais e orienta grupos de estudo de dramaturgia e leitura.

Leopoldo Pacheco (Vogler) - Estudou na FAAP e na EAD/ECA/USP. É, além de ator, diretor, figurinista, cenógrafo e visagista. Atuou em mais de 30 espetáculos de teatro e em 15 novelas e minisséries de TV. Foi vencedor do Prêmio Shell de melhor ator 2004 por Pólvora e Poesia, de Alcides Nogueira, sob a direção de Marcio Aurelio. Esteve há pouco na telenovela Jóia Rara, direção de Amora Mautner da TV Globo e integra o elenco da próxima novela das 19hs da TV Globo, Plano Astral.

Sophia Reis (Anna) - Estudou na FAAP e no Teatro-Escola Célia Helena. Foi VJ da MTV e na TV Bandeirantes integrou o elenco do seriado A Liga. No cinema participou do longa metragem Meu Tio Matou um Cara, de Jorge Furtado, e do curta metragem Esse Momento, de Vitor Leite. Como repórter do Yahoo! fez a cobertura da COPA 2012 em Londres. Atualmente é apresentadora do programa Eu Nunca da TV Gazeta.

Ficha Técnica
Direção: Mônica Guimarães
Elenco: Denise Weinberg, Leopoldo Pacheco e Sophia Reis
Tradução: Amir Labaki e Humberto Saccomandi
Música Original: Marcelo Pelegrini
Cenário: Marco Lima
Iluminação: Wagner Freire
Assistente de direção/produção: Pitxo Falconi
Produção RJ – Cláudio Rangel
Produtores Associados: Amir Labaki e Mônica Guimarães
Realização: Oi Futuro

Serviço:
Espetáculo: Depois do Ensaio
Autor: Ingmar Bergman
Tradução: Amir Labaki e Humberto Saccomandi
Direção: Mônica Guimarães
Elenco: Denise Weinberg, Leopoldo Pacheco e Sophia Reis
Local: Oi Futuro Flamengo (Rua 2 de Dezembro, 63 – Flamengo – Tel: 21- 3131-3060)
Gênero: drama
Estreia: dia 11 de outubro, sábado
Temporada: até 30 de novembro
Horário: de quinta a domingo às 20hs
Duração: 1h20
Classificação: 16 anos
Capacidade: 72 lugares
Preços: R$ 20,00 (inteira) com meia entrada para idosos e estudantes
Formas de pagamento: dinheiro e cartão de débito ou crédito
Bilheteria do teatro: terça a domingo, de 14hs às 20hs

Divulgação Cultural  - Agenda Cultural RJ 
Divulgação - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas -Gabriele Nery (21)99676-9323 agendaculturalrj@gmail.com 

 INSTAGRAM AGENDA CULTURAL RJ Instagram