18 de dez. de 2014

DUDU NOBRE E SOMBRINHA COMANDAM PRÉ RÉVEILLON NA PRAÇA TIRADENTES, QUE TERÁ HOMENAGEM A NELSON SARGENTO E MONARCO *Intérpretes de sete escolas de samba, Art Júnior e Cordão da Bola Preta completam programação

                                   


*Evento gratuito marca 2ª edição do projeto "Um Rio de Samba"

A Praça Tiradentes será palco de um grande Pré Réveillon popular no próximo dia 20 de dezembro, quando será realizado o segundo sábado de shows gratuitos do projeto “Um Rio de Samba”, promovido pela Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Turismo/Riotur. A programação acontece de 16h às 20h e terá como atrações os cantores e compositores Dudu Nobre e Sombrinha.Nelson Sargento e Monarco, presidentes de honra da Mangueira e da Portela, respectivamente, receberão durante o evento o título de “Baluarte do Samba Carioca” e, claro, darão uma canja com algumas de suas composições de sucesso.

                                          

Intérpretes de sete escolas de samba do Grupo Especial também participarão do show: Vantuir e Vander Pires da Portela, Luizito da Mangueira, Nego da Imperatriz, Serginho do Porto do Salgueiro, Marcelo Guimarães da Beija Flor, Emerson Dias da Grande Rio e Zé Paulo da Viradouro. A abertura ficará por conta do Grupo Art Júnior, com seu repertório de samba de raiz. Haverá ainda apresentações da Portela, do Cordão da Bola Preta e o lançamento do enredo do Bloco do Saara, que em 2015 homenageará o carnavalesco Milton Cunha. Os organizadores sugerem que todos compareçam vestindo branco.

                                      

“Lugar de fácil acesso, recentemente revitalizado e cercado de belas construções históricas, como os teatros Carlos Gomes e João Caetano, a Praça Tiradentes merece uma programação cultural caprichada como esta, que ao mesmo tempo em promove sua ocupação, resgata tanto a história local quanto valoriza personagens essenciais na história do samba carioca”, explica Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário municipal de Turismo.

                                          

Clima de Rio antigo - Apresentadores e mestres de cerimônias do evento, o carnavalesco Milton Cunha e o produtor Teteu José sobem ao palco às 16:00h para animar os foliões, que poderão reviver o clima dos antigos carnavais e dos tempos áureos da vida cultural da Praça Tiradentes. Haverá na praça um bonde alegórico com atores vestidos com roupas do final do século XIX e início do XX, além de personagens como pierrô, colombina, arlequim, pirata, melindrosa e malandro. Um calhambeque antigo, típico do desfile de corsos da primeira metade do século XX, ficará estacionado no local.


                                      

Um amolador de facas e um tocador de realejo farão performances com seus respectivos instrumentos de trabalho, desconhecidos pela maioria do público. Uma dupla de fotógrafos lambe-lambes também vai interagir com a plateia, convidando os espectadores a serem fotografados com esta relíquia que antigamente ocupava as praças da cidade.

Além das atrações musicais e das performances teatralizadas, a Praça Tiradentes contará ainda com uma cenografia exclusiva para o evento, assinada pelo carnavalesco Milton Cunha. O artista vai ambientar o espaço com galhardetes de grandes nomes da música, da cultura e história do Brasil que moraram no local ou ali se consagraram, na efervescência boêmia do fim do século XIX e início do XX. Estarão retratados Bidu Sayão, Machado de Assis, Carlos Gomes e João Caetano.

Quatro mil pessoas na 1ª edição – O evento “Um Rio de Samba” estreou em 29 de novembro, com show do cantor Xande de Pilares, de intérpretes de escolas de samba e o Cordão da Bola Preta. Naquele sábado, cerca de quatro mil pessoas ocuparam a Praça Tiradentes. Famílias com crianças de colo, casais de namorados, trabalhadores em fim de expediente, turistas e transeuntes se divertiram ao som de sambas de raiz, de terreiro e sambas-enredos.

Na ocasião, o compositor Zé Katimba, da Imperatriz Leopoldinense, e Tia Surica, da Velha Guarda da Portela, foram agraciados com os primeiros diplomas com o título de “Baluarte do Samba Carioca”, criado pela Secretaria Municipal de Turismo para homenagear publicamente personalidades que, com trajetória marcante na história das escolas de samba e do Carnaval do Rio de Janeiro, contribuem para a valorização e divulgação do samba e da Cidade Maravilhosa.

. Nesse dia também será feito o lançamento do enredo do Bloco do Saara , que em 2015 homenageará o carnavalesco Milton Cunha.

Serviço
Um Rio de Samba - Praça Tiradentes - Centro do Rio de Janeiro
Data: 20 de dezembro de 2014
Horário: De 16h às 20h.
Classificação: Livre
GRÁTIS

Divulgação Cultural -Agenda  Cultural RJ 
Divulgação - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas
 Gabriele Nery (21)99676-9323
 agendaculturalrj@gmail.com 
 INSTAGRAM AGENDA CULTURAL RJ Instagram