8 de dez. de 2014

Espaço Sesc homenageia 50 anos de “A paixão segundo GH”, de Clarice Lispector, com leitura integral do livro


Com direção de Moacir Chaves, nove atrizes vão interpretar o romance da escritora no dia 9/12

O Espaço Sesc vai prestar uma homenagem aos 50 anos do romance “A paixão segundo GH”, de Clarice Lispector (1920-1977), com uma experiência inédita. O projeto “Jornada GH: uma paixão de Clarice Lispector” vai reunir nove atrizes e especialistas na obra da escritora para uma leitura dramatizada integral do livro. A jornada acontecerá no dia 9 de dezembro (terça-feira), das 14h às 22h, e a entrada é gratuita.

Sob direção de Moacir Chaves e curadoria de Clarisse Fukelman, as atrizes Ana Barroso, Angela Câmara, Elisa Pinheiro, Julia Bernat, Julia Marini, Monica Biel, Josie Antello, Leticia Isnard e Stella Rabello apresentam a confissão de uma mulher que experimenta o caos em seu próprio apartamento. A cada hora haverá uma pausa para comentários dos especialistas Ana Cristina Chiara e Roberto Corrêa dos Santos. O público poderá assistir partes avulsas da leitura ou acompanhar a jornada do início ao fim.

Em suas cinco décadas de existência, o texto de “A paixão segundo GH”, de Clarice Lispector, desafia intérpretes. A crítica literária, a psicanálise e a filosofia foram os campos que mais vasculharam esta obra tão inovadora, que discute a origem, o sentido da vida e o feminino. Publicado em 1964, no contexto da Ditadura Militar, o romance aborda o esvaziamento de valores e a lacuna entre as classes sociais no Brasil.

Elenco:
Ana Barroso, Angela Câmara, Elisa Pinheiro, Julia Bernat, Julia Marini, Monica Biel, Josie Antello, Leticia Isnard e Stella Rabello.

Comentadores:
Ana Cristina Chiara: Dra. em Letras pela PUC-Rio, professora da UERJ. Livros: Pedro Nava: um homem no limiar, Ensaios de possessão, co-organizadora de Escritas do corpo e diversosartigos sobre Clarice Lispector.

Roberto Corrêa dos Santos: Dr. Em Semiologia, pós-doutor no Núcleo de Estudos da Subjetividade (PUC-SP). Leciona Estética e de Teoria da Arte do Instituto de Artes /UERJ. Obras: Clarice Lispector, Para uma teoria da interpretação, Matéria e crítica, Lendo Clarice Lispector.

Curadoria:
Clarisse Fukelman: leciona na Faculdade de Comunicação Social da PUC-Rio. Consultora de projetos sobre Clarice Lispector (teatro, cinema e exposição) e parceira da atriz Ester Jablonski em “Teatro e literatura com Clarice Lispector”. Curadora de eventos no CCBB, na ABL, no MNBA etc. Organizou as obras Passeios na Zona Norte, Contos em quatro tempos, Poesia em Pauta e Eu assino embaixo: biografia, memória e cultura.

ServiçoJornada GH: uma paixão de Clarice Lispector

Espaço Sesc: Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana. Tel.: (21) 2547-0156
9/12/2014 (terça-feira), das 14h às 22h.
Grátis
Livre

Divulgação - Agenda Cultural RJ Divulgação - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas

Gabriele Nery (21)99676-9323 agendaculturalrj@gmail.com
INSTAGRAM AGENDA CULTURAL RJ