19 de dez. de 2014

Fim de semana no Museu de Astronomia - Dias 20 e 21 de dezembro (hoje e amanhã), a programação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) está cheia de brincadeiras e curiosidades sobre a aritmética, a espectroscopia e a astronomia! A entrada é gratuita!

   

Oficina Brincando de Matemático (Foto de divulgação).

A programação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) está cheia de brincadeiras e curiosidades sobre a aritmética, a espectroscopia e a astronomia! Neste fim de semana, dias 20 e 21 de dezembro, haverá as atividades Astromania e Brincando de Matemático, o Programa de Observação do Céu e visitas orientadas pelo campus do museu que possui uma área aproximada de 44 mil metros quadrados. A entrada é gratuita!

No sábado e no domingo, às 15h e às 17h, haverá visitas orientadas pelo Museu. Nela, os mediadores apresentam, aos visitantes, o sistema solar em escala, s exposições do MAST espalhadas pelo campus e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.

De que são feitas as estrelas? Apesar de ser impossível viajar até elas, os astrônomos podem estudar a sua luz e obter valiosas informações. No ASTROmania deste mês, conversaremos sobre a espectroscopia, técnica que revolucionou a Astronomia, e faremos um modelo de um espectroscópio, um instrumento capaz de separar a luz em suas diferentes cores, como em um arco-íris. A atividade acontece às 16h na sala de atividades do prédio sede do MAST e é direcionada a adultos jovens e crianças.

A partir das 18h30, terá início o Programa de Observação do Céu, com a apresentação da palestra O Céu do Mês, momento em que os visitantes ficam sabendo um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes e o que está visível no céu do Rio de Janeiro. Após a apresentação, todos são convidados a ir para a área externa do Museu onde é realizada a observação do céu utilizando telescópios ópticos portáteis e a centenária Luneta Equatorial Heyde de 21 cm.

E no domingo, às 16h, várias brincadeiras e curiosidades sobre a aritmética elementar serão apresentadas e discutidas de forma divertida no Brincando de Matemático. A atividade tem como objetivo despertar o interesse e a curiosidade do público por problemas de matemática, explorando as questões básicas da aritmética, da geometria e da lógica. O raciocínio lógico dos participantes é aguçado com quebra-cabeças numéricos, jogos, enigmas e desafios lógicos. A atividade é dirigida ao público de todas as idades.

Serviço
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão
(21) 3514-5200
www.mast.br
SÁBADO, 20 de dezembro
Visita orientada
15h | 17h
Astromania
Tema: De que são feitas as estrelas?
16h
Programa de Observação do céu
18h30 às 21h
DOMINGO, 21 de dezembro
Visita orientada
15h | 17h
Brincando de matemático
16h

Divulgação Cultural Agenda Cultural RJ
Divulgação - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas - Gabriele Nery (21)99676-9323

agendaculturalrj@gmail.com

INSTAGRAM AGENDA CULTURAL RJ