5 de mar. de 2015

Cia Entreato, através do fomento carioca, apresenta o espetáculo “ROMANCEIRO POPULAR” – Uma homenagem a Ariano Suassuna a partir de 12 de março na Zona Norte Montagem que recria a rica cultura popular nordestina de uma maneira cômica, lúdica, criativa e contagiante terá sessões gratuitas.



Prestando uma grande homenagem ao poeta, romancista e dramaturgo brasileiro, Ariano Suassuna, a Cia Entreato apresenta uma turnê aberta ao público da zona norte carioca.

Com o apoio do fomento carioca, a peça, com texto de Lu Gatelli, será apresentada no dia 12 de março na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra na Pavuna às 14h, no dia 13 de março haverá apenas uma sessão na Lona Cultural João Bosco de Vista Alegre a partir das  20h. Em Guadalupe, no dia 19 de março, acontece na Lona Cultural Terra, às 20h. No dia seguinte, 20 de março, em Anchieta, a sessão será apresentada na Lona Cultural Carlos Zéfiro às 20h.

A Lona Cultural Hebert Vianna, na Maré, recebe a Cia no dia 26 de março às 14h e no dia 27 de março, haverá duas sessões na Penha. Às 15h e 20h na Arena Carioca Dicró.

Fechando a programação gratuita do mês de março, a Arena Carioca Fernando Torres localizada no Parque de Madureira, recebe o espetáculo no dia 29 de março, às 18h.
Em abril, a apresentação acontece no dia 9 na Lona Cultural Renato Russo - Ilha do Governador - 18h.

Trata-se de uma trupe de brincantes que no seu repertório explora a rica cultura popular nordestina de uma maneira cômica, lúdica, criativa e contagiante na sua relação com o público. Na construção dos personagens são utilizados mecanismos de comicidade, dando suporte ao trabalho corporal dos atores. Esse trabalho tem como fonte a movimentação rítmica da cultura popular, a pesquisa de arquétipos locais e também registros importantes na história do Teatro Popular.

“O espetáculo é uma divertida colagem de várias tramas criadas pelo mestre Ariano Suassuna, facilmente identificadas pelos conhecedores de sua obra, que reflete habilidade em articular personagens e histórias em um todo coeso, coerente e que valoriza o artista homenageado. “Romanceiro Popular” une “O santo e a porca”, “O auto da Compadecida”, “A história de amor de Romeu e Julieta” e “Torturas de um coração”, atualizando em nova narrativa os elementos fundamentais do universo de Ariano Suassuna.” Rodrigo Monteiro



A trilha musical do espetáculo tem uma sonoridade que traduz todo um sentimento de brasilidade nordestina: coco, baião, xote, maracatu, músicas folclóricas, rezas e cantigas populares dão o ritmo a esta obra.

No enredo, o personagem Catolé narra a chegada do circo-teatro que propicia a entrada num mundo mágico, cômico, poético e repleto de musicalidade onde romances, intrigas e trapaças podem acontecer.

Cia Entreato
A Cia. Entreato é um grupo de teatro fundado em 2000, que realiza um trabalho continuado de investigação cênica voltada para o teatro popular e a linguagem do palhaço.

Os espetáculos, com repertório dedicado ao público infantil e adulto, são sempre um convite a vivenciar uma experiência criativa, à diversão e a entrar em contato com elementos da cultura brasileira.

Toda a comunicação com o espectador abrange o cômico, o lúdico e o poético, sem abrir mão do diferencial da Cia Entreato: seu trabalho autoral, com acabamento estético e centrado nos atores/músicos, que cantam e encantam plateias de todas as idades.

Mais do que o reconhecimento fundamental ao artista, que comporta sorrisos, aplausos e lágrimas naqueles que o assistem, nesses quatorze anos de estrada, a Cia vem acumulando diversas indicações e premiações em festivais pelo Brasil. Dentre as quais merece destaque o prêmio Zilka Salaberry 2008, de melhor espetáculo, e o de melhor atriz para a diretora Lu Gatelli.

www.ciaentreato.com.br
Link de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6Ls6pB5jeuw





FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: Lu Gatelli
Elenco: Diego Marques, Lígia Dechen, Lu Gatelli, Ricardo Gadelha, Ricardo Gonçalves, Richard Goulart e Vitor Martinez
Stand by: Camila Rocha
Direção Musical: César Lignelli
Figurinos: Raquel Theo
Cenografia: Kerrys Aldabalde
Iluminação: Ricardo Grings
Adereços: Fábio Francino
Coreografias: Alessandra Lemos
Assistente de Direção: Camila Rocha
Identidade Visual: Marcelo Gatelli
Direção de Produção: Renato Maia e Maia
Assistentes de Produção: Igor Goulart e Elvis Marlon
Realização: Cia Entreato
Assessoria de imprensa: Minas de Ideias

SERVIÇO

Dia 12/03 - Arena Carioca Jovelina Pérola Negra (Pavuna) - 14h;
Endereço: Praça Énio - s/n – Telefone (21)2886-3889

Dia 13/03 - Lona Cultural João Bosco (Vista Alegre) - 20h;
Endereço: Av. São Félix 601 – Telefone (21) 2482-4316

Dia 19/03 - Lona Cultural Terra (Guadalupe) - 20h;
Endereço: Rua Marcos de Macedo s/nº – Praça Edson Guimarães - Tels.: 3018-4203

Dia 20/03 - Lona Cultural Carlos Zéfiro (Anchieta) - 20h;
Endereço: Estrada Marechal Alencastro s/nº - Tel.: 3019-1654

Dia 26/03 - Lona Cultural Hebert Vianna (Maré) - 14h;
Endereço: Rua Ivanildo Alves s/nº - Tel.: 3105-6815

Dia 27/03 - Arena Carioca Dicró (Penha) - 15h e 20h;
Endereço: Rua Flora Lobo - Penha Circular – Tel.: (21) 7951-0203

Dia 29/03 - Arena Carioca Fernando Torres (Parque Madureira) - 18h;
Endereço: Rua Bernardino de Andrade, 200 - Tels.: 3495-3093 – 3495-3078

Dia 09/04 - Lona Cultural Renato Russo (Ilha do Governador) - 18h;
Endereço: Parque Manuel Bandeira, S/Nº - Cocotá  - Aterro do Cocotá – Tel.: 3366-0589

Todas as apresentações são gratuitas
Duração do espetáculo: 80 min.
Classificação: 12 anos.
Capacidade: 320 lugares

Divulgação Cultural Agenda Cultural RJ

 Divulgação - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas 

Gabriele Nery (21)99676-9323 
 agendaculturalrj@gmail.com 

 INSTAGRAM AGENDA CULTURAL RJ Instagram