13 de mai. de 2015

Grupo FATO chega com tamancos e samplers ao palco do “Quintas no BNDES” Com participações de João Cavalcanti e Alexandre Nero, que já foi integrante do grupo, o quinteto curitibano apresenta o show PRÓXIMO, lançando o CD produzido por Pedro Luís


Depois de apresentar-se em Curitiba com Pedro Luís e em São Paulo com Mauricio Pereira, o Grupo FATO, em turnê de lançamento do CD “PRÓXIMO” - produzido por Pedro Luís -, chega ao Rio de Janeiro para um show no dia 14 de maio, às 19h, na série “Quintas no BNDES”. O Grupo contará com as participações especiais de João Cavalcanti, que participou do CD do grupo, e de Alexandre Nero, que foi integrante do FATO por 10 anos. Os convidados dividirão o palco com a banda curitibana em músicas do novo CD do FATO, além de outras de seu próprio repertório. Para o FATO, será um grande encontro musical com artistas que são da mais alta referência para o grupo.
O Projeto “PRÓXIMO” reprocessa uma vez mais a utilização criativa da sonoridade dos tamancos de fandango paranaense, inserindo-os no contexto de uma música urbana. Ora aliados a samplers, integrando loops ou transformados na tamancalha (*), os tamancos tornaram-se, no contexto da música do FATO, instrumentos musicais aptos a qualquer tipo de uso. Uma sonoridade paranaense que merece ser tão conhecida quanto os sons dos triângulos e zabumbas do nordeste ou os tamborins do samba carioca. Essa é uma das ações afirmativas que o FATO sempre leva adiante.
O disco que deu origem ao show celebra os 20 anos do FATO e está na lista dos 100 melhores lançamentos de 2014 do site “Embrulhador”, na 28ª posição. “PRÓXIMO”, produzido por Pedro Luís, teve participações de artistas como Lenine, João Cavalcanti e Yuri Queiroga, entre outros, intensificando aproximações, ideia-força do projeto.
O Show “PRÓXIMO” é a 11ª montagem realizada pelo FATO, que mantém uma prática musical constante e inventiva. Além de algumas composições dos convidados, o show tem outras assinadas por diversos autores. Utilizando-se de elementos de tradições regionais, do pop contemporâneo e explorando sonoridades das acústicas às digitais, o FATO produz combinações que exploram timbres e texturas musicais de todos os cantos do e do mundo.
O show é variado em movimentações, pois os integrantes ora cantam, ora tocam diferentes instrumentos, trocando de lugar em cena e enriquecendo a experiência do público.
Na direção, Luiz Felipe Leprevost, multi-artista curitibano (poeta, contista, ator, dançarino e cancionista) que transita entre diversas estéticas e gerações de criadores. O figurino é assinado pelo estilista Alexandre Linhares, do Atelier Heroína de arte vestível e o cenário de Fabíola Bonofiglio, arquiteta e diretora de arte.


o FATO é:

Daniel Fagundes: voz, violão 7 cordas, guitarra, bateria, percussão, tamancos, tamancalha;
Grace Torres: teclado, voz, percussão, tamancos, tamancalha;
Priscila Graciano: bateria, voz, percussão, tamancos;
Sergio Monteiro Freire: sax soprano e tenor, voz, guitarra, percussão, tamancalha;
Ulisses Galetto: baixo, violão, percussão, tamancalha.

SERVIÇO:
“Quintas no BNDES” apresenta:
Show “PRÓXIMO”, com o Grupo FATO (Curitiba)
Convidados: João Cavalcanti e Alexandre Nero
Data: 14 de maio (qui)
Horário: 19h
Local: Espaço BNDES – Avenida república do Chile, 100 – Centro (próximo ao Metrô Carioca)
Classificação: LIVRE ENTRADA GRATUITA: Parte dos assentos do auditório pode ser reservada pela internet: http://goo.gl/DnGStB O sistema permite agendar ingressos para o show da semana a partir de segunda-feira, 10h. O serviço é encerrado na quinta-feira, às 14h, ou quando se esgotarem as vagas disponíveis. As inscrições são individuais: cada pessoa pode realizar apenas uma inscrição, que dá direito à retirada de uma única entrada no dia do espetáculo. Não são permitidas reservas para grupos. Os ingressos são retirados entre 18h e 18h30, mediante apresentação do documento de identidade.

*Caso não tenha conseguido garantir a entrada pela internet, é possível ainda encontrar bilhetes na recepção do Espaço BNDES, no dia do espetáculo, a partir das 18h. Cada pessoa receberá um ingresso com lugar marcado. O número de ingressos disponíveis é sujeito à lotação do espaço (386 lugares).

Agenda Cultural do Rio de Janeiro
Divulgação Cultural Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. (21)99676-9323 (whats app) 

 agendaculturalrj@gmail.com 

Blog - 
http://agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com

Facebook - Página 
https://www.facebook.com/pages/Agenda-Cultural-RJ/233883796670052?ref=hl