29 de jun. de 2015

‘Cinderela’, de José Wilker, estreia no Rio! O espetáculo infantil, sucesso 21 anos atrás no teatro, sobe ao palco do Teatro Ipanema a partir de 4 de julho. Sob a direção de Luisa Thiré, o lindo texto ganha nova montagem repleta de magia e efeitos. Os atores Anna Rita Cerqueira, Bernardo Mesquita e Vitor Thiré estão no elenco.

O grande sucesso infantil de José Wilker estreia nos palcos do Rio! Depois de 21 anos, a mágica história de "Cinderela", contada de maneira divertida e singular por Wilker, promete ganhar o público no teatro novamente. Sob a direção de Luisa Thiré, que está no ar como a Flávia da novela das nove da Globo “Babilônia”, o espetáculo "Cinderela", que nesta versão ganha nova cara e efeitos, estreia no Teatro Ipanema, no dia 4 de julho. Muita magia, música, dança, números de sapateado, humor, alegria e romance são os elementos que vão encantar as crianças, os papais e o público em geral. Essa linda homenagem vai tocar o coração de todos. No elenco, estão Anna Rita Cerqueira, Bernardo Mesquita, Vitor Thiré e grandes jovens atores. A peça ficará em cartaz sempre aos sábados e domingos, às 17h. A temporada será até o dia 30 de agosto, com ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). A classificação indicativa é livre.


Montar "Cinderela" era um sonho antigo de Luisa Thiré, que, 21 anos atrás, interpretou uma das filhas da terrível Madrasta. "Tenho vontade de montar esse texto há um tempão já. Sabe essas vontades que ficam rondando, rondando a cabeça da gente e parece que está esperando a hora certa? Foi assim", diz ela que, dessa vez, está do outro lado, na direção. Aliás, é a sua estreia dirigindo uma peça profissional divulgada na imprensa. Em tempo: ela dirige o filho mais velho, Vitor Thiré, que, em 1994, quando ela fez a primeira versão da peça, tinha apenas 1 aninho e assistia a todas as sessões. "É maravilhoso! Eu já conhecia muito a peça, mas de dentro do palco, da coxia. Agora, eu tenho que olhar de fora para orquestrar tudo. E ainda mais bacana é que eu estou dirigindo o meu filho! Tô bem ansiosa e muito animada! Mas, como não sou boba nem nada, eu me cerquei de gente talentosa e maravilhosa, como Teca Fichinski, Victor Maia, Felipe Lourenço e João Thiré (ficha técnica abaixo). ".

A estreia do espetáculo acontece cerca de um ano depois da morte de José Wilker e justamente no Teatro Ipanema, local onde o ator esteve em cartaz com grandes espetáculos e de muita importância para a sua carreira. Com certeza, uma bela homenagem. Luisa conta que Wilker autorizou a montagem do infantil em 2012. "O Wilker sempre foi incrível! Não teve negociação, teve generosidade (ele) e gratidão (eu). Passei um e-mail para ele no dia 10/12/2012 e ele respondeu no mesmo dia: 'Olá Luisa. Claro. Fique à vontade. Estarei lhe aplaudindo na estreia. Good vibes pra você!'", lembra ela, que completa: "E com certeza ele estará! Não é à toa que estrearemos no Teatro Ipanema, palco tão fundamental em toda trajetória dele". 

Luisa Thiré é uma atriz de brilhante trajetória no teatro e na TV. Entre os sucessos nos palcos: “Feliz por nada”; “Valsa nº6”, “A aurora da minha vida”, “Sonhos de uma noite de verão”; “A farsa”; e “Sonhos de um sedutor”. E na telinha: as novelas “Sangue bom” (2013), “Quatro por quatro” (1994) e “Direito de amar” (1987). 

Na pele de Cinderela e do Príncipe estão os belos e talentosos Anna Rita Cerqueira e Bernardo Mesquita, respectivamente, que já haviam trabalhado juntos em "Malhação". Os dois concordam que "Cinderela" é uma história de amor para todas as idades. 

"’Cinderela’ está sendo preparada com muito carinho, amor. E acho que essa é a verdadeira essência de 'Cinderela: o amor. Acho que as pessoas vão achar incrível, vão se encantar e entrar na magia. O amor é essencial na vida de uma pessoa ", opina Anna, aos 16 anos, que está adorando ser a Cinderela. "É uma responsabilidade muito grande viver uma personagem tão querida por milhares de pessoas. Toda menina já sonhou entrar numa carruagem, ir ao baile e conhecer seu príncipe encantado. O que mais me encanta nela é que ela é pura". Anna fez as novelas "Eterna Magia (2007)", "Escrito nas estrelas" (2010). "Vida da gente" (2011/2012) e "Malhação" (2010 e 20130; e o filme “Confissões de adolescente” (2014).  

Já Bernardo Mesquita, que é carinhosamente lembrado como o Príncipe da Xuxa, e que é príncipe de muitas adolescentes do Brasil em bailes de debutantes, dançando a valsa, encara o Príncipe de "Cinderela" como um desafio. "É sempre uma etapa nova na minha vida. Mais um desafio. Tô muito feliz de viver mais uma vez um príncipe, não na telona, mas nos palcos do Brasil. É uma história incrível, mágica, que não vai só encantar as crianças, mas os pais, os irmãos, os amigos... É uma história muito bonita, de amor. É sucesso, sem dúvida!", enfatiza ele, de 21 anos, e que atuou nas novelas "Duas caras" (2006) e "Malhação" (2010) e no filme “O mistério de Feiurinha” (2009) e trabalhou num quadro de aventuras no Programa da Xuxa.  

E quem também está nessa deliciosa aventura é o ator Vitor Thiré, filho de Luisa Thiré, como o Rato Pantaleão, um dos narradores da trama. “É um sonho! Poder fazer teatro e fazer para as crianças, contar essa história, sem dúvida, será uma inestimável realização pra mim. Eu assisti a essa peça com 1 ano de idade e lembro de poucas coisas, mas lembro”, comemora ele, que, recentemente, “estourou” como Sidney de “Malhação” (2013). 

Vitor adianta um pouco do que a plateia verá do seu Rato em cena: “Fazer o Pantaleão (rato) está sendo una experiência muito única e nova pra mim. Ele é o ‘cérebro’ do trio dos bichinhos-narradores. Acho que a graça dele vem da própria inteligência e das suas ‘piradas’ de vez em quando. O público, sem dúvida alguma, vai assistir a essa montagem com outros olhos. Pois a nossa maneira de contar a história ‘Cinderela’ vem com muito humor, muita música, dança, sapateado e sobretudo: recheada de pureza e encanto. Os olhos (não só dos pequenos) vão brilhar”, afirma ele, de 21, que fez o longa-metragem adolescente 'Desenrola” (2011); o espetáculo 'Um Estranho no Ninho', que acaba de sair de cartaz; e é um dos fundadores do espetáculo de improviso "Deu Branco".

O elenco conta com os jovens talentos de Brasília Éryca Gonçalves, Gabriel Borges, Lairce Dias, Lucas Liér e Nathy Torres, que compõem a República Amor de Chocolate. Todos foram alunos de Luisa em uma oficina de Prática de Montagem de Teatro e foi a partir desse encontro que nasceu a ideia de montar “Cinderela”. “Sem eles, esta peça não estaria acontecendo. Quando eles chegaram, cheios de vontade de trabalhar, eu disse: ‘Acho que tenho uma peça pra vocês produzirem’. Foi quando vi que essa era a hora certa de a peça acontecer”, declara Luisa. 

Os atores Camila Matoso, Rodolfo Abritta, Marcelo Duque – este último é figurinha famosa em sua terra-natal, Minas Gerais, pelos diversos espetáculos de teatro de sucesso que apresentou na cidade -, André Lamoglia (stand-in Príncipe) e Isis Pessino (stand-in Cinderela e assistente de direção) completam o grupo.

Serviço:
“Cinderela”, de José Wilker. 
Estreia 4 de julho (sábado). 
Direção: Luisa Thiré.
Elenco: Anna Rita Cerqueira, Bernardo Mesquita, Camila Matoso, Éryca Gonçalves, Gabriel Borges, Lairce Dias, Lucas Liér, Marcelo Duque, Nathy Torres, Rodolfo Abritta e Vitor Thiré, André Lamoglia e Isis Pessino.
Sinopse: Cinderela é uma adaptação para o teatro que, de forma inovadora, aborda temas que envolvem a vida e a infância. Quando um rato, uma gata e um cachorro encontram um livro no lixo, magicamente recebem de uma fada madrinha o dom de ler. A leitura possibilita aos três personagens não apenas viajar na imaginação, mas vivenciar tudo o que está sendo lido e, por meio desta brilhante capacidade, eles entram na história da menina borralheira, que sofre a opressão da madrasta até encontrar o amor de um príncipe (70 minutos).
Teatro Ipanema - Rua Prudente de Morais 824, Ipanema - 2267-3750 (222 lugares).

Sábado e domingo, às 17h.

Classificação: Livre

Temporada: Até 30 de agosto.

FICHA TÉCNICA
Autoria: José Wilker
Direção: Luisa Thiré
Direção Musical: João Thiré 
Direção de Movimento: Victor Maia
Figurino: Teca Fichinski
Cenário: Teca Fichinski 
Iluminação: Felipe Lourenço 
Assistente de Direção: Isis Pessino 
Assistente de Montagem: Deco Mansilha 
Assessoria de Imprensa: Valéria Souza 
Produção: República Amor de Chocolate
Realização: Luisa Thiré e República Amor de Chocolate

Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com
#agendaculturalrj


  Instagram