20 de ago. de 2015

Museu de Astronomia ensina visitantes a construir um Terrário Neste fim de semana, o público tem a oportunidade de observar o planeta Saturno, a Lua e aglomerados estelares através da luneta centenária, participar de oficinas e conhecer o Museu na visita orientada! A entrada no MAST é gratuita! No próximo fim de semana, dias 22 e 23 de agosto, quem vier ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), vai aprender a construir um terrário na oficina Faça você Mesmo. E ainda terá a oportunidade de observar o planeta Saturno, a Lua e aglomerados estelares através da luneta centenária, participar do Cozinhando com a Ciência e conhecer o Museu na visita orientada! Todas as atividades são gratuitas!

No sábado (22), às 16h, os visitantes vão colocar a “mão na massa” e preparar um doce tradicional que todos adoram: o famoso pudim de leite! No Cozinhando com a Ciência, eles conhecem os truques para fazer essa guloseima em apenas alguns minutos. E ficam sabendo mais sobre os ingredientes e as transformações químicas presentes nesta deliciosa receita.

Às 17h30, começa o Programa de Observação do Céu (POC) com a exibição de um vídeo sobre astronomia e a apresentação da palestra “O Céu do Mês”. Em seguida, todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial. A atividade é conduzida por um astrônomo ou um mediador capacitado. Nos dias chuvosos e nublados, não há observação do céu através de telescópios.

O tema do Faça Você Mesmo deste mês será a vida no planeta Terra e Luz. Quais as condições necessárias para a existência da vida? Quais as mínimas condições necessárias para que se haja vida em um ambiente fechado? Nesta atividade, o público tira suas dúvidas sobre o assunto e ainda aprende a construir o seu próprio ambiente fechado: um terrário. A atividade acontece no domingo (23), às 16h.

No sábado (22) e no domingo (23), às 15h e 17h, haverá visitas orientadas pelos 40 mil m² do campus do MAST. Durante a visita, um mediador revela a história dos grandes instrumentos instalados no MAST e ensina sobre o desenvolvimento da astronomia no Brasil. Em dias chuvosos, a atividade é substituída por uma visita mediada à exposição “As Estações do ano, a Terra em movimento”.


SERVIÇO

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3514-5200
www.mast.br
https://www.facebook.com/museuastronomia


Sábado, 22 de agosto

Visita orientada
15h | 17h

Cozinhando com a ciência
Receita: Pudim Ligeirinho
16h

Programa de Observação do Céu
17h30 às 20h

Domingo, 23 de agosto

Visita orientada
15h | 17h

Faça você mesmo
Tema: Terrário
16h.
Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
 Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram