28 de out. de 2015

CICLO O ATOR CRIADOR - 5ª edição “O ATO CRIADOR NA ARTE, NA CIÊNCIA E NA POLÍTICA com Boaventura de Sousa Santos DIA 3 de novembro as 19h. na Sede da Escola de Circo Crescer e Viver na Cidade Nova.

Sociólogo e poeta português, Boaventura vem ao Brasil para debater o “Ato criador na arte, na ciência e na política", com mediação da curadora Ana Lúcia Pardo, no dia 3 de novembro, às 18h, na Escola de Circo Crescer e Viver, na Praça Onze (RJ). O evento será aberto com o espetáculo-show "#ÓperaRAPGlobal", dos rappers do Instituto Trocando Ideia, de Porto Alegre, RS.


Para encerrar esses oito meses de debates, oficinas e intervenções artísticas no ciclo internacional Ato Criador, Boaventura de Sousa dos Santos, doutor em Sociologia pela Universidade de Yale e professor catedrático da Faculdade de Coimbra, se juntará ao “#ÓperaRAPGlobal, espetáculo musical que mescla a representação da cultura popular, através do RAP, com a cultura erudita, através da Ópera. Com concepção de Fabiana Menini e direção de Renan Leandro, o #ÓperaRAPGlobal tem como roteiristas o professor Boaventura e Renan Lélis, professor e MC do grupo de Rap Paulista “Inquérito”. O #ÓperaRAPGlobal provoca mundos distanciados e ousa no campo artístico, contribuindo para o processo de valorização dos atores locais e da cultura urbana por meio de elementos do Hip Hop.

Boaventura de Sousa dos Santos - doutor em Sociologia pela Universidade de Yale. Professor Catedrático da Faculdade de Coimbra diretor do Centro de Estudos Sociais e diretor do Centro de Documentação 25 de Abril da Faculdade de Coimbra da mesma universidade. Coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Participou das três edições do Fórum Social Mundial. Dedica-se ao estudo das Sociologias das Urgências contraponde-se à Sociologia das Ausências. Tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito. Democracia e direitos humanos. Dentre os inúmeros livros publicados se encontram: As Vozes do Mundo, A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política; Para uma Concepção Multicultural dos Direitos Humanos.

Ana Lúcia Pardo é gestora cultural, atriz, jornalista, produtora e curadora do Ciclo Ato Criador. Doutoranda e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ, foi Assessora da Funarte, da Fundação Biblioteca Nacional; Ouvidora e Chefe da Divisão de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Curadora e Coordenadora do Ciclo “Inter-Agir - Na Rua, Na Rede, Na Cena Contemporânea” (2012), de duas edições do Ciclo/Seminário "A Teatralidade do Humano” (2006/2007 e 2010), organizadora do livro de mesmo nome (Edições SESC SP); do “Ciclo Espaços de Reencantamento, Afetos e Utopias de um Novo Mundo” (2013/2014) e do Ciclo/Seminário Ato Criador (2015). Curadora e produtora de ciclos de debates na Rede Globo. Foi apresentadora e âncora de programa de TV, repórter de jornal e rádio; atuou em companhias teatrais como Cia Ensaio Aberto e F. Privilegiados. Professora de Artes Cênicas na Pós-Graduação em Produção Cultural da Universidade Cândido Mendes.

SERVIÇO:
CICLO O ATOR CRIADOR - 5ª edição
“O ATO CRIADOR NA ARTE, NA CIÊNCIA E NA POLÍTICA com Boaventura de Sousa Santos, mediação de Ana Lúcia Pardo. Abertura com o espetáculo-show “#ÓperaRAPGlobal”, dos rappers do Instituto Trocando Ideia, RS.
03 de novembro, terça-feira, 19h.
Sede da Escola de Circo Crescer e Viver – Rua Carmo Neto, 143, Cidade Nova (em frente ao metrô da Praça Onze) – Fone (21) 3972-1391
Entrada gratuita

Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. (21)99676-9323 (WhatsApp) 
agendaculturalrj@gmail.com 

 #AgendaCulturalRJ

  Instagram