19 de dez. de 2015

HOJE! ARTISTAS CARIOCAS EXPÕEM SUAS OBRAS EM BAZAR ABERTO AO PÚBLICO



Grupo carioca de artistas com ateliês em casarão de Botafogo organiza, neste sábado e domingo (19 e 20), bazar aberto ao público onde expõem e vendem suas criações

A economia do bazar já faz parte da vida do brasileiro há muito tempo. Desde as feiras de antiguidades, bastante centradas em móveis e em utensílios domésticos, passando pelas feiras de produtos artesanais, até agora, com a tendência contemporânea por bazares onde artistas expõem suas obras. É nesse sentido que um grupo de artistas cariocas que divide ateliês em um casarão na Rua da Passagem, em Botafogo, Zona Sul do Rio, decidiu organizar um bazar-exposição.

O grupo é composto por artistas visuais, poetas, músicos, botânicos, cozinheiros, cervejeiros – amigos que se reuniram para montar a primeira edição do Bazar da Passagem.

A ideia de bazar embute um sentido mais especifico ao termo “mercado”, acrescentando-lhe a noção de espaço onde se vendem produtos exclusivos, raros, artesanais ou de segunda mão – é um espaço onde é difícil avaliar os preços dos produtos. Por isso o bazar exige o jogo retórico da pechincha, explicam os organizadores.

O antropólogo estadunidense Clifford Geertz, que estudou a economia do bazar na cultura marroquina, escreveu que diferente da relação entre oferta e demanda que determina os preços, no bazar são a informação e o segredo que ganham importância crucial a ponto de determinar o resultado final dos intercâmbios que tratam, antes de tudo, de trocas simbólicas e não simplesmente das trocas de produtos por capital.

Estão expostos no casarão na Rua da Passagem, 142, objetos de design, de poesia, pinturas e gravuras. Além de plantas, roupas, joias, sapatos, comida e cervejas artesanais. A ideia, contam os artistas residentes no casarão, é oferecer ao público um mix de ateliê-aberto, galeria de arte e bazar.

Participantes:
Vendo – Objetos de Design
Dri Trivelato – Joias
Inutensílios Poéticos – Objetos Poéticos
Miss Manga – Roupas
Dani Fortes – Pinturas
MDC® – Camisetas e gravuras 
Lu Fortes – Gravuras, eco bags e fanzines
Nay Delfoente – Sapatos (a confirmar)
Maria Clara Lorio – Roupas reconstruídas  
Carol Cronemberg – Cosmética Natural
Loulou e Gui – Plantas em louças
Serpentine – Roupas vintage
Deliciar gastronomia – Comida natural
Carimbaria – Frases de cartas perdidas
Memória de bolso da Ju – Roupas e produtos artesanais
LasCasas – Cerveja artesanal
TVYellow e convidados – Música

Serviços:
Bazar da Passagem
Dias 19 e 20 (sábado e domingo) de dezembro
Rua da Passagem, 142 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Das 15h às 21h
Entrada gratuita

Facebook: https://www.facebook.com/events/1083253111694358/
Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. (21)99676-9323 (WhatsApp) 
agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram