8 de jan. de 2016

Exposição "Legados da Grécia" - A mostra reúne mais de 150 peças e promete levar o visitante a uma viagem pela Grécia de forma gratuita!

Exposição inédita "Legados da Grécia" chega ao Park Shopping Campo Grande

A mostra reúne mais de 150 peças e promete levar o visitante a uma viagem pela Grécia de forma gratuita

O Park Shopping Campo Grande recebe, a partir do dia 7 de janeiro, a mostra gratuita "Legados da Grécia", uma exposição que convida o visitante a uma verdadeira viagem no tempo. A mostra percorre quatro mil anos de história da cultura grega, considerada o berço da civilização ocidental.

Em cartaz até 14 de fevereiro, a exposição reúne mais de 150 artefatos e esculturas inspirados em objetos que hoje se encontram nos principais museus do mundo. A mostra foi desenvolvida com exclusividade pela Aloha Eventos em parceria com o Grupo Multiplan e deve percorrer outras cidades brasileiras nos próximos meses.

"A Grécia é o berço de toda a civilização ocidental. Quando pensamos nos gregos, logo nos lembramos dos filósofos. Mas sua importância vai além da Filosofia. Sua contribuição passa pela medicina, pelos esportes, pela ciência, entre outras áreas de nossa cultura. Por isso, desenvolvemos em parceria com a Aloha esta exposição para levar, mais uma vez, aos nossos clientes diversão aliada ao conhecimento de forma gratuita", explica o gerente de marketing da Multiplan, Rodrigo Peres. 

Paulo Bittencourt, superintendente do ParkShoppingCampoGrande, ressalta que o empreendimento do Grupo Multiplan busca sempre trazer para a região atrações culturais que envolvam lazer em família e conhecimento. "Apostamos na exposição internacional ‘Segredos do Egito’ e foi um sucesso. Além dos clientes do shopping, recebemos alunos de escolas de toda a região, interessados em saber um pouco mais sobre o tema", lembra. "Acreditamos que o sucesso será ainda maior com essa mostra sobre a Grécia, já que este é um assunto que sempre desperta curiosidade nas pessoas, independente da idade", completa.

O visitante vai encontrar os 10 principais legados que surgiram na Grécia e que ainda exercem sua influência no mundo moderno: Arquitetura, Artes Plásticas, Filosofia, Literatura, Medicina, Ciência, Política, Esporte, Teatro e Música. "É realmente uma viagem pela história. Tivemos o cuidado de selecionar os ícones mais representativos de cada período e, para isso, contamos com a consultoria de Silvia Morgensztern, estudiosa da mitologia há mais de 20 anos", conta Ana Brites, curadora da exposição.

No ParkShoppingCampoGrande, as peças estarão distribuídas nos pisos L1 e L2. Uma delas é uma maquete do Partenon, o mais célebre dos templos gregos, com 1,80m de comprimento e reproduzida nas cores originais do monumento. Já alguns dos principais personagens da história e mitologia grega, como Vênus de Milo, Hércules e Prometeu, estão presentes em réplicas de estátuas de tamanho natural, tal como podem ser apreciados nos principais museus do mundo. Os doze deuses do Olimpo também podem ser vistos pelos corredores do shopping, assim como uma réplica do famoso "presente grego", o Cavalo de Troia, com 5 metros de altura.

Entre os demais destaques estão o labirinto do Minotauro, o Oráculo de Delfos e um espaço especialmente destinado a contar a origem dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. 

Um dos pontos altos de "Legados da Grécia" é a interatividade. No Oráculo de Delfos, por exemplo, a pitonisa, como eram chamadas as sacerdotisas de Apolo, fornece mensagens de otimismo aos visitantes, através de um aplicativo especialmente desenvolvido para a exposição. Vídeos com diferentes conteúdos para quem pretende se aprofundar um pouco mais no assunto também são exibidos no espaço, além de diversos documentários do History Channel. Há ainda um espaço sensorial, pensado para que pessoas com deficiência visual possam tocar nas diferentes texturas de frisos e frontões do Partenon, com informações em Braile. "O visitante vai descobrindo os ambientes e, em cada um deles, conhece um pouco mais sobre a Grécia e sobre a civilização ocidental", pontua a curadora.

Serviço
Exposição "Legados da Grécia"
Período: 08/01 a 14/02
Horário: visitação no horário de funcionamento do Shopping, de segunda a sábado das 11h às 23h e aos domingos das 13h às 21h.
Endereço: Estrada do Monteiro, 1.200 - Campo Grande/RJ
GRATUITO 

Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. (21)99676-9323 (WhatsApp) 
agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram