18 de fev. de 2016

Concorrendo ao Prêmio Shell por melhor texto, “Brimas”, de Beth Zalcman e Simone Kalil, reestreia no Teatro Fashion Mall dia 4 de março Montagem traz o encontro de duas senhoras imigrantes vindas do Egito e do Líbano para o Brasil, no inicio do século XX.

Foto: Guga Melgar


Em curta temporada, a comédia Brimas, de Beth Zalcman e Simone Kalil, reestreia no Teatro Fashion Mall dia 4 de março, 21h30 em São Conrado. Sob direção de Luiz Antônio Rocha, a peça fica em cartaz até dia 10 de abril com sessões às sextas e sábados, 21h30 e aos domingos às 20h.

A peça teatral Brimas vivida pelas atrizes e autoras Beth Zalcman e Simone Kalil, estreou em novembro de 2015, recebendo indicação ao Prêmio Shell na categoria Melhor Texto. Reestreando em janeiro de 2016, recebeu a crítica de Rodrigo Monteiro (Crítica Teatral) “Brimas dá a 2016 um ótimo início de temporada teatral carioca.” Ele acertou na previsão. A aceitação e identidade com a plateia foi imediata, obtendo sucesso de público com sessões esgotadas. 

Com afeto, humor, risos, emoção e cumplicidade entre as atrizes e suas personagens, Brimas traz um tema atual: imigração. Através das histórias reais de suas avós, Beth e Simone trazem ao palco Ester e Marion. Ambas saíram jovens de seus países de origem, Egito e Líbano, respectivamente, foram acolhidas no Brasil no início do século passado e com “Fome de tolerância” conforme Macksen Luiz intitula sua crítica no jornal O Globo, entrelaçam suas vidas e histórias recheadas de afeto, amizade e respeito.

“Unidas pelas dificuldades de sobrevivência e pelas diferenças religiosas, Ester judia e Marion cristã maronita, transformam a cozinha num território de paz... A comida, como expressão de afeto, une o que foi separado pela fome das guerras de desunião e preconceito... as atrizes autoras capturam essas vozes do passado para sancionar o presente e evocar as dificuldades da travessia para celebrar a chegada... os tabuleiros adereços de Toninho Lôbo são delicados ícones de religião que presos à parede fazem referência à unidade ecumênica (...) Simone Kalil, com figurino severo, dá tratamento carinhoso a libanesa. Beth Zalcman, com figurino colorido, veste a egípcia com humor solar”. Macksen Luiz - jornal O Globo.

Segundo o crítico Lionel Fischer, a obra e a direção estão “impregnadas de humor e humanidade, mesclando fantasia e realidade, Brimas recebeu uma excelente versão cênica da direção”.

Rafael Teixeira, da Revista Veja, traduz o texto como “um bem costurado mosaico de memórias que revela tradições e comportamentos da cultura de cada uma das personagens, embasando uma história de amizade acima das diferenças”. Outro crítico a apontar a qualidade da peça teatral foi Wagner Correa (Escrituras Cênicas): A sinceridade no tom confessional no texto instala surpresa e encantamento... capazes de risos, muitos risos, mas também de lágrimas....num jogo teatral vivo e fluente das atrizes”.

Sinopse – Duas senhoras imigrantes, Ester e Marion, revivem, com muito humor, suas histórias, enquanto cozinham quibes para um velório. O riso, a saudade da família e as memórias do passado se misturam nessa história cheia de emoção e sabedoria.

"Muito feliz por ter embarcado nessa viagem, nesse projeto lindo e abençoado! Falamos dos imigrantes que deixam suas pátrias e cruzam o oceano em busca de uma nova pátria. Através do humor vamos falar dessas travessias.” Luiz Antônio Rocha

Para a autora e atriz Beth Zalcman, falar de sua avó é falar de identidade construída pelo afeto, pelo cheiro e sabores da comida, pelos gestos, pela voz, pelas histórias vividas e sentidas. Brimas é falar da possibilidade de encontros, de paz, independente de crenças, nesse momento contemporâneo de tanta intolerância.

“A força dessas matriarcas, nossas avós, representando tantos outros imigrantes, tantas outras avós, tantas outras mulheres. Essa peça fala do oriente médio e fala do Brasil. Na verdade, Brimas fala de tudo aquilo que diz respeito ao que há de mais humano em nós: o amor, a saudade, a família, a fé e a alegria.” Emociona-se Simone Kalil, atriz e autora.


FICHA TÉCNICA
Texto e atuação: Beth Zalcman e Simone Kalil
Direção: Luiz Antônio Rocha
Assistente de direção: Valéria Alencar
Cenário: Toninho Lôbo
Figurino: Claudia Goldbach
Iluminação Cênica: Aurélio De Simoni
Programação visual: Davi Palmeira
Preparação de elenco: Beth Zalcman
Programação visual: Davi Palmeira
Assessoria de imprensa: Minas de ideias
Elaboração de projeto: Jenny Mezzencio
Produção executiva: Sandro Rabello
Direção de produção: Beth Zalcman, Simone Kalil e Sandro Rabello
Realização: Mabruk Produções e Diga Sim Produções





SERVIÇO
Brimas
Reestreia: 4 de março de 2016.
Local: Teatro Fashion Mall – Sala 2
Endereço: Rua Estr. da Gávea, 899 - Telefone: (21) 2422 9800 – São Conrado
Temporada: De 4 de março até 10 de abril
Horários: Sextas e sábados, 21h30 – Domingos às 20h
Horário de Funcionamento da Bilheteria: Aberto de 3ª feira a sábado, até 21h30. Domingos, de 15h até 20h.
Gênero: Comédia
Duração: 70 minutos
Classificação: 10 anos
Preços: R$ 60,00 (Inteira) às sextas-feiras, R$ 70,00 aos sábados e domingos.
Capacidade: 200 Lugares

Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram