18 de ago. de 2016

OI FUTURO - ''Ocupação Sendo Criança'' amplia seu público nessa edição e realiza atividades para a primeira infância (0-3 anos).

OCUPAÇÃO SENDO CRIANÇA
ATÉ DIA 21/08/2016 - OI FUTURO FLAMENGO

O Oi Futuro apresenta, de 04 a 21 de agosto, a segunda edição de Ocupação Sendo Criança, no centro cultural no Flamengo, patrocinado pela Oi, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com apoio cultural do Oi Futuro. Com concepção, curadoria e direção geral de Valéria Martins, o projeto oferece programação infantil de qualidade durante as férias escolares. Originalmente dedicado para crianças de 04 a 10 anos, a Ocupação Sendo Criança amplia seu público nessa edição e realiza atividades para a primeira infância (0-3 anos).

O projeto teve um grande retorno em sua primeira edição, atingindo 10.640 pessoas, recorde de público no Oi Futuro no Flamengo, estimulando uma segunda edição.

A Ocupação Sendo Criança 2016 vai transformar o Oi Futuro Flamengo em uma galáxia cheia de estações, planetas e cápsulas do tempo para serem explorados pelos pequenos. Esse ano o tema principal abordará questões como: o que esperam do futuro, vida em outros planetas, meio ambiente e novos modos de sociedade.
As atividades da Ocupação contemplam visitas-descoberta, espetáculos teatrais e circenses, oficinas de dança, sonoridades e circo. O projeto este ano ampliará sua faixa etária oferecendo atividades para a primeira infância incluindo um espaço para bebês e uma oficina totalmente voltada para essa faixa. Todos os dias o espaço aéreo do Oi Futuro também será ocupado com apresentação de dois números de acrobacia.

“Chegar a uma segunda edição é um grande prazer e desafio, especialmente inseridos no momento atual onde as crianças estão cada vez mais sendo afetadas pelos fatos que a rodeiam. Por isso a escolha desse tema, trazendo em forma de brincadeiras uma discussão positiva sobre o futuro que queremos. Que chegue logo a ‘hora do recreio’!”, afirma Valéria Martins.

Como a Ocupação acontece durante as Olimpíadas, os pequenos serão acolhidos e poderão experimentar e aprender através das visitas e atividades educativas realizadas por educadores bilíngues. Além das visitas e atividades, um astronauta e um marciano circularão pelo centro cultural interagindo com as crianças. No térreo, as crianças e seus responsáveis serão convidados para atividades lúdicas, oficinas e experiências de interação dentro de um Foguete. A partir dele iniciarão o circuito espacial, indo a diferentes estações: Estação Mundo Novo, Estação Universo Paralelo, Túnel do Tempo e Planeta Bebê.



Na Estação Mundo Novo as crianças através de adereços, objetos e vestimentas se transportarão para outros mundos. Na Estação Universo Paralelo os pequenos encontram um ambiente sensorial com espelhos, luzes e texturas que provocam a ideia de outro planeta. Já no Túnel do Tempo, imagens de futuros imaginados, passados remotos e outros nem tanto assim… E o Planeta Bebê é um espaço dedicado especialmente para os exploradores mirins, desde bebês até a primeira infância.

Na grade de oficinas, Fábio Freitas e Shirley Britto apresentam a Oficina de comicidade, Flávia Costa traz a oficina Pequenos Inventores de Novas Danças, que mistura sonoridades com coreografias; a atriz e artista visual Kika Motta realiza a oficina Espaço Sensorial, destinada para crianças entre 1 e 3 anos; Lívia Diniz ministra a oficina Inventário de Imaginários pra Reinvenção de Cidades, onde os pequenos criarão uma rádio e uma novela com suas próprias histórias; Maria Angélica Gomes, do Teatro de Anônimo, participa com a oficina Circo em Família, onde as crianças e seus responsáveis mergulharão juntos no mundo circense.

O teatro também marca presença na Ocupação! O Circo Dux traz o espetáculo Mix Dux. A apresentação é composta por uma seleção dos melhores números do repertório do duo, criados e experimentados ao longo dos 10 anos de carreira. Em Esquecimento Global, o palhaço Dudu, um dos fundadores da Intrépida Trupe e dos Irmãos Brothers, aborda de forma divertida temas adultos como sustentabilidade e meio ambiente.

Já o programa de visitas e atividades educativas, conta com a assessoria pedagógica da educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor.

A ambientação cenográfica assinada por Mina Quental em parceria com Valéria Martins segue a proposta lúdica e de interatividade do projeto, dialogando com a arquitetura e programação do Instituto. O objetivo é levar as crianças a se relacionarem com o espaço físico, se apropriando de todo o Centro Cultural.


“É com grande entusiasmo que o Oi Futuro recebe pela segunda vez a Ocupação Sendo Criança, pois o projeto amplia a participação do público infantil no Centro Cultural para além dos espetáculos. Dessa forma, o Oi Futuro reforça seu posicionamento de democratização da cultura, facilitando o contato das crianças com o meio cultural e formando desde cedo novas plateias, uma das diretrizes do instituto de responsabilidade social da Oi”, afirma Roberto Guimarães, gestor cultural do Oi Futuro.

Sobre a idealizadora da Ocupação Sendo Criança Valéria Martins
Valéria Martins atua há 32 anos na área da cultura com consolidada carreira em linguagem de movimento e projetos multidisciplinares. Fez parte da direção da Intrépida Trupe e há 7 anos desenvolve uma pesquisa cênica unindo acrobatas, bailarinos e atores a obras de arte. Os resultados circularam por locais significativos da cidade do Rio de Janeiro, assim como do Brasil; Projeto Coleções, Coleções em campo e Zona de Lançamento em suas temporadas foram vistos por mais de 20 mil pessoas de diferentes condições sociais, faixas etárias e interesses de vida.

SERVIÇO
Ocupação Sendo Criança
De 04 a 21 de agosto
Local: Oi Futuro Flamengo
Preço ingresso espetáculos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)*

Oficinas e visitação: GRÁTIS
*Os espetáculos Mix Dux e Esquecimento Global serão as únicas atividades pagas, mas podem ter seu ingresso trocado por livros infantis, que serão doados para a Instituição NAPEC, do Instituto Fernandes Figueira.

Endereço: R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 22220-040
Telefone: (21) 3131-3060

Como participar das oficinas
- Os interessados devem enviar um e-mail para: ocupacaosendocrianca@gmail.com informando qual oficina e a idade da criança que irá participar.
As inscrições serão confirmadas por e-mail.
Vagas limitadas.

Maiores informações


Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, filmes,  festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
Solicite um orçamento!
Contato:
Gabriele Nery
agendaculturalrj@gmail.com
#agendaculturalrj


Instagram