23 de out. de 2016

Monumento a Estácio de Sá recebe programação gratuita com foco na cultura indígena e afro-brasileira

 Exposições, debates, contação de história, mostra de cinema e outras atividades integram o 3º Fórum de Extensão Social da Estácio


A Estácio preparou uma programação intensa e ampla para expor no Monumento a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo, durante os meses de outubro e novembro. Como parte do 3º Fórum de Extensão Social da Estácio – projetos inovadores que transformam pessoas e valorizam a sociedade, o subsolo do Monumento receberá quatro exposições e diversas atividades gratuitas, para todas as idades, idealizadas e coordenada por professores e alunos da instituição de ensino.

 “A programação do Monumento marca a criação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), e esta temática permeia diversas atividades previstas”, explica Rodrigo Rainha, professor de História da Estácio. “O Núcleo reúne professores pesquisadores da Estácio e de outras Universidades, e tem entre seus objetivos valorizar as identidades, tradições e manifestações culturais desses grupos”, completa o professor.

A exposição sobre a cultura indígena, “O Rio continua Índio” (07/10 a 30/10), organizada pela Associação Indígena Aldeia Maracanã (AIAM), faz uma retrospectiva histórica da presença dos indígenas no estado do Rio de Janeiro, desde antes da chegada dos colonizadores europeus até o surgimento da Aldeia Maracanã.

A Semana da Arquitetura também realiza atividades no Monumento (25/10): a Revista Modenatura, com reportagens e artigos de professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio do Rio de Janeiro, será lançada durante a abertura da exposição do professor, designer e artista plástico Marcelo Gemmal, com pinturas feitas nos últimos oito anos, a partir de uma pesquisa pelo Centro do Rio de Janeiro.

O Monumento - A Estácio assumiu a curadoria do Monumento a Estácio de Sá em 2010, em parceria com a Prefeitura do Rio/ RioTur. A instituição de ensino acredita que a cultura tem papel fundamental no processo de desenvolvimento humano e social do indivíduo. O apoio ao Monumento é uma iniciativa do programa de responsabilidade social corporativa da Estácio – Educar para Transformar.

Serviço:

Exposições e atividades do Monumento a Estácio de Sá
3º Fórum de Extensão Social – projetos inovadores que transformam pessoas e valorizam a sociedade

Data: 1º de outubro a 27 de novembro
Endereço: Av. Infante Dom Henrique s/nº, subsolo, Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ

Programação completa:

Exposições: Terça à domingo, das 9h às 17h
- 07/10 – 30/10 – Exposição sobre Cultura Indígena
- 04/11 – 27/11 – Exposição sobre Cultura Afrobrasileira

Oficinas e Atividades 
- 25/10 - 14h - Lançamento da revista Modenatura e da exposição do Professor Gemmal no Monumento a Estácio de Sá.
- 29/10 – 10h e 13h - Oficina: A cultura ameríndia sob uma perspectiva antropológica: a farinha

- 30/10 – 10h / 11h / 14h / 15h Apresentação dos trabalhos sobre a cultura e economia indígena dos alunos do curso de Geografia

Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, filmes,  festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
Solicite um orçamento!
Contato:
Gabriele Nery
agendaculturalrj@gmail.com
#agendaculturalrj

Instagram