16 de mar. de 2017

Mostra de Teatro Tiradentes em Cena terá a tolerância como tema de sua quinta edição Evento acontece de 17 a 29 de maio, na cidade mineira de Tiradentes. Edital será aberto dia 7 de março (terça-feira)


Mostra de Teatro Tiradentes em Cena terá a tolerância como tema de sua quinta edição

Evento acontece de 17 a 29 de maio, na cidade mineira de Tiradentes. Edital será aberto dia 7 de março (terça-feira) 

A escolha de um tema, ou de um norte, ou seja lá como queiram chamar o conceito que dará forma a um evento é sempre muito difícil. É necessário ser criativo e antenado com as atualidades. Mas também precisa ser profundo e questionador. Então você lembra que não se trata apenas de um evento. Se trata de uma mostra de teatro. A diferença? Nenhuma, a não ser pelo fato de que lidará com aqueles que torcem o nariz para um certo gênero, para outros que defendem uma linha mais contemporânea. Ou ainda os que sequer irão te considerar teatro. Sendo assim, concluímos que para definir um conceito teríamos que conviver com a diferença.



“A Tolerância é uma virtude necessária para o exercício das coisas pequenas do cotidiano” (André Comte-Sponville).


Bom, já tínhamos o nosso norte. A DIVERSIDADE. Qual a ferramenta mais sábia para atingirmos o nirvana da convivência com a diversidade de maneira harmônica? A TOLERÂNCIA. Sem sombra de dúvidas, ela é a grande redescoberta do século 21, como afirmou Amos Oz. Engana-se quem confunde tolerância com passividade. Foi assim que chegamos à palavra tema da quinta edição do Tiradentes em Cena: TOLERARE. Mais do que significar “Levar” ou “suportar”, também significa “Combater”. 



- Estamos vivendo num mundo cada vez mais cheio de opiniões e elas precisam ser respeitadas, por mais diferentes que sejam. Acho válido usar uma ferramenta como um festival de teatro para discutir questões essenciais para a sociedade. Certamente este tema nos trará um amplo repertório de peças e apresentações inusitadas – adianta Aline Garcia, idealizadora do Tiradentes em Cena. 

Saiba mais 


Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - Produção e Promoções de Eventos Culturais agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram