16 de mar. de 2017

MOSTRA NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO DESTACA O PAPEL DA MULHER NO CINEMA INDIANO A programação inclui a exibição de 12 filmes, além de debates e apresentações de dança e música tradicionais


MOSTRA NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO DESTACA O PAPEL DA MULHER NO CINEMA INDIANO

A programação inclui a exibição de 12 filmes, além de debates e apresentações de dança e música tradicionais


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 21 de março a 2 de abril, a mostra Devi: Mulher em Cena, que faz um recorte na mais extensa cinematografia mundial – a indiana – focando a mulher como a grande protagonista. Serão exibidos 12 filmes que tratam do papel da mulher na Índia, revelando as diferentes facetas dentro de uma sociedade complexa e diversa, que caminha entre tradições milenares e estilo de vida moderno e global. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal.

A curadora Carina Bini priorizou obras dirigidas por mulheres e que foram realizadas nas últimas três décadas, alcançando produções de diversas regiões do país e privilegiando o cinema autoral.



Retratando uma tradição milenar de culto ao feminino, mas que atualmente vem enfrentando contradições ao expor ações de misoginia, os filmes da mostra apresentam uma provocante reflexão sobre qual a condição da mulher no século XXI. Entre os destaques da programação, estão o recente filme de Bollywood, Pink (2016), de Aniruddha Roy Chouwdhury; Uma mulher e dois homens (2008), de Adoor Gopalakrishnan, um dos mestres do cinema indiano autoral; e Gulabi Gang (2012), de Nishtha Jain, que retrata a luta de um grupo ativista que combate a violência contra a mulher na Índia.

“Selecionei filmes com temas que passeiam por questões pertinentes ao universo feminino e seus desafios atuais. A Índia é um país que apresenta uma estrutura social complexa, que tenta alinhar padrões tradicionais e modernos, tornando-se uma nação curiosa e que tem sido fonte de estudos e reflexões”, comenta a curadora Carina Bini. “O cinema é um forte elemento que compõe esse espectro social e cultural.

Os indianos consomem seu próprio cinema, que traz suas histórias, desejos e aflições para as telas das milhares de salas do país, e as produções acabam construindo um imaginário de forte influência para a sociedade”, complementa.

Saiba mais

Serviço:

Mostra Devi: Mulher em Cena

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 e Foyer

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Data: de 21 de março a 2 de abril de 2017

Horários: Consultar programação

Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.

Lotação: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)

Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h

Classificação Indicativa: Consultar programação

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal


Confira a programação Completa


Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - Produção e Promoções de Eventos Culturais agendaculturalrj@gmail.com

#agendaculturalrj

  Instagram