11 de abr. de 2017

ESPETÁCULO LABIRINTO EM CARTAZ NO CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL


ESPETÁCULO LABIRINTO EM CARTAZ
NO CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL

Elaborada a partir de uma ideia da atriz Paula Calaes, a peça tem dramaturgia de Alexandre Costa e Patrick Pessoa e direção de Daniela Amorim

Em cena, além de Paula, estão os atores Otto Jr. e Rodrigo dos Santos

Os antigos mitos gregos oferecem várias versões do célebre embate entre Teseu e o Minotauro, consolidando um enredo que desde a sua origem vem sendo sucessivamente transmitido e reinventado e, mais recentemente, inspirou obras de autores como Nietzsche, André Gide, Gilles Deleuze, Julio Cortázar, Jorge Luis Borges e Sarah Kane. Com dramaturgia inédita de Alexandre Costa e Patrick Pessoa, o espetáculo Labirinto subverte inteiramente o enredo original do mito, dando voz aos personagens anônimos dessa história. Com direção de Daniela Amorim e codireção de Patrick Pessoa, a peça reestreia no dia 7 de abril, no Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia, no Rio de Janeiro. O texto da peça será lançado pela Editora Giostri, durante a temporada, que será de sexta a domingo, às 19h, até 14 de maio.

Em 2013, a atriz Paula Calaes e o dramaturgo Pedro Kosovski deram início à ideia de realizar no teatro uma leitura contemporânea do mito do Labirinto. “Meu interesse pelo universo grego antigo vem de longe, do entusiasmo que os textos de Nietzsche e de tantos outros que foram inspirados por ele me despertam”, conta a atriz. Um primeiro esboço do projeto foi apresentado à diretora Daniela Amorim, que também se interessou pela ideia e convidou para integrar o grupo os filósofos Patrick Pessoa e Alexandre Costa, que assumiram a dramaturgia, e o ator Otto Jr.  Labirinto estreou no Rio de Janeiro em 2015 no Oi Futuro Flamengo, onde esteve em cartaz até janeiro de 2016. Nesta temporada, o ator e pesquisador Rodrigo dos Santos, que também tem formação em filosofia, divide a cena com Paula e Otto.

Dotado de corpo humano e cabeça de touro, o Minotauro é fruto indireto da desobediência de Minos, rei de Creta, perante o deus do mar, Poseidon: tendo-o favorecido na sua ascensão ao trono, o deus não vê Minos cumprir a retribuição exigida, o que desperta a sua ira. Com o auxílio de Afrodite, deusa do amor, Poseidon faz com que Pasífae, esposa de Minos, se apaixone irremediavelmente por um touro, com quem ela concebe o Minotauro. Filho da traição, a criatura torna pública a vergonha de Minos, que ordena, sob comando de Dédalo, a criação de um inextrincável labirinto para abrigá-la. A vitória obtida na guerra contra Atenas dá a Minos a oportunidade de sustentar o Minotauro: derrotados, os atenienses deveriam enviar anualmente 14 jovens como alimento para o monstro, símbolo da dominação política. Em uma dessas oportunidades, Teseu, filho do rei de Atenas, decide fazer parte da expedição com a intenção de matar o Minotauro e libertar sua cidade do jugo de Creta.

O espetáculo entrecruza as vozes jamais ouvidas dos 13 jovens que acompanharam Teseu ao labirinto de Creta com a do próprio herói (Teseu), de seu pai (Egeu), de sua namorada (Ariadne) e de seu algoz (o Minotauro).  “A peça brota da necessidade de dar voz àqueles que nunca tiveram. Ela problematiza a ideia de heroísmo e joga luz sobre a importância dos coletivos na construção da história”, destaca Patrick. “A questão da legitimidade das dívidas públicas (o caso grego não poderia ser mais atual) e da irracionalidade de juros que sacrificam toda uma juventude se articula, em nosso texto, com uma reflexão sobre as múltiplas possíveis reações humanas diante de uma situação da qual aparentemente não há saída”, complementa Alexandre Costa.

A peça não tem a intenção de transpor integralmente para o palco o enredo do mito original, mas sim a de construir um ensaio teatral sobre a atualidade de suas questões. Assumindo o labirinto como uma grande metáfora da vida, a concepção da peça articula o viés político do mito com o existencial e apresenta diversos comportamentos possíveis – medo, dor, erotismo, lucidez – diante de uma situação extrema como aquela vivida por esses anônimos. O que pensamos, o que sentimos, como agimos quando convictos da iminência da morte?

O figurino do espetáculo é assinado por Paula Ströher. Para a ambientação cênica, Daniela Amorim convidou a artista Brígida Baltar, parceira criativa há muitos anos e responsável pela cenografia dos últimos espetáculos da diretora.  Com iluminação de Renato Machado, o espaço cênico é indeterminado e claustrofóbico, servindo como suporte para os labirintos criados pela cena: “A palavra, a luz e a música formam uma teia de leituras e vozes, onde cada espectador precisará encontrar seus próprios caminhos”, explica Daniela. Rômulo Fróes, que assina a direção musical junto com Cadu Tenório, compôs canções inéditas para a montagem.
LABIRINTO

FICHA TÉCNICA

Direção - Daniela Amorim
Codireção - Patrick Pessoa
Elenco - Otto Jr., Paula Calaes e Rodrigo dos Santos
Texto - Alexandre Costa e Patrick Pessoa
Colaboração Dramatúrgica - Pedro Kosovski
Ideia Original - Paula Calaes
Orientação Teórica - Alexandre Costa
Direção de Produção - Rossine A. Freitas
Iluminação - Renato Machado
Ambientação Cênica - Brígida Baltar
Figurino - Paula Ströher
Trilha Sonora e Direção Musical - Cadu Tenório e Romulo Fróes
Canção de ninar e acordar minotauro (Romulo Fróes / Alexande Costa)
Preparação Corporal - Toni Rodrigues e Carol Franco
Visagismo - Rafael Fernandez
Programação Visual - Felipe Braga
Fotografia - Andrea Nestrea
Assessoria de Imprensa - Bianca Senna e Paula Catunda
Redes Sociais - Marcelle Morgan
Produção Executiva - Flavia Candida

SERVIÇO
Espetáculo: Labirinto
Temporada: 7 de abril a 14 de maio de 2017
(não haverá espetáculo dia 14 de abril)
Local: Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro)
Informações: (21) 3261-2550
Dias e horários: Sexta a domingo, às 19h.
Capacidade: 141 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16anos
Ingressos: R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira)
Patrocínio: Oi, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e
Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro
Apoio Institucional: Centro Cultural Justiça Federal
Realização: Allure Filmes e Oi Futuro

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - Produção e Promoções de Eventos Culturais agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram