19 de mai. de 2017

FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO NO TEATRO - Entre fanatismo e hipocrisia, Batistério revisita a parábola bíblica do filho pródigo na atualidade. Peça volta aos palcos na Sede das Cias, em cartaz até 31 de maio.


FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO NO TEATRO

Entre fanatismo e hipocrisia, Batistério revisita a parábola bíblica do filho pródigo na atualidade.

Peça volta aos palcos na Sede das Cias, de 2 a 31 de maio.

BATISTÉRIO
2 a 31 de maio de 2017 (terças e quartas)

20h
Sede das Cias
Direção e Texto: João Cícero
Elenco: Ana Paula Novellino, 
Evandro Manchini, 
Laura Nielsen e Ricardo Ricco Lima




Após a estreia de sucesso em fevereiro deste ano, no Teatro do Centro Municipal Sérgio Porto, e uma temporada de casa cheia no Teatro Ziembinski, “Batistério” volta ao palco, de 2 a 31 de maio, na Sede das Cias, na Lapa. O espetáculo é o trabalho mais recente do autor e diretor João Cícero, indicado aos Prêmios Cesgranrio e Questão de Crítica, em 2015, pela dramaturgia da peça "Sexo Neutro". O drama “Batistério” parte do clássico texto Rosmersholm, de Henrik Ibsen (contextualizado no protestantismo norueguês do século XIX), com um tema oportuno nos dias atuais: o fundamentalismo religioso em um mundo cada vez mais diverso. A peça fica em cartaz às terças e quartas-feiras, às 20h.



Partindo de um drama familiar, Batistério revisita a parábola bíblica do filho pródigo na contemporaneidade. O espetáculo conta o reencontro de Davi com seu pai, o Pastor Jacó, e sua mãe, em um sítio no interior do Brasil, onde os mesmos vivem com uma jovem agregada da família. A peça tematiza a consanguinidade (filiação e nascimento) no mundo atual, aprofundando o debate acerca dos costumes e da moral em nossa sociedade.



Em cena estão as revelações e os conflitos afetivos de uma família de religiosos, passando por temas como aborto, suicídio, adultério e fundamentalismo religioso. “Por meio de uma fábula contemporânea, procuro também denunciar uma prática tão intolerável como recorrente: a violência velada contra a mulher”, conta Cícero. O elenco reúne Ana Paula Novellino, Evandro Manchini, Laura Nielsen e Ricardo Ricco Lima.



SAIBA MAIS

SINOPSE

A partir do reencontro de Davi com seus pais, são abordados temas como aborto, suicídio, adultério e religiosidade.

FICHA TÉCNICA
TEXTO E DIREÇÃO: João Cícero

ELENCO: Ana Paula Novellino (Rute), Evandro Manchini (Davi), Laura Nielsen (Hilda) e Ricardo Ricco Lima (Pastor Jacó).

ILUMINAÇÃO: Tomás Ribas

DIREÇÃO DE ARTE: Ticiana Passos

DIREÇÃO DE MOVIMENTO: Laura Samy

TRILHA SONORA ORIGINAL: Márcio Pizzi

FOTOGRAFIAS: Felipe O’Neill

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Roberto Jerônimo

IDEALIZAÇÃO: Evandro Manchini e João Cícero



SERVIÇO



Batistério
Data: 2 a 31 de maio de 2017(terças e quartas-feiras)
Hora: 20h
Local: Sede das Cias
Endereço: Rua Manoel Carneiro, 12 - Escadaria do Selarón – Lapa - Rio de Janeiro

Tel.: (21) 2137-1271
Ingressos: 20 reais (Inteira) 10 reais (meia)
Classificação etária: 16 anos
Duração: 50 min.

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - Produção e Promoções de Eventos Culturais agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram