25 de jun. de 2017

Dia 2/07 - O Cluster realiza edição especial na Casa França Brasil Plataforma marca seu quinto ano expandindo sua curadoria para apresentar performances artísticas e musicais. Gratuito

O Cluster realiza edição especial na Casa França Brasil

Plataforma marca seu quinto ano expandindo sua curadoria para apresentar performances artísticas e musicais


A plataforma criativa O Cluster realiza no domingo, dia 2 de julho, edição especial, na Casa França Brasil. Ratificando sempre a ideia d' O Cluster oferecer ao público todas as novidades da cena e do mercado carioca a partir de uma criteriosa curadoria realizada por Carolina Herszenhut, também idealizadora do evento, a edição de julho marca a expansão curatorial da plataforma que passa a chancelar, também, novas performances artísticas e musicais. A extensão da curadoria para outros campos artísticos marca o quinto ano da plataforma; com isso, O Cluster, que há quatro anos apresenta e chancela novos estilistas e designers, passa a oferecer à cidade a vanguarda na cena musical e artística além dos expositores de moda, artes, design e gastronomia presentes durante o evento.

Para dar ênfase na programação artística, O Cluster escolheu a Casa França Brasil, referência em arte contemporânea na cidade, para endossar a chancela artística do evento.



"Estamos começando nosso quinto ano com uma série de novidades e vamos para uma casa que sempre sonhamos, pois ela fica no coração da cidade e tem um significado importante na cultura do Rio. A Casa França Brasil sempre foi um lugar onde a vanguarda da cultura carioca esteve presente, e isso vem ao encontro com nosso momento atual. Até agora O Cluster atuou como importante plataforma de canalização e divulgação de novos nomes da moda e design, abrindo espaço para uma série de marcas que se estabeleceram e cresceram a partir do projeto. Como plataforma, começamos a perceber que era importante usarmos a nossa força em prol de outros segmentos artísticos a fim de fomentar, de fato, toda a cena criativa carioca. A partir dessa edição atuaremos em diversas as frentes e a nossa primeira edição do ano começa será inteira dedicada à performance, que tem sido importante segmento na construção de movimentos de inclusão e empoderamento tanto social quanto artístico", ressalta a idealizadora e curadora d’O Cluster, Carolina Herszenhut.

O Cluster e novas performances

O Cluster apresenta nessa edição várias performances que acontecerão ao longo do evento. A proposta dessas manifestações artísticas é de trazer à tona ao público temas como o empoderamento racial e de gênero por meio dos performers e artistas convidados na Casa França Brasil, que é um equipamento cultural de relevância artística e histórica na cidade.


Intitulada “A Performance dos Modelos”, a proposta do artista visual Pedro Meyer é a de produzir pinturas, desenhos, fotografias e instalação a partir da observação do trabalho de três performers, que realizarão performances distintas e que serão exibidas ao vivo e ao longo do evento. O performer Rafael Bqueer apresenta a performance da Drag queen Uhura Bqueer. Utilizando elementos da cultura paraense, da cultura pop, com referências do afro futurismo, do carnaval e da moda, o artista ressalta o corpo político com ações/rituais que trazem questionamentos sobre desconstrução de gênero e ressignificação da estética drag com referências das artes visuais.


Já a performer Lyz Parayzo, indicada ao Prêmio PIPA, utiliza o corpo como principal suporte de trabalho e como plataforma de pesquisa e vem desenvolvendo videoinstalações com conteúdo pós-pornográfico, joias bélicas; atualmente está pesquisando as performances de gênero e classe a partir da cor em seu “Salão Parayzo”, dispositivo itinerante no qual atua como manicura.



A artista visual Luana Aguiar tem sua pesquisa artística e acadêmica voltada ao vínculo entre arte e erotismo, sobretudo para arte ao vivo com um ou mais corpos.

SAIBA MAIS

Serviço: O Cluster na Casa França BrasilCasa França Brasil: Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-060
Data: 2/7/17, domingo
Horário: das 13h às 21h
Evento gratuito.
Classificação livre.


Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj


  Instagram