30 de ago. de 2017

A Descoberta da Criança ​Obra de Maria Montessori ganha nova edição e será lançada durante a Conferência Internacional Montessori no Rio de Janeiro. Publicação teve revisão técnica da professora Sonia Maria Braga, presidente da Organização Montessori do Brasil



A Descoberta da Criança

​Obra de Maria Montessori ganha nova edição e será lançada durante a Conferência Internacional Montessori no Rio de Janeiro. Publicação teve revisão técnica da professora Sonia Maria Braga, presidente da Organização Montessori do Brasil



O livro A Descoberta da Criança de Maria Montessori, acaba de ganhar uma nova edição em língua portuguesa, com supervisão técnica da psicopedagoga Sonia Maria Braga, presidente da Organização Montessori do Brasil. Revista, ampliada e ilustrada com fotos contemporâneas, a publicação será lançada durante a programação da Conferência Internacional Montessori. A Descoberta da Criança chega ao público com as chancelas da OMB e da Association Montessori Internationale e inaugura o selo Kírion, da Editora CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico, que será dedicado a publicações na área da educação.

Obra fundamental

A Descoberta da Criança traz o registro das experiências iniciais e o desenvolvimento do método Montessori. Originalmente lançado em 1909, o livro foi sendo reescrito e atualizado durante os 40 anos seguintes, até chegar à versão final. Aqui no Brasil, o livro foi lançado na década de 1960, sob o título Pedagogia Científica. A professora Sonia Maria Braga, que também dirige o Centro de Treinamento Montessori e a Meimei Escola Montessoriana, fundada por ela há quase 40 anos, destaca a importância da obra, que traz uma descrição detalhada da estrutura do Sistema Montessori e dos materiais desenvolvidos pela autora no início de sua experiência com o método de ensino na primeira Casa dei Bambini, em Roma, em 1907. “Essa obra traz a estrutura básica do trabalho de Maria Montessori, pois ela narra como iniciou e desenvolveu seu trabalho, além de fazer observações sobre a criança e as necessidades demonstradas”, frisa.

O lançamento da nova edição vem atender ao crescente interesse pela obra da médica-educadora italiana dra. Maria Montessori. Sonia Maria Braga ressalta ainda que a autora foi “uma verdadeira revolucionária da educação no alvorecer do século XX e que hoje, em pleno século XXI atende às necessidades das 'novas crianças'”.

No texto da Introdução à edição brasileira de 2017, a professora Sonia salienta ainda que a obra de Montessori deve ser lida, estudada e refletida, de forma a provocar nos leitores uma mudança de comportamento diante da arte de educar. “Anseio que cada um seja tocado pela grandiosidade do trabalho dessa ilustre mulher que esteve à frente de seu século, cidadã do mundo, e que nos alertou que, como educadores, somos responsáveis por ajudar a criança se tornar um homem completo”, afirma.

Lançamento

A nova edição de A Descoberta da Criança será lançada no dia 7 de setembro, na sessão de abertura da Conferência Internacional Montessori, no Rio de Janeiro. Promovido pela Organização Montessori do Brasil, o evento terá como tema central Montessori e a Paz: um Percurso de Vida e marca os 110 anos da criação do sistema Montessori e os 80 anos do lançamento da ideia de uma Educação para a Paz, pela Dra. Montessori.

A Conferência Internacional Montessori traz ao Brasil, pela primeira vez, o pediatra e neuropsicólogo Steve Hughes, integrante dos comitês de pesquisa da Association Montessori Internationale (AMI) e da American Montessori Society (MAS). O evento vai contar também com as participações do jornalista e escritor André Trigueiro e da jornalista Lia Diskin, co-fundadora da Associação Palas Athena, em São Paulo, além da professora Anna Perry, especialista em Montessori pela American Montessori Society e diretora do Seton Montessori Institute and Schools, em Chicago (EUA).

“Sentimos necessidade de trazer nomes internacionalmente reconhecidos para dar oportunidade aos profissionais que não têm chance de viajar de ouvir sobre Montessori com outros enfoques. Minha maior expectativa é de que todos os participantes saiam ‘alimentados’ e reforçados pelas boas ideias que a programação vai oferecer. E que tenham a convicção de que Montessori é uma proposta que veio para atender as necessidades de uma educação adequada ao século XXI, embora desenhada em 1907”, destaca Sonia Maria Braga.

A OMB


Criada em setembro de 1996, a Organização Montessori do Brasil – OMB – nasceu com o objetivo principal de difundir o método montessoriano por meio da promoção de cursos e encontros e da tradução e publicação de obras de Maria Montessori. Hoje, a OMB conta com mais de 50 escolas associadas, em todas as regiões do país.

Para outras informações, acesse www.omb.org.br

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj