14 de ago. de 2017

Teatro Ipanema - AMORA PÊRA Lançamento do disco Adupé - Nós agradecemos em Iorubá


MUSICA

AMORA PÊRA
Lançamento do disco Adupé - Nós agradecemos em Iorubá


Se normalmente espera-se que um primeiro disco solo de uma cantora coloque-a como personagem única do trabalho, esse não é o caso de Adúpé – Nós agradecemos em Iorubá, da cantora carioca Amora Pêra. Ainda que se trate efetivamente de seu primeiro disco e de Amora protagonizá-lo, concebê-lo e assiná-lo como um trabalho seu, Adúpé é necessariamente também um disco coletivo – em sua prática e espírito – feito por e para corpos diversos. Para chegar ao coração de quem ouve, o canto e as palavras de Amora passam por cada parte do seu corpo, desse corpo coletivo, por outros corpos, tempos e lugares, para então afetar o interlocutor. Pois sim, em Adúpé a audição parece ter de acontecer como um diálogo.
Adúpé não é, portanto, um disco de candomblé, mas sim um disco criado a partir do espírito evocativo da filosofia africana, tanto pelos tambores quanto pela sugestão de uma ancestralidade fundamental que perpassa o texto que o disco canta.
Esses “mortos que falam” também pertencem à multidão que forma Adúpé – partindo inclusive de sua ancestralidade pessoal. Filha de Gonzaguinha e neta de Luiz Gonzaga, Amora sublinha o sentido coletivo que a canção popular no Brasil necessariamente possui – que se significa na experiência de ver de perto um país inteiro cantando junto e forjando sua própria identidade através das canções desses dois grandes artistas – pela presença, em sua vida e influência, de seu pai e avô. A canção popular é coletiva por natureza, e tal sentido se apresenta no disco também pela própria forma das músicas que, atravessadas ou não por ruídos, batuques e experimentos de arranjo, permanecem populares em sua essência, defendendo melodias e letras para serem cantadas.


Sexta-feira, 18 de agosto
20h30
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (Lista amiga Meia)
Classificação: Livre
Projeto Musical Curto Circuito
Teatro Ipanema


Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram