29 de set. de 2017

“Consertam-se Imóveis” De Keli Freitas e direção de Cynthia Reis. A montagem destacou-se entre os melhores espetáculos de 2015, retorna ao palco do Espaço Furnas Cultural , dias 30/09 e 1/10 com entrada franca

Consertam-se Imóveis”

De Keli Freitas e direção de Cynthia Reis.

A montagem destacou-se entre os melhores espetáculos de 2015, retorna ao palco do Espaço Furnas Cultural para curtíssima temporada com apresentações gratuitas nos dias 23, 24, 30/09 e 01/10.

Após estrear no Espaço Sesc – Sala Multiuso, em abril de 2015, numa bem-sucedida temporada, o espetáculo “Consertam-se Imóveis” chamou a atenção da crítica entrando para a lista dos melhores espetáculos apresentados no 1º semestre do ano. Com ingressos esgotados em todas as sessões, recebeu atenção dos principais veículos de comunicação carioca e críticas positivas em todos os aspectos da montagem. Em seguida fez temporadas no Teatro Glauce Rocha, Sede das Cias e Teatro Poeirinha, além de circulação por unidades do Sesc Rio de Janeiro.

A peça é fruto do reencontro artístico de Cynthia Reis, Eduardo Cravo, Jarbas Albuquerque, Raquel Alvarenga e Suzana Nascimento e do desejo de continuidade do trabalho iniciado com a primeira peça que os reuniu, “O que você gostaria que ficasse” criada no Brecha Coletivo, sob a concepção e direção de Miguel Thiré, em 2012.

O grupo propõe uma circularidade de funções, ampliando o desenvolvimento de uma linguagem estética, ficando a cargo de Cynthia Reis a direção, também idealizadora do projeto, e faz um mergulho inspirador no universo de Julio Cortázar.

Mais propriamente a partir do conto "A Saúde dos Doentes", do Cortázar, o texto de Keli Freitas flerta com o estranho e com o fantástico (muito presentes na obra do autor argentino). Aproxima do cotidiano reflexões de ordens social, humana e filosófica, investiga os paradoxos nas relações humanas e seus artifícios a partir do poder que a palavra tem de remodelar a verdade, desestabilizando assim os lugares comuns da verdade e da mentira; da realidade concreta e da realidade construída. Traz à superfície farto material para a análise das contradições verificáveis num universo pertencente a todos: o sistema familiar.

SINOPSE

“Consertam-se Imóveis” conta a história de uma família cuja trama é firmemente entrelaçada, figurando no centro um nó fundamental: a mãe, idosa e enferma. Ao se verem diante de situações inesperadas e de um iminente colapso, todos os seus membros se articulam em desdobrados esforços para poupar a matriarca de sobressaltos que podem ser fatais. Com relativo êxito, este controle dura até que alguns acontecimentos escapam novamente do roteiro inicial, obrigando-os a investir toda a energia em empreender novas mudanças justamente para que nada mais mude.




FICHA TÉCNICA

Idealização e direção: Cynthia Reis
Texto: Keli Freitas
Elenco: Eduardo Cravo, Jarbas Albuquerque, Raquel Alvarenga, Suzana Nascimento.
Músico: Federico Puppi
Stand in: Rosanna Viegas e Kakau Berredo
Cenário: Lorena Lima
Figurino: Bruno Perlatto
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Montagem e operação de luz: Thiago Monte
Composição e direção musical: Federico Puppi
Operação de som: Mikael Oliveira
Orientação filosófica: Alexandre Mendonça
Fotografia: Guga Millet e Chico Lima
Projeto gráfico: Raquel Alvarenga
Assessoria de imprensa: Duetto Comunicação - Alessandra Costa e Michele Toledo
Assistência de produção: Mar Ferreira
Direção de produção: André Roman
Coordenação de projeto: Sheyla Santanna
Realização: Arete Arte e Transformação


SERVIÇO:

Dias: 23, 24, 30/09 e 01/10 – sábados às 20h e domingos às 19h.

Entrada Franca: Distribuição de senhas 1 hora antes do começo do espetáculo

Lotação: 170 lugares

Gênero: Comédia dramática

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

Espaço Furnas Cultural: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ

Contato: E-mail: espacofurnascultural@furnas.com.br​
Tel: 2528-5166 (segunda a sexta, das 9h às 17h).

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj