29 de set. de 2017

Flores D’água Contadoras de Histórias, o público se envolve durante toda a apresentação participando de brincadeiras, trava-línguas e canções brasileiras desde Chiquinha Gonzaga, canções populares, até composições próprias da atriz.

Flores D’água Contadoras de Histórias
Comemoração de 1 ano da peça brincante e poética que trata da importância da água com trava línguas e canções populares



Flores D’água Contadoras de Histórias entrará em temporada do dia 30 de setembro ao dia 22 de outubro na Casa de Cultura Laura Alvim em Ipanema com histórias que homenageiam nossa mãe natureza.

O espetáculo prioriza a brincadeira e o encontro através de uma linguagem narrativa, corporal e musical para todas as idades sensibilizando através da música, imagens visuais, divertindo e trazendo questionamentos sobre a relação da humanidade com a natureza.


Idealizado pela atriz Paulinha Cavalcanti e dirigido por Anderson Barreto, o espetáculo traz canções e cantigas populares que conduzem a cena, com humor, beleza e claro, histórias de flores d’água – vitória régia, flor de lótus- em integração direta com púbico. Nessa sessão, Paulinha é acompanhada pelo multi-instrumentista Romulo Frazão.
Em Flores D’água a tradição oral mergulha nos rios e assim a Contadora de Histórias, com sua bacia e seu balde de roupas, tecidos que passeiam pelo imaginário transformado em personagens, objetos cria, junto com o músico, o cenário para que as histórias aconteçam. Os lagos, com seus sapos, pântanos, flores e riquezas, as cachoeiras, o mar, os rios largos e os igarapés são por onde as histórias caminham. Como será que nasceu o Sol e a Lua? Tantas são as possibilidades...Depois do sapo sentir alívio por ter se salvado da brincadeira das crianças, Mariana pergunta: Onde estão as águas do meu Rio? A Vitória Régia entra em cena e desabrocha...Terra, Fogo, Água e Ar são quatro lendários irmãos e juntos irão criar um novo ser.



O público se envolve durante toda a apresentação participando de brincadeiras, trava-línguas e canções brasileiras desde Chiquinha Gonzaga, canções populares, até composições próprias da atriz. O cenário trás elementos da cultura ribeirinha como o balde e a bacia para lavar roupa, tecidos coloridos e a saia da atriz se transformam nas personagens e objetos da narrativa, em um espetáculo que trata da importância da preservação da água, de maneira leve e divertida.

O Flores D’água Contadoras de Histórias estreou em outubro de 2016 no Teatro Municipal Serrado onde esteve um mês em temporada,já com seu CD Flores D’água Contadoras de Histórias gravado com músicas e histórias do espetáculo projeto realizado no Estúdio 3 do Centro de Referência da Música Carioca Arthur da Távola. Em sua trajetória ainda recente o espetáculo esteve também na escola Municipal Duque de Caxias, no Centro de Referência da Música Carioca Arthur da Távola, no Parque das Ruínas, na Casa de Baco, no Teatro Municipal Café Pequeno, Circuito SESC Expressões etc.

“Lindo trabalho. Delicado. Sutil. Teatro Artesanal. Jogo de imaginação. Cantigas doces e nossas. Um afago nos sentidos das nossas crianças. Obrigada Paulinha e equipe pela tarde especialíssima!”
Fala de Ana Paula Bouzas – atriz, bailarina e professora de teatro


Ficha técnica:
Direção: Anderson Barreto
Elenco: Paulinha Cavalcanti
Musico: Romulo Frazão
Iluminação: Ana Paula Brasil
Produção: Hitawa Nukini
Fotos: Alex Gaudêncio


Serviço

Flores D’água Contadoras de Histórias 
De 30 de setembro a 22 de outubro de 2017
Sábados e Domingos
Horário: 17h00
Ingressos: R$ 30,00 (meia entrada conforme legislação vigente)
Local: Casa de Cultura Laura Alvim
CCLA é um espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ.
Teatro Laura Alvim
Av. Vieira Souto, 176 - Ipanema
Rio de Janeiro, RJ, BR
Tel: (21) 23322016



Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj

  Instagram