27 de out. de 2017

DJAMILA RIBEIRO REFLETE SOBRE O LUGAR DE FALA EM ENCONTRO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRODebate com a filósofa política encerra a edição de 2017 do projeto Aventuras do Pensamento


DJAMILA RIBEIRO REFLETE SOBRE O LUGAR DE FALA EM ENCONTRO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRODebate com a filósofa política encerra a edição de 2017 do projeto Aventuras do Pensamento

Uma das principais referências dos movimentos feminista e negro em atividade no Brasil, a filósofa política Djamila Ribeiro tem conversa marcada com crianças e adolescentes no dia 04 de novembro de 2017 (sábado), às 11h, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Convidada do último encontro do projeto Aventuras do Pensamento, Djamila pretende debater um tema que ganhou enorme repercussão há alguns anos: o lugar de fala.

A pesquisadora deu o nome de A importância da quebra do silêncio à sua palestra. “Esse é um tema recorrente abordado por feministas negras; o quanto é fundamental falar a partir de nossas percepções de mundo e olhares”, afirma Djamila. “Ao fazer isso, rompemos com a voz única, com o discurso autorizado que legitima certas vozes em detrimentos de outras e pautamos a importância da multiplicidade de vozes para a construção de uma sociedade mais plural”.

Djamila Ribeiro é pesquisadora na área de Filosofia Política, ex-secretária adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e colunista do site e revista da Carta Capital. Já concedeu palestras nas Universidades de Harvard e de Oxford, entre outras, e na sede das Nações Unidas, em Nova York. Essa será a primeira vez que fará uma palestra com conteúdo e formato pensados especificamente para o público infantojuvenil.

O encontro é o sétimo da temporada de 2017 do projeto Aventuras do Pensamento. A dinâmica dos debates se divide em duas partes: primeiro, os especialistas convidados fazem uma palestra de cerca de 50 minutos, apresentando um tema específico. Em seguida, crianças e adolescentes assumem o microfone para perguntarem o que bem quiserem.

“Esta é, sem dúvida alguma, a parte mais interessante do evento. As perguntas das crianças e adolescentes são completamente diferentes das que fazem os adultos”, diz André Duchiade, um dos curadores. “Já perguntaram a Eduardo Viveiros de Castro, por exemplo, quais eram os índios preferidos dele. Uma criança também pediu o microfone para dizer a Luiz Eduardo Soares que discordava de sua apresentação sobre sociologia da violência, e que, contra a má índole de algumas pessoas, não há nada que possa ser feito. Os comentários dos adultos sempre vão em linha totalmente distinta”, acrescenta.

O projeto:
Aventuras do Pensamento foi idealizado por pesquisadores e produtores culturais desejosos de promover o encontro entre aquilo que se produz de mais inquietante no pensamento brasileiro contemporâneo e o mais exigente e provocador dos públicos.

Iniciado no ano de 2016, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, o projeto promove encontros mensais de artistas, intelectuais e filósofos com o público infantojuvenil. Os convidados discorrem sobre temas de sua especialidade em linguagem acessível, proporcionando uma oportunidade de interação e aprendizagem.

A segunda edição, realizada neste ano, contou com pesquisadores como o antropólogo Luiz Eduardo Soares, falando sobre violência; a filósofa Carla Rodrigues, sobre gênero; e o artista plástico Ernesto Neto.

Mais informações podem ser obtidas no site www.aventurasdopensamento.com.br ou em https://www.facebook.com/aventurasdopensamento/.

Serviço:
Ciclo de Palestras Aventuras do Pensamento
A importância da quebra do silêncio, com Djamila Ribeiro
Entrada franca (Ingressos distribuídos uma hora antes de cada palestra)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (com transmissão ao vivo no Cinema 2)
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Data: 4 de novembro de 2017 (sábado)
Horário: 11h
Duração: 1h30min
Lotação: Cinema 1 - 78 lugares (mais três para cadeirantes) / Cinema 2 - 80 lugares (mais dois para cadeirantes)
Classificação Indicativa: Livre (Projeto voltado ao público infantojuvenil, com temas e linguagem adaptados para essa faixa etária)
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Agenda Cultural RJ
Gabriele Nery Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estrategicos. Divulgação de Midia Online. (21)996734350 / whatsapp
 #agendaculturalrj

  Instagram