11 de out. de 2017

Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro se apresenta na Cidade das Artes dia 12/10 Grupo é formado por 51 jovens de comunidades do Rio de Janeiro. ENTRADA FRANCA


Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro se apresenta na Cidade das Artes dia 12/10

Grupo é formado por 51 jovens de comunidades do Rio de Janeiro



 A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro se apresentará no dia 12 de outubro, na Cidade das Artes. Sob a regência do maestro Mateus Araújo, os jovens interpretarão obras de Johann Strauss, Vivaldi, Beethoven, Mozart, Piazzolla, Bizet, entre outros compositores. Uma das peças (Primavera, de Vivaldi) contará com um solista especial – o jovem Gabriel Jesus, de 15 anos, morador do Complexo do Alemão. O concerto acontecerá às 16 horas, na Grande Sala e a entrada é gratuita.

Oriundos de comunidades como Santa Marta, Babilônia, Chapéu Mangueira, Cantagalo, Pavão Pavãozinho, Complexo do Alemão e Morro dos Macacos, os 51 músicos têm entre 13 e 22 anos e fazem parte do projeto Ação Social pela Música do Brasil, dirigido pela musicista e produtora cultural Fiorella Solares. A Orquestra Sinfônica Jovem do Estado do Rio de Janeiro foi criada em 2014, com o objetivo de profissionalizar e dar suporte a jovens músicos de projetos sociais, aperfeiçoando a prática orquestral e conduzindo-os à universidade.


O grupo já se apresentou em diversos palcos importantes da cidade, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), Centro Cultural da Justiça Federal, Caixa Cultural, Igreja Anglicana de Botafogo, Igreja da Nossa Senhora da Paz, Candelária, entre outros.

Há um ano a orquestra conta com a liderança do maestro Mateus Araújo, que já esteve à frente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, de Belém, e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Sobre a Ação Social pela Música do Brasil

O projeto foi fundado em 1994 e, nestes mais de vinte anos, produziu efeitos relevantes na vida de milhares de jovens no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil. A missão da ASMB é a inclusão social e a formação de cidadania de crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, através do ensino da música clássica.

PROGRAMA:

A. VIVALDI – Concerto para violino “A Primavera” / Solista Gabriel Jesus da Paixão

A. VIVALDI – Concerto para Violino "O Verão"

W. A. MOZART – Uma Pequena Serenata Noturna

L. V. BEETHOVEN – Sinfonia n.1 em Dó maior

J. STRAUSS – Abertura 'O Morcego'

G. BIZET – Farandole, da Suíte Arlesiana n.2

B. SMETANA – Dança dos Comediantes de A Noiva Vendida

A. PIAZZOLLA Adiós Nonino

O. LORENZO FERNANDEZ Batuque

C. GUERRA-PEIXE – Mourão

SERVIÇO:

Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro

Dia 12 de outubro de 2017, às 16h

Local – Cidade das Artes

Endereço – Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro, RJ

Entrada Gratuita

Classificação etária livre

Agenda Cultural RJ - Produção,  Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram