26 de out. de 2017

Últimas apresentações do espetáculo HISTÓRIAS DE UMA MARGARIDA EM CARTAZ NO TEATRO CANDIDO MENDES atė dia 29/10

                    HISTÓRIAS DE UMA MARGARIDA 
EM CARTAZ  NO 
TEATRO CANDIDO MENDES 

Idealizadora e autora do projeto, a atriz Mariana Dias interpreta a personagem Margarida


A peça tem direção de Fernando Nicolau e objetos cênicos criados pelo artista visual Bruno Dante

Sete canções inéditas, de autoria do diretor musical Claudio Lyra, fazem parte do espetáculo

De uma saia longa, cheia de bolsos, nascem histórias contadas através de objetos lúdicos, que conduzem as crianças a uma viagem pela imaginação. Inspirada no conto “A Paixão de Dizer”, publicado no livro “Mulheres” de Eduardo Galeano, a atriz e autora Mariana Dias criou Margarida, uma contadora de histórias, que deu origem ao projeto “Histórias de uma Margarida”. A partir de suas memórias afetivas, a atriz escreveu o conto “O jardineiro e a flor” que narra o nascimento da personagem. Com direção de Fernando Nicolau e objetos cênicos criados por Bruno Dante, a peça estreia no dia 16 de setembro, no Teatro Candido Mendes. A temporada será aos sábados e domingos, às 16h, até 29 de outubro.

Os contos “Alfaiate Desatento” e “A formiga e a neve” foram referências para a atriz escrever “O jardineiro e a flor”. Um jardineiro, que sonha com um jardim cheio de borboletas, está triste porque não tem flor, logo, não tem borboletas. Um dia ele recebe, num sonho, o conselho de um sábio: conversar com a natureza. Ele então procura o Sol, a Chuva e a Terra até encontrar a resposta para seu sonho.

 “Histórias de uma Margarida” tem referências musicais e literárias que compõem a memória afetiva de Mariana. “Quando meu filho nasceu reencontrei lembranças da minha infância e a contação de histórias, prática que já me fascinava desde que estudei Letras, me ajudou a ressignificar muitas memórias”. Margarida nasceu deste reencontro com sua própria história e há três anos vem se apresentando em espaços de educação infantil no Rio de Janeiro. “A arte de contar e ouvir histórias é uma das práticas mais antigas da humanidade e até hoje fascina” destaca a atriz. “A oralidade permite a liberdade imaginativa”.

A direção musical é de Claudio Lyra, cantor, compositor, instrumentista e produtor musical, que compôs sete músicas inéditas. A canção popular “Apareceu a Margarida”, também faz parte do repertório. Quando toca, a personagem aparece como mágica.

Para ilustrar esta história, o diretor Fernando Nicolau e o artista visual Bruno Dante escolheram o verde como cor principal. “O cenário é composto por grama sintética. Escolhemos esta monocromia como caminho para reverenciar a natureza”, destaca Fernando. O figurino, da saia até o chapéu, também é verde. A saia, criação de Luiza Fardin, tem 17 bolsos e o chapéu, criado por Bruno, tem forma gotejante, inspirada na obra do artista plástico Ernesto Neto. “Muito mais que um adereço, o chapéu é também um regador e traz uma caixinha de música, de onde Margarida tira suas histórias”, conta Bruno. Do figurino, saem ainda 16 objetos cênicos criados pelo artista, todos em tons alaranjados. “O laranja tem uma vibração e, ao mesmo tempo, é uma cor híbrida, que não remete a gênero”, explica.
Este é o primeiro trabalho de Fernando Nicolau para crianças. “É desafiador falar com este público”, diz o diretor sobre sua estreia em espetáculos infantis. Seu trabalho mais recente, o monólogo “Se eu fosse Iracema” estreou em 2016 no Rio e segue em circulação pelo país. “Estou aprendendo muito com o Bruno, que tem uma bonita trajetória neste universo”. Bruno, por sua vez, recebeu recentemente a menção honrosa no Prêmio Zilka Sallaberry 2017 pela linguagem de animação do espetáculo “Por que nem todos os dias são de Sol?”, da Artesanal Cia de Teatro, e cria bonecos para teatro adulto e infantil, e também como obra artística. Entre os seus trabalhos recentes destacam-se também a peça “Gritos”, da companhia franco-brasileira Dos à Deux, e “Tra la lá”, musical infantil com canções de Lamartine Babo. Atualmente, Bruno é o criador, ao lado da Cia. Giramundo, dos bonecos da novela “Pega Pega”, da TV Globo, e também assina a orientação de manipulação nas cenas.
A história contada em parceria com o espectador favorece a escuta e a ritualização do lúdico. “Histórias de uma Margarida” celebra o ritual de contar histórias, incentivando a imaginação das crianças, num tempo em que recebem quase tudo pronto: desenhos animados, brinquedos eletrônicos, bonecas que falam entre outros.

SOBRE MARIANA DIAS 
Atriz, contadora de histórias e autora, é formada em letras pela PUC-Rio e Artes Cênicas pela CAL. Trabalhou com importantes diretores e profissionais da área durante seu processo de formação: Felipe Vidal, Ole Erdman, Celina Sodré, Isaac Bernat, Rose Gonçalves, Fernando Boher, Luciana Bicalho, Paulo Trajano, León Góes, Renato Icaray, Daniel Belquer, Daniel Schenker, entre outros. Atualmente é sócia diretora na empresa Dias de Lyrios Produções onde realiza seus projetos autorais, atua no projeto “Histórias de uma Margarida” como contadora de histórias. Foi integrante do MASSA grupo de teatro nos espetáculos “Capivara na luz trava”, e o infantil “Lendas da América Latina”, do qual assina a dramaturga, e que fez parte do projeto Plateias Hospitalares - Doutores da Alegria. Parceira de Claudio Lyra, também sócio da Dias de Lyrios, participou do seu clipe "Esparrela do Brasil", como Carmem Miranda. Escreveu roteiros para o programa “Um Pé de Quê?”, apresentado por Regina Casé (Canal Futura); criou e apresentou o espetáculo musical infantil “Céu de Portugal, Céu do Brasil” - sobre a vinda da corte portuguesa para o Rio, na Fundação Planetário do Rio de Janeiro; desenvolveu projetos de pesquisa de livros e exposições para a Dois/Um Produções Culturais. Autora do livro de poesias “Toda Feita com as Mãos” (Editora Multifoco), realizou intervenções urbanas e performances autorais misturando poesia, música e dança em seus trabalhos artísticos.

FICHA TÉCNICA

Atuação, contação e dramaturgia: Mariana Dias
Direção cênica: Fernando Nicolau
Direção de arte: Fernando Nicolau e Bruno Dante
Figurino: Luiza Fardin
Objetos cênicos e chapéu: Bruno Dante
Iluminação e cenografia: Fernando Nicolau
Direção musical: Claudio Lyra
Consultoria de visagismo: Jorge Abreu
Preparação vocal: Verônica Machado
Coral de crianças: Coral do Ensino Fundamental da escola Edem
Comunicação visual: Fernando Nicolau e Bruno Dante
Foto: IMATRA
Assessoria de imprensa: Bianca Senna
Produção executiva: Camilla Carvalho
Idealização: Mariana Dias
Realização e coordenação de produção: Dias de Lyrios Produções

SERVIÇOHistórias de uma Margarida
Temporada: De 16 de setembro a 29 de outubro de 2017.
Horário: sábado e domingo, às 16h.
Local: Teatro Candido Mendes.
Endereço: Rua Joana Angélica, 63, Ipanema.
Informações: (21) 2523-3663.
Capacidade: 104 lugares.
Duração: 50 minutos.
Classificação etária: Livre (recomendado para crianças a partir de três anos).
Gênero: Infantojuvenil.
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada).

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj


  Instagram