7 de dez. de 2017

Peça “O Inspetor Geral” em última apresentação, dia 8/12 no Teatro Ipanema, Ética na política, corrupção e fraude são temas tratados na montagem da obra satírica do russo Nikolai Gogól


Peça “O Inspetor Geral” entra em cartaz no Teatro Ipanema, em curta temporada
Ética na política, corrupção e fraude são temas tratados na montagem da obra satírica do russo Nikolai Gogól


Era 1836 quando o dramaturgo Nikolai Gogól escreveu a trama “O Inspetor Geral”, uma das mais emblemáticas comédias russas do período pré-revolucionário. Já em 1966, durante a ditadura militar brasileira, Augusto Boal e Gianfrancesco Guaranieri participaram da primeira célebre montagem da peça, no subversivo Teatro de Arena. Nos dias de hoje, o tema da obra continua atual e será interpretado pela Damões Cia de Teatro, dirigido e adaptado por Eliza Pragana. Após temporada de sucesso em janeiro de 2017, o grupo ficará em cartaz no Teatro Ipanema, nos dias 30 de novembro e 01,07 e 08 de dezembro.

“O Inspetor Geral” se passa numa pequena cidade russa à espera de um inspetor do governo federal. Sua visita desencadeia desespero entre o prefeito e os gestores públicos para encobrirem seus esquemas de corrupção, além de trazer à tona a passividade da população frente as falcatruas de seus representantes. De forma satírica, é abordado o descaso com coisa pública.

Sob direção de Eliza Pragana, a Damões Cia de Teatro convida o espectador a questionar as condutas éticas na política e entre os próprios cidadãos. Em palco, as críticas à questões tão atuais no Brasil são feitas de forma cômica, agregando à produção de uma peça moderna Russa as características do teatro contemporâneo brasileiro.

O elenco é formado por Babu Carreira, Bruno Gaspar, Clarissa Albuquerque Lima, Eduardo Moé Diniz, Eric Polly, Iuri Vieira, Julia de Lorean, Larissa Duarte, Maíra Dibe, Pedro Gonzalez e Rodrigo Amém.

SINOPSE: O Inspetor Geral, de Nikolai Gogól: no desespero para encobrir suas falcatruas, o os gestores públicos de uma cidadezinha russa subornam o inspetor enviado pelo governo central para inspecionar todo o município. Tema relevante ao atual cenário brasileiro, esta comédia expõe a questão do desvio de caráter envolvida no descaso com a coisa pública.

Direção e Adaptação: Eliza Pragana
Figurino: Wanderley do Nascimento
Cenário: Rostand Albuquerque
Iluminação: Rúbia Vieira
Maquiagem: Rayssa Duarte

SERVIÇO:

Teatro Ipanema
Rua Prudente de Moraes, 824 - Ipanema
Telefone: 22673750
Temporada: Quinta e Sexta (30/11 e 01,07 e 08/12)
Horário: 20h.
Duração: 100 minutos
Classificação: 10 anos
Ingresso: R$ 40,00 inteira / R$20,00 a meia

Agenda Cultural RJ 
▪ Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estrategicos. Divulgação de Midia Online.
agendaculturalrj@gmail.com
#agendaculturalrj

Instagram