10 de jan. de 2018

O espetáculo teatral O Jovem Príncipe e a Verdade chega à CAIXA Cultural Rio de Janeiro para curta temporada, de 6 a 14 de janeiro de 2018

ESPETÁCULO INFANTOJUVENIL CONJUGA MÚSICA E HUMOR NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO



Única obra para crianças de Jean-Claude Carrière, inspirada em antigo conto indiano, O Jovem Príncipe e a Verdade foi considerada uma das melhores peças de 2014
A trilha sonora original de Fernanda Maia dialoga com o texto, ajuda a narrar a história e é executada ao vivo por dois músicos que tocam piano e clarinete
A temporada terá sessões com acessibilidade (Libras) aos sábados, coleta de lixo eletrônico e uma oficina de teatro para crianças de 8 a 14 anos.


Trailer Oficial “O Jovem Príncipe e a Verdade” - https://vimeo.com/245084946

O espetáculo teatral O Jovem Príncipe e a Verdade chega à CAIXA Cultural Rio de Janeiro para curta temporada, de 6 a 14 de janeiro de 2018, com apresentações sextas e sábados, às 17h; e domingos, às 11h e às 17h. Após cada apresentação, o elenco recebe o público para um bate-papo gratuito. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

A peça, dirigida por Regina Galdino, teve estreia originalmente em 2014, em São Paulo (SP). No mesmo ano, recebeu indicações ao Prêmio FEMSA por Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Ator Coadjuvante, sendo considerada pelas revistas Veja e Crescer como um dos melhores espetáculos em cartaz.

Única obra para crianças escrita por Jean-Claude Carrière – autor francês contemplado com prêmios como Oscar, Molière e César – a história de O Jovem Príncipe e a Verdade é inspirada em diferentes “contos filosóficos” (não moralizantes) da tradição oral de todo mundo, incluindo um antigo conto indiano chamado A mentira da verdade.

O enredo conta a história do Jovem Príncipe (Leonardo Santiago) que, para se casar com sua amada, sai pelo mundo em busca da Verdade acompanhado pelo engraçado Contador de Histórias (Filipe Peña). O Jovem Príncipe, porém, não encontra uma definição simplista para a “Verdade”. O tema é tratado como uma surpreendente questão filosófica. Sua jornada é uma grande metáfora: um jovem em busca do amadurecimento, até se tornar um homem capaz de contar sua própria história.

A divertida comédia tem elenco afiado, formado por Alexandre Meirelles, Filipe Peña, Leonardo Santiago e Amanda Banffy (que também assina a tradução do texto e a direção de produção), e trilha sonora original de Fernanda Maia, profissional reconhecida pelos prêmios Shell, APCA e FEMSA.

Segundo a diretora Regina Galdino, a peça foi transformada em musical sem perder seu caráter filosófico e simbólico, nem o poder de síntese proposto pelo autor. “As músicas dialogam com o texto e as letras são inteligentes e divertidas”, comenta.

O enredo ganha ritmo e descontração com músicas como O Burro, O Príncipe, Ao Norte, ao Sul, a Leste e a Oeste e O Crocodilo. Elas funcionam tanto para apresentar personagens quanto para narrar a história, mostrar a passagem de tempo ou sublinhar as diferentes regiões por onde os personagens passam. Para acompanhar a interpretação dos atores, o espetáculo tem a participação de dois músicos: Eduardo Albertino (no piano) e Marcos Rochael (no clarinete).

A temporada no Rio de Janeiro terá sessões com acessibilidade (intérprete de Libras) aos sábados, além de coleta de lixo eletrônico e uma oficina de teatro para crianças de 8 a 14 anos ministrada pelo ator Alexandre Meirelles, no dia 12 de janeiro (sexta-feira), das 13h às 16h. Serão oferecidas 25 vagas e o formulário de inscrição deve ser solicitado pelo e-mail oficinateatralprincipe@gmail.com. Ainda em 2018, a peça segue para temporada na CAIXA Cultural Recife.

Ficha técnica
Autor: Jean-Claude Carrière
Tradução: Amanda Banffy
Elenco: Alexandre Meirelles (diversos personagens), Amanda Banffy (diversos personagens), Filipe Peña (Contador de Histórias), Leonardo Santiago (Jovem Príncipe).
Músicos: Eduardo Albertino (piano) e Marco Rochael (clarinete).
Direção geral: Regina Galdino
Direção musical e música original: Fernanda Maia
Cenografia e adereços: Luis Rossi
Figurino: Rosângela Ribeiro
Desenho de luz: Fran Barros
Operação de luz: Henrique Andrade
Contrarregra: Tomé de Souza
Camareira: Cida Neves
Assessoria de imprensa (RJ): Ney Motta
Fotos de divulgação: Isabelle Neri
Direção de produção: Amanda Banffy
Produção executiva: Pedro Pissarra
Produção local: Jessica Leite
Coordenação administrativa: Fabio Hilst
Realização: Banffy Produções Artísticas
Apoio: Café Olé e Ibis
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Site: www.ojovemprincipeeaverdade.com.br
Fanpage da peça: www.facebook.com/ojovemprincipeeaverdade

Serviço
O Jovem Príncipe e a Verdade
Duração: 60 min.
Datas: de 6 a 14 de janeiro de 2018 (sexta a domingo)
Horário: sextas e sábados, às 17h; domingos, às 11h e às 17h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h
*(Para esta peça, excepcionalmente aos domingos, a bilheteria funciona a partir das 10h)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Lotação: 156 lugares (+ 3 para cadeirantes)
Sessões em Libras aos sábados
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência

Agenda Cultural RJ ▪ Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estrategicos. Divulgação de Midia Online. 
(21)996769323 / whatsapp 
#agendaculturalrj