Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Cursos, Oficinas e Workshops

___________________

Além das peças teatrais, cursos, oficinas, workshops e encontros serão oferecidos de forma gratuita.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES GRATUITAS

A programação de cursos, oficinas, workshops e encontros são totalmente gratuitos, sempre das 14h às 16h, quarta a domingo. Os interessados devem enviar e-mail para: contato@rayesproducoes.com.

OFICINA DE TEATRO ACESSÍVEL, com Michelle Raja Gebara

As pessoas com deficiência costumam ser excluídas de algumas atividades consideradas “normais”. A Ocupação GLAUCE DE PORTAS ABERTAS lança um olhar na prática para essa situação, e mantém em sua programação a inclusão e transformação dessas pessoas, oferecendo a Oficina de Teatro Acessível.

Público alvo: pessoas que tenham algum deficiente visual, auditiva, motora, etc. Presença de intérprete de libras em todas as aulas.

Dias: Todas as 4ª feiras, dias 11, 18, 25 de outubro e 1 e 8 de novembro, das 14 às 16h, com 15 vagas.

Local: Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco, 179 – Centro - Tel: 2220 - 0259

WORKSHOPS TÉCNICOS

Faz parte do conceito da OCUPAÇÃO GLAUCE DE PORTAS ABERTAS incluir toda a cadeia produtiva que compõe a criação artística de um espetáculo. Por isso todas as 5ª feiras, um workshop diferente:

Dia 12/10 Workshop de Iluminação, com Kátia Barreto
Dia 19/10 Workshop de Programação Visual, com Thiago Ristow
Dia 26/10 Workshop de Trilha Sonora, com Chico Rota
Dia 02/11 Workshop de Figurino, com Rogério França
Dia 09/11 Workshop de Fotografia de Cena, com Lu Valiatti
Público Alvo: Público em geral
Das 14 às 16h, com 20 vagas
Local: Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco, 179 – Centro - Tel: 2220 - 0259

ENCONTROS SOBRE OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DOS ESPETÁCULOS DA Te-Un TEATRO, com Viviani Rayes e Yashar Zambuzzi.

Os diretores da Te-Un TEATRO abrem os bastidores dos processos de criação de seus espetáculos até chegarem ao resultado final.

O objetivo dos encontros é apresentar os processos artísticos e técnicos utilizados na criação dos espetáculos da Te-Un TEATRO desde a escolha do texto, a tradução, se for o caso, ou a adaptação, escolha de elenco e ficha técnica, os processos de ensaios, as técnicas utilizadas de acordo com o conceito e estética de cada espetáculo, a relação com o público, a escolha do formato cênico, etc. Bate-papo com o público e um momento aberto a perguntas.

“Esses encontros são formas de aproximar o público teatral de uma perspectiva que não só a de assistir a um espetáculo, mas de entender as escolhas feitas, e com isso aprimorar seus olhares ao entrar numa sala de espetáculo. Acreditamos que os encontros também cumprem um papel de formação de plateia, uma vez que o espectador terá uma relação mais direta entre o processo de construção de um espetáculo e o seu resultado final”. Viviani Rayes


Dias: Às 6ª feiras, dias 13, 20, 27 de outubro e 03 e 10 de novembro.
Público alvo: Público em Geral
Das 14 às 16h, com 20 vagas
Local: Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco, 179 – Centro - Tel: 2220 - 0259

OFICINA DE FILOSOFIA & CINEMA APLICADA ÀS ARTES CÊNICAS, com Yashar Zambuzzi.

“Consideramos que, por meio das leituras de textos filosóficos e do cinema podemos ampliar nossa sensibilidade, assim como nossa reflexão sobre nossa condição humana”. Yashar Zambuzzi

Dias: Aos sábados, dias 14, 21, 28 de outubro e 04 e 11 de novembro.
Público alvo: Público em geral
Das 14 às 16h, com 20 vagas
Local: Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco, 179 – Centro - Tel: 2220 - 0259

CURSO LIVRE DE TEATRO PARA CRIANÇAS, com Viviani Rayes

A OCUPAÇÃO GLAUCE DE PORTAS ABERTAS quer que as crianças de hoje criem o hábito de ir ao teatro desde cedo. Com esse propósito, o curso irá fomentar a inclusão do público infantil, pensando sempre que a criança é o público de amanhã.

Dias: 15, 22,29 de outubro e 5 e 12 de novembro
Público alvo: crianças de 7 a 14 anos
Das 14 às 16h, com 20 vagas
Local: Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco, 179 – Centro - Tel: 2220 - 0259


Os diretores artísticos da Ocupação:

Yashar Zambuzzi é Ator formado pela EAD (Escola de Arte Dramática) - USP e Filosofia, pela mesma universidade. Trabalhou com Antunes Filho, um dos mais renomados diretores, no CPT (Centro de Pesquisa Teatral), onde, além de ator, exercia a função de professor de Filosofia. Fundou, com a atriz Viviani Rayes, a Te-Un TEATRO. É professor de Interpretação da Escola de Teatro Nu Espaço. Em 33 anos de carreira em teatro, atuou em mais de 30 produções. É o adaptador e ator do consagrado monólogo PARA ONDE IR, nas academias, interessou-se em unir as antropologias filosófica e teatral, com o intuito de investigar a condição humana através do teatro. Em sua constante pesquisa, tem se interessado em transformar a literatura clássica em fenômeno cênico, pela importância de suas questões perenes sobre a condição humana. Nos últimos catorze anos tem se dedicado às obras de Fiódor Dostoiévski.

Viviani Rayes é sócia fundadora e diretora de produção da Rayes Produções Artísticas. Professora de Técnica de Gravação na Escola de Teatro Nu Espaço. Atriz, produtora e diretora Pós-graduada em Direção Teatral pela CAL (Casa de Artes Laranjeiras/ RJ), cursou Direção Teatral com José Renato, fundador do Teatro de Arena de São Paulo. Diretora e produtora do consagrado monólogo PARA ONDE IR, formada pela Escola de Teatro Ewerton de Castro e Escola de Atores Wolf Maya, ambas em São Paulo. Cursou Comunicação Social na Faculdade Cásper Líbero em São Paulo.

Agenda Cultural RJ - Produção, Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram


____________


PROGRAMA EDUCATIVO CAIXA GENTE ARTEIRA PROMOVE OFICINA GRATUITA DE FOTOJORNALISMO 


Serão 20 vagas voltadas para estudantes de jornalismo, fotografia e comunicação a partir dos 18 anos




O Programa Educativo CAIXA Genta Arteira oferece, de 24 a 26 de maio (quarta a sexta), das 18h às 21h, a oficina Narrativas visuais – Fotojornalismo, que explora a comunicação não verbal por meio da fotografia e o contexto no qual a produção fotográfica se encontra inserida atualmente. Serão oferecidas 20 vagas destinadas a estudantes de jornalismo, fotografia e comunicação a partir dos 18 anos. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br.

Durante os três dias de curso, a fotógrafa Bruna Prado irá apresentar conceitos como retrato ambiental, foto de ação, tiro situação e tiro detalhes. Além disso, os participantes aprenderão mais sobre o que é um ensaio fotográfico e sobre como construir e desenvolver esse tipo de ensaio, desde sua concepção até a finalização.

Formada em publicidade, Bruna Prado iniciou sua carreira profissional em 1997 como Diretora de Artes, atuando em agências de publicidades, design e departamentos de marketing. Foi colaboradora independente de agências de notícias nacionais e do Jornal Extra. Trabalhou também em um dos maiores laboratórios fotográficos da América, participando da implementação dos serviços de fotografia digital da empresa, e como fotojornalista do Grupo Metro Internacional. Atualmente é freelancer da Getty Images, Jornal Metro Brasil e agência O Globo. Outras informações sobre a profissional podem ser acessadas em seu site

http://www.brunaprado.com.br/


Serviço:

Oficina Narrativas visuais – Fotojornalismo

Datas: de 24 a 26 de maio (de quarta a sexta-feira)

Horário: das 18h às 21h

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Sala de oficina 1

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Classificação indicativa: 18 anos

Vagas: 20


Inscrições: Pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br. A participação é gratuita e sujeita à disponibilidade de vagas.

____________________________________________


Otávio Junior, “O Livreiro do Alemão”, e Janine Rodrigues participam de encontro literário no Sesc Engenho de Dentro

Escritores compartilharão com o público suas trajetórias e experiências literárias em atividade com entrada franca




O Sesc Engenho de Dentro realiza nesta sexta-feira (26/5) um encontro literário com os escritores Otávio Junior e Janine Rodrigues, às 14h. Assim como têm feito em outras unidades do Sesc RJ, eles compartilharão com o público suas trajetórias e experiências literárias em atividade com entrada franca. A mediação será do jornalista e escritor Márwio Câmara Dantas.

Escritora de literatura infantil, Janine Rodrigues é autora de “No Reino de Pirapora”, seu livro estreia; “As Duas Bonecas Azuis”, traduzido para o espanhol e presente em 11 países; “Histórias do velho Nestor, contando seus contos de horror”, lançado sob o selo Piraporando, editora da qual é fundadora; e “Princesas Negras — A história de Nuang”, que leva ao universo infantil a discussão sobre afirmação racial. Produtora cultural, destaca-se na liderança de projetos de estimulo à leitura e criação literária. No currículo, também ostenta o Prêmio Destaque Artístico Cultural da Sociedade Europeia de Belas Artes na Áustria


Também conhecido como “O Livreiro do Alemão”, em referência ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, Otávio Junior falará sobre seu trabalho à frente do projeto Ler é 10 – Leia Favela. Trata-se de um ponto de leitura na comunidade do Caracol, no vizinho Complexo da Penha, que nasceu depois que Otávio descobriu o prazer da leitura e resolveu levar a literatura para crianças do local. A iniciativa lhe rendeu o prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, em 2008, e foi descrita no livro “O Livreiro do Alemão”, lançado em 2011. Além de escritor, Otávio Junior também se tornou performance-literário, contador de histórias, produtor teatral e ator, tendo participado da novela “Salve Jorge”, da TV Globo.

SERVIÇO

Encontro literário com Otávio Junior e Janine Rodrigues

Sesc Engenho de Dentro: Av. Amaro Cavalcanti, 1661 – Engenho de Dentro – Rio de Janeiro

Dia 26/5 - 14h

Classificação livre

Informações: (21) 3822-4830

______________________________________________________________________________--


 Rio Encontros,  de 27 a 29 de janeiro, no Catete, entrada franca.
Apresentações musicais, atividades para o público infantil e apresentação de vídeos.


Serão realizadas mesas redondas e mostras tendo como temas a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, já que em 2017 são comemorados os 300 anos do encontro da imagem, e sobre a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), que é um modelo de humanização do sistema penitenciário nascido no Brasil e difundido atualmente em mais de 18 países, e que tem índices de recuperação de mais de 80%.

Estão confirmadas a presença dos seguintes convidados nacionais e internacionais, entre outros:
José Mariano Beltrame, ex-secretário de segurança do Estado do Rio de Janeiro;
Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, Juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça;
Valdeci Antônio Ferreira, diretor da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados;
Roberto Donizetti de Carvalho, ex-detento, gerente de metodologia da Associação de Proteção e Assitência ao Condenado
Rose Busingye, diretora do “Meeting Point International”, de Uganda, que trabalha no acompanhamento de pessoas infectadas pelo HIV, de órfãos cujos pais foram vitimados pela doença, e de crianças em situação de risco naquele país.;
Francesco Berardi, engenheiro, diretor da NOKIA, residente atualmente nas Filipinas;
Marcos Zerbini, deputado estadual pelo PSDB em São Paulo, presidente da Associação dos Trabalhadores Sem Terra de São Paulo (ATST);

O evento contará também com apresentações musicais, atividades para o público infantil e apresentação de vídeos. A programação completa pode ser encontrada no site www.rioencontros.ORG.br
Todas as atrações do evento são gratuitas. As despesas são financiadas por doações de pessoas físicas e patrocínios.

ORGANIZAÇÃO DO EVENTO:

O Centro Cultural Fato e Presença é uma entidade sem fins lucrativos, nascido da inciativa de amigos que fazem parte do Movimento Católico Comunhão e Libertação, e que busca promover o diálogo entre a Fé e a Razão através de eventos como mesas redondas, palestras e outras formas de manifestação cultural.
Para isso, o evento visa oferecer a todos expressões verdadeiramente humanas do desejo de verdade, beleza e justiça, tornando-se assim um ponto de encontro para pessoas de diferentes crenças, tradições e culturas que se esforçam para a compreensão recíproca, construção mútua e amizade verdadeira.

Com o tema “Rio Encontros – Uma Vida em Movimento”, a primeira edição do evento foi realizada no dia 18 de outubro de 2014 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação da Profa. Márcia Valéria Teixeira Rosa (UNI-RIO), que apresentou a mostra “O Bem de Todos: os afrescos do Bom Governo no Palácio Público de Siena”, de Stella Caymmi, com o “Tributo a Caymmi” e com um concurso de poesias, cujo tema foi “Um grito lançado ao infinito”, dentre outras atividades culturais.

Apoio:Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj
_______________________________


ORTC e Caboclinhas festejam 163 anos da Tia Ciata

Colóquio, dança, oficinas de percussão e muita música celebram o aniversário de uma das figuras mais importantes para a história do samba carioca. A entrada é franca!
Para quem não conhece a história, era na casa da Tia Ciata que os sambistas se reuniam e lá foi composto o primeiro samba gravado em disco "Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida. Tia Ciata foi uma mulher generosa e a frente do seu tempo.

E para celebrar os 163 anos de Tia Ciata, a ORTC - Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata convida para o Colóquio Memória da Ancestralidade da Pequena África e Sua Resistência, nessa sexta, dia 13/01 a partir das 17 horas na Casa da Tia Ciata. Um bate papo para ressaltar a importância das comunidades locais que participam ativamente da movimentação cultural da região da Pequena África. A organização também comemora 10 anos de atividade, promovendo a cultura, e defendendo a conservação  do  patrimônio histórico e artístico.

E não pode faltar música, dança e muito samba para celebrar Tia Ciata. O evento cultural Caboclinhas ocupa a Praça dos Estivadores com uma super programação cultural gratuita! Mensalmente o projeto cultural Caboclinhas se apresenta nas ruas da Zona Portuária para celebrar a cultura Afro-Latina, sempre com shows de dança, música e oficinas diversas, além de um espaço para expositores.

As 17h acontece a oficina de percussão de samba, afoxé e jongo com Georgia Camara e na sequência show com a cantora e idealizadora do Caboclinhas Lizza Dias. O evento ainda tem participação de Nuel Bandeira apresentando a dança Afro, apresentação do Bloco Mariocas e capoeira com o Grupo Só Angola do Mestre Brinco. Imperdível!

Serviço: 163 anos da Tia Ciata e 10 anos do ORTC
Realização Da ORTC / Apoio: IPHAN e INEPAC , Caboclinhas, Filhos de Gandhi e Ideia Flor Comunicação.
17h - Colóquio Memória da Ancestralidade da Pequena África e Sua Resistência - Organização ORTC - Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata
Endereço: Casa da Tia Ciata – Rua Camerino n° 5
A partir das 17h – Caboclinhas!
Oficina de percussão com Georgia Camara - samba, afoxé, jongo
Show Caboclinhas com Lizza Dias
Dança Afro com Nuel Bandeira
Bloco Mariocas
Capoeira Grupo Só Angola do Mestre Brinco
Endereço: Praça dos Estivadores s/ n°, Zona Portuária.

Entrada franca para todos os eventos, classificação livre.

Apoio:Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com


 #agendaculturalrj
_______________________________


- Lançamento - ULALA – Universidade Livre inaugura suas atividades no Rio de Janeiro 


Com 24 opções de curso e pacote de R$100 por até 8 cursos

As organizações Atados e Prestroika são parceiras no projeto que tem como objetivo democratizar o conhecimento e fomentar a formação de multiplicadores


Primeiro ciclo de cursos: De 31/10 a 01/12



As aulas de novembro irão gerar recursos para o primeiro restaurante coletivo de refugiados de diferentes nacionalidades no Brasil.

O Atados e a Perestroika estão juntos para lançar a ULALA - Universidade Livre (www.facebook.com/UlalaUniversidadeLivre/). O objetivo é oferecer cursos livres e acessíveis financeiramente. Na ULALA o aluno paga uma taxa única de R$ 100 e pode participar de quaisquer cursos da grade, que contempla 24 tipos de cursos, entre eles produção de figurino, Photoshop, Tetro, Design Thinking, Yoga e Mandarim.

Na outra ponta, pessoas interessadas em atuar como Multiplicadores de Conhecimento (MCs) foram convocadas para fazer parte da rede.

Na ULALA, Multiplicadores de Conhecimento (MCs) são indivíduos com alguma habilidade ou talento, que têm vontade de formatar esse conhecimento na forma de um curso e depois colocá-lo em prática durante um mês.

No total, 24 MCs receberam capacitação da Perestroika participando de cursos de Experience Learning e Chora PPT com o acompanhamento do Atados.

Os recursos arrecadados serão utilizados para financiar os custos (espaço, produção) e todo lucro será revertido em ações sociais do Atados, que irá promover entre outros projetos, o primeiro restaurante coletivo de refugiados de diferentes nacionalidades do Brasil.

Para participar dos cursos ULALA o custo será de R$ 100 por mês (taxa única) e a inscrição pode ser realizada no site www.ulala.com.br

A grade de cursos contempla dois horários (19h às 20h20 e 20h30 às 21h50), com aulas de segunda à quinta – o que permite que o aluno participe simultaneamente 8 cursos, pelo valor de R$100 o pacote.

Os cursos serão realizados nas salas do Brasas, apoiador do projeto, em Botafogo (R. Voluntários da Pátria, 190/Terceiro andar - Botafogo) e na Etnohaus (Rua das Palmeiras, 46 - Botafogo).

Grade de cursos novembro:

Sobre o Atados
O Atados é uma plataforma que une voluntários à projetos sociais através do site (www.atados.com.br). A ONG surgiu em São Paulo, há 4 anos, e também está presente em Brasília e Curitiba, com uma rede de 40 mil pessoas, 400 ONGs e 30 empresas. A sede carioca foi lançada em dezembro de 2015 e já faz parceria com 90 projetos aqui no Rio de Janeiro.

Sobre a Perestroika_)
A Perestroika (https://www.perestroika.com.br/) é uma Escola de Atividades Criativas com cursos nas mais diversas áreas, com abordagens inovadoras, inspiradoras e funcionais para a vida pessoal e profissional. A Perestroika tem unidades no Rio de janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.

Serviço:
Primeiro ciclo de cursos: De 31/10 a 01/12


Inscrições: ulala.com.br

Apoio:Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj
_________________________________

Workshop Flores para Todas as Vidas - GRATUITO

O Dia de Finados vem aí e que tal aprender a fazer arranjos florais para decorar a sepultura de um ente querido e ainda conhecer sobre as espécies mais indicadas de flores para enfeitar os jazigos?

Essa é a proposta do workshop Flores para Todas as Vidas que acontece no dia 29 de outubro, de 10h às 12h, no Cemitério da Penitência, no Caju.

Através de dinâmica vivencial com flores naturais, a atividade também levará ao participante traçar um paralelo entre o nascer, a beleza e a morte da flor com a vida humana.

“A intenção é proporcionar sentimentos positivos e de superação, e estimular reflexões sobre o ciclo da vida, através de analogias entre as flores e os seres humanos”, adianta Sandra Braconnot, que ministrará o curso e é Master e Trainner em Programação Neurolinguística, Practitioner em Coaching Emocional, com formação em Psicodrama Organizacional e Pedagógico.


O workshop é gratuito, mas limitado a 35 vagas. Inscrições antecipadas pelos telefones (21) 3890-2695 ou (21) 2580-6489. O Cemitério da Penitência fica Rua Monsenhor Manuel Gomes, nº 307, Caju, e conta com estacionamento gratuito para os visitantes.
Apoio:Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj

____________________________


 O premiado fotógrafo Emidio Luisi vai ministrar oficina  gratuita dentro do Ciclo Ato Criador – Outros Possíveis 


O Workshop Fotografia de Espetáculo será realizado no Oi Futuro Ipanema, dias 19 e 20 de outubro. Atividade faz parte da série de encontros organizados pela atriz e produtora Ana Lúcia Pardo até dezembro

O experiente Emídio Luisi vai ministrar o workshop Fotografia de Espetáculo, no Oi Futuro Ipanema, dias 19 e 20 de outubro. A atividade faz parte do Ciclo Ato Criador – Outros possíveis, série de encontros idealizados pela atriz e produtora cultural Ana Lúcia Pardo, que seguem até dezembro. A oficina gratuita tem como objetivo orientar os profissionais com interesse em clicar peças, shows e montagens de dança. O programa vai abordar as peculiaridades técnicas e criativas com exercícios práticos no teatro. Os interessados em ocupar as 15 vagas devem enviar email para atocriador2016@gmail.com, com uma carta de intenções, pequeno currículo (com 10 linhas no máximo) e informar o tipo de equipamento que dispõe. O assunto do email deve ser Ciclo Ato Criador - Workshop Fotografia de Espetáculo.

Emídio Luisi

Nascido na Itália, ele começou a fotografar na década de 70. Trabalhou como fotojornalista para a revista Veja SP e para o Diário do Grande ABC, atuando também em espetáculos de teatro, dança, etnofotografia e ensaios pessoais. Coordenou oficinas de fotografia em diversas cidades brasileiras. Realizou várias exposições no Brasil e no exterior, e recebeu o XI Prêmio Abril de Fotojornalismo e o prêmio ABERJE, 2011 Prêmio Fotografia Associação Paulista de Críticos de arte. Participa das coleções de fotógrafos brasileiros do Instituto Cultural Itaú e Acervo Coleção MASP - Pirelli. Lançou os livros “Ue´Paesa (1997), “Kazuo Ohno" (2003), “Ballet Stagium 35 anos” (2008) e “São Carlos de Todos os Povos". No início de 2012, participou da exposição denominada “Ocupação Ballet Stagium”, no Instituto Itaú Cultural; e realizou a exposição “Antunes Filho, poeta da cena”, no Sesc Consolação, juntamente com o lançamento do livro de mesmo nome; realizou também a exposição “Paesani”, no Sesc Pinheiros.  Atualmente fotografa, coordena projetos na área de fotografia e dirige a Fotograma Imagens.

Sobre o Ciclo Ato Criador

Há uma década, a atriz e produtora Ana Lúcia Pardo reúne grandes personalidades da cultura, da economia, da política, da comunicação, do meio ambiente e de outros saberes na busca por uma reflexão interdisciplinar do mundo em que vivemos. Criada em 2006 com o título de "A Teatralidade do humano", essa série completa 10 anos com o Ciclo Ato Criador – Outros Possíveis, que tem o objetivo principal de instigar o pensamento e mostrar a capacidade humana de se reinventar. Este ano, a ideia é focar ainda mais nessa necessidade de transformação, com mesas-redondas, palestras, oficinas e debates guiados pelo tema ‘Outros Possíveis’. O objetivo é apontara a emergência de novas ideias, concepções e alternativas que exigirá um processo de transformação do mundo.

O Ciclo Ato Criador teve sua primeira edição em 2006/2007 com o painel “A Teatralidade do Humano”. A segunda edição foi realizada em 2010, com o Ciclo “A Teatralidade do Humano II – Sujetividades e Políticas da Cena e do Mundo”. A terceira edição, que ganhou o nome de “Ciclo Inter-Agir – na rua, na rede, na cena contemporânea”, foi realizada em 2012. No ano seguinte, em 2013, a quarta edição apresentou o Ciclo “Espaços de Reencantamento, Afetos e Utopias de Um Novo Mundo”. A quinta edição se desenrolou durante o ano de 2015, e recebeu o título de Ciclo “Ato Criador”, com a realização, de 21 atividades de abril a novembro, sendo 19 encontros em forma de palestras e debates além de apresentações e intervenções artísticas de coletivos e grupos. Participaram convidados nacionais e internacionais de diversos países.

19 e 20/10 - quarta-feira, das 13h às 18h. Quinta-feira, das 9h30 às 18h30. Oi Futuro Ipanema
Workshop Fotografia de Espetáculo.
O encontro  tem como objetivo orientar os profissionais com interesse em clicar peças, shows e montagens de dança. O programa da oficina vai abordar as peculiaridades técnicas e criativas com exercícios práticos no teatro. Os interessados em ocupar as 15 vagas devem enviar email para atocriador2016@gmail.com, com uma carta de intenções, pequeno currículo (com 10 linhas no máximo) e informar o tipo de equipamento que dispõe (o assunto deve ser Ciclo Ato Criador - Workshop Fotografia de Espetáculo).

Endereços:
Oi Futuro Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema. Telefone: (21) 3131-9333

Apoio:Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com


 #agendaculturalrj
__________________________________


Projeto de oficina de grafite gratuita chega a comunidades do Rio
Grafitarte estreia com patrocínio do Submarino na Providência, Saúde e Santo Cristo
Inscrições para as aulas teóricas e práticas estão abertas até o dia 7 de novembro

O Grafitarte — projeto de arte urbana por meio do grafite — chega este ano em comunidades da Zona Portuária do Rio de Janeiro. Patrocinado pelo Submarino, a iniciativa envolve a cultura do grafite, fazendo interação e manifestação artística em espaços públicos. O projeto em 2016 estará nas comunidades da Providência, Saúde e Santo Cristo de setembro a novembro.

Jovens de 12 a 18 anos poderão participar de oficinas gratuitas com aulas teóricas e práticas ministradas pelos grafiteiros Smael, Piá e Rafa Monteiro. As oficinas totalizarão 180 alunos, divididos em turmas nos períodos da manhã e da tarde.

Como resultado do aprendizado, os alunos irão criar painéis grafitados, que ficarão como legado nas comunidades atendidas pelo projeto. Renomado no mundo do grafite e âncora do projeto, o artista Toz dará uma aula-magna para os participantes e deixará seus traços em muros nas comunidades.

Essa é mais uma das iniciativas que integram o posicionamento de educação e responsabilidade social do Submarino, que é uma marca voltada para o lifestyle urbano, com muita sinergia com a inovação e a cultura pop.

Serviço

Para se inscrever, os interessados devem estar matriculados na rede pública de ensino e comparecer nos locais abaixo, levando documento de identificação.

Inscrições abertas até 7 de novembro

Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso
Rua Edgard Gordilho, 63 - Saúde

Escola Municipal Benjamin Constant
Praça Marechal Hermes, s/nº - Santo Cristo

Colégio Estadual Reverendo Clarence Tucker
Rua Rivadávia Corrêa, 188 - Gamboa

Sobre o Submarino 


O Submarino (submarino.com.br) oferece o que há de mais moderno em tecnologia, entretenimento, cultura e inovação aos seus clientes. O amplo sortimento de produtos da marca é dividido em 30 categorias de eletrônicos, informática, telefonia, games, livros, moda, serviços online, entre outros. O Submarino conta também com as áreas exclusivas coolstuff, onde os produtos mais descolados e inovadores podem ser encontrados, e wearable tech (tecnologia para vestir), onde estão os modernos dispositivos conectados à internet que facilitam o dia a dia dos usuários.

Apoio:Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj
___________________________________


“Que Tempos São Esses?”
 Ocupação multidisciplinar da Companhia Ensaio Aberto lembra os 60 anos da morte de Bertolt Brecht, no Centro Cultural Banco do Brasil-RJ


Que tempos são esses? Brecht morreu em 1956, há sessenta anos. Suas perguntas e provocações permanecem inquietantes e carentes de respostas concretas. No mercado dos homens, o escritor de peças, mostra como o homem é tratado.

De 02 a 19 de setembro o CCBB RJ recebe a ocupação Que Tempos São Esses? em homenagem a Bertolt Brecht no ano em que completa 60 anos de sua morte. A ocupação multidisciplinar da Companhia Ensaio Aberto, com curadoria geral de Luiz Fernando Lobo, contempla exposição, performances, ciclo de leituras, oficinas, filmes e seminário internacional.
“Não há o que comemorar, como já disse Bernard Dort, Brecht ‘é rebelde a toda celebração’, contra qualquer possibilidade de canonização. Tornar Brecht um clássico imortal é imobilizar sua obra, é negar seu valor de uso”, afirma o curador Luiz Fernando Lobo.

- Exposição Que tempos são esses?
Curadoria: Luiz Fernando Lobo, Marcos Apóstolo e João Batista
Esta não é uma exposição sobre a vida e obra de Brecht. É um recorte sobre o pensador que intervém. O intelectual militante e a posição do artista na sociedade.
Nada é estático. Tudo se transforma. Performances ininterruptas com 14 atores da Companhia Ensaio Aberto fazem da exposição uma instalação viva. Um grande mosaico da teoria e práxis de Brecht. Afinal, um homem tem muitas possibilidades.

- Seminário Internacional Brecht: valor de uso
Pesquisadores importantes de diversas regiões do Brasil e do mundo foram convidados a debater com o público a prática e teoria de Brecht, seu papel de vanguarda no momento histórico que atuou e sua importância como referência ainda hoje no fazer teatral. Em três dias de atividades, esses intelectuais irão exercitar a dialética na exposição de suas opiniões e na troca exclusiva com convidados internacionais. Estudantes, artistas e profissionais de ciências humanas terão oportunidade de convergir ideias e conceitos sem muita difusão em nosso país.
O evento conta com: Hans Werner Kroessinger, especialista em teatro documentário alemão; Felix Meyer-Christian, especialista em teatro político e fundador da Costa Compagnie conhecida pela metodologia da arqueologia do presente e do teatro documentário; Sebastian Kirsch professor de Estudos de Teatro da Universidade Bochum Ruhr- Berlim e membro do conselho editorial da revista alemã "Theater der Zeit"; Laura Brauer, membro da associação argentina de investigadores e críticos de teatro da Argentina (AINCRIT) e pesquisadora do teatro de Brecht e de Augusto Boal. Entre os nomes brasileiros estão Sérgio de Carvalho, professor e pesquisador de teatro, diretor da Companhia do Latão; Rafael Villas Boas, professor e pesquisador de teatro da UNB (Universidade Nacional de Brasília), integrante do coletivo de cultura do MST e especialista em AgitProp; e Luiz Fernando Lobo diretor artístico da Companhia Ensaio Aberto e do Armazém da Utopia
- Ciclo de Filmes Brecht
Curadoria: Luiz Fernando Lobo e Laura Brauer
Em parceria com Brecht Archive – Berlim
Durante sete dias serão exibidos vídeos de montagens históricas dos seus textos: espetáculos do Píccolo Teatro de Milano e do próprio Berliner Ensemble. O evento representa a volta dos tradicionais ciclos de filmes que aconteciam no CCBB-RJ. Esse material é inédito no Brasil e conta com as obras: Mãe Coragem, Baal, Fuzis da Senhora Carar, O preceptor e A verdadeira vida de Jonas Wenka.

- Oficinas
Duas oficinas para artistas profissionais e alunos de teatro (atores, cenógrafos, figurinistas, iluminadores e diretores). Seleção por currículo.
- Ciclo de Leituras Isso É Luta de Classes
A programação do evento contempla 3 leituras dramatizadas de textos brechtianos abertas e gratuitas. Após cada apresentação será realizado debate entre os integrantes da Companhia Ensaio Aberto, um artista e/ou diretor convidado e o público presente com o objetivo de refletir sobre a obra do dramaturgo alemão e trocar experiências sobre o processo de pesquisa e ensaios das leituras.
Que Tempos são Esses? é uma realização da Companhia Ensaio Aberto em parceria com o CCBB, Brecht Archive e o Goethe Institut, tem o patrocínio da Multiterminais através da Lei de Incentivo de ISS.

SERVIÇO
“Que Tempos São Esses?”
De 02 a 19 de setembro
Local: CCBB- RJ
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
Exposição, Seminário Internacional, Oficinas e ciclo de leituras - atividades gratuitas com distribuição de senhas
Ciclo de filmes – R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Os ingressos são vendidos 1h antes de cada sessão.
Texto para tijolinho: Ocupação multidisciplinar da Companhia Ensaio Aberto que lembra os 60 anos da morte de Bertolt Brecht com exposição, performances, ciclo de leituras, oficinas, filmes e seminário internacional.
Maiores informações – www.armazemdautopia.com.br / (21)98909-2402
FB- www.facebook.com/companhiaensaioaberto
Inscrição das Oficinas (seleção por currículo)

Oficina de Sérgio de Carvalho - envio até sexta-feira 02/09 / divulgação da seleção segunda-feira 05/09
Oficina de Luiz Fernando Lobo - envio até segunda-feira 05/09 / divulgação da seleção quarta-feira 07/09

As inscrições devem ser feitas  online via  formulário do google: http://goo.gl/zqjexN


PROGRAMAÇÃO (Em ordem cronológica)
- CICLO DE FILMES BRECHT
Confira a programação– www.armazemdautopia.com.br / (21)98909-2402
FB- www.facebook.com/companhiaensaioaberto
- EXPOSIÇÃO - Que Tempos São Esses?
De 2 a 19 de setembro
Sala A (CCBB-RJ) - das 14h às 21h. A visitação está sujeita às demais atividades do projeto neste mesmo espaço (ciclo de leituras e oficinas).
Curadoria: Luiz Fernando Lobo, Marcos Apóstolo e João Batista
Elenco: Adriano Soares, Bruno Peixoto, Danielle Oliveira, Diego Diener, Geovane Barone, Gilberto Miranda, João Raphael Alves, Lazuli Galvão, Luiz Fernando Lobo, Luiza Loroza, Luiza Moraes, Nady Oliveira, Timóteo Heiderick, Tuca Moraes

- CICLO DE LEITURAS DRAMATIZADAS - Isso é luta de classes
Dias 03, 07 e 18 de setembro
SALA A (CCBB-RJ) – 19h
Direção Luiz Fernando Lobo e João Batista
Leituras dos textos de Bertolt Brecht, com o elenco da Companhia Ensaio Aberto
03 de setembro - leitura do texto “O homem é um homem”.
07 de setembro - leitura do texto “Dias da Comuna”.
18 de setembro - leitura do texto “Galileu”.

Elenco: Adriano Soares, Bruno Peixoto, Danielle Oliveira, Diego Diener, Geovane Barone, Gilberto Miranda, João Raphael Alves, Lazuli Galvão, Luiz Fernando Lobo, Luiza Loroza, Luiza Moraes, Nady Oliveira, Timóteo Heiderick, Tuca Moraes


- OFICINAS

.Diálogo sobre a compra do latão
07, 08 e 09 de setembro – Sala A (CCBB-RJ) – das 10h às 13h
Com Sérgio de Carvalho – diretor da Companhia do Latão - SP
.Brecht e o Teatro dos Trabalhadores
10, 11 e 12 de setembro – Sala A (CCBB-RJ) – das 10h às 13h
Com Luiz Fernando Lobo – diretor da Companhia Ensaio Aberto – RJ

- SEMINÁRIO INTERNACIONAL - BRECHT: VALOR DE USO
Tradução Simultânea
Lotação da sala 60 lugares
14, 15 e 16 de setembro – Auditório (CCBB-RJ) – programação abaixo
Curadoria: Luiz Fernando Lobo e Laura Brauer
Dia 14 de setembro:
10h – Abertura do seminário com Luiz Fernando Lobo
10h às 11h – Palestra de Hans Werner Kroessinger
11h às 12h – Debate com Hans Werner Kroessinger
12h às 14h – Almoço
14h às 15h – Palestra de Sérgio de Carvalho
15h às 16h – Mesa de debates com Hans Werner Kroessinger, Sérgio de Carvalho, Luiz Fernando Lobo.
18h às 21h – Oficina “Aproximação ao distanciamento de Brecht” com Laura Brauer (Sala A)
Dia 15 de setembro:
10h às 11h – Palestra de Felix Meyer-Christian
11h às 12h – Debate com Felix Meyer-Christian
12h às 14h – Almoço
14h às 15h – Palestra de Rafael Villas Boas
15h às 16h – Mesa de debates com Felix Meyer-Christian, Rafael Villas Boas e Sérgio de Carvalho.
18h às 21h – Performance de Felix Meyer será realizada na Sala A.
Dia 16 de setembro:
10h – Abertura com Cecília Boal lendo uma carta de Boal sobre Bertolt Brecht
10h às 11h – Palestra de Sebastian Kirsch
11h às 12h – Debate com Sebastian Kirsch
12h às 14h – Almoço

14h às 16h – Mesa de debates com Sebastian Kirsch, Sérgio de Carvalho, Rafael Villas Boas, Laura Brauer, Luiz Fernando Lobo.

Apoio:Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com


 #agendaculturalrj
_____________________________________


Oficina ao ar livre 
"Criacao de números com bambolês"
domingo, dia 17/07 nos jardins do Mam.

Para bambolistas iniciados e também iniciantes, trazemos diretamente de Goiás o rei dos círculos: Saracura Do Brejo!

A proposta desta oficina é de trocar entre seus participantes os caminhos para criação de números com bambolês (hula hoop).

Então aqueles que estão em processo de ampliação de vocabulário com o bambolê, sabe alguns movimentos, mas ainda não descobriu o que fazer com eles, ou ja conhece e explora algumas sequencias e quer transformar isso em um número, essa oficina é para VOCÊ!

                                          * * * * *
 Saracura do Brejo, é integrante da Trupe Trip Trapo, é um multiartista: palhaço, malabarista, trapezista, músico, compositor, performer e especialista em aros (Hula Hoop). Nasceu no interior de Goiás e desde 2005 trabalha profissionalmente com arte circense. Já participou de festivais regionais, nacionais e internacionais. Representa o circo goiano como delegado no Setorial de Circo pelo Conselho Estadual de Cultura. Em 2012 estudou na Escola Internacional de Circo e Teatro –C.A.U. (Centro de Artes Urbanas) em Granada na Espanha. Desde 2008 faz parte da comissão organizadora de um dos maiores eventos de arte popular de Goiás, o Encontro Goiano de Malabares e Circo, sendo também oficineiro nas sete últimas edições do evento. Trabalha pelo reconhecimento da classe circense seja ela tradicional, circo escola, circo social ou arte de rua. Atualmente integra a equipe de coordenação de Circo no ITEGO em Artes Basileu França, onde atua também como professor, artista e diretor do corpo circense.



Serviço:
Dia 17/07/16 às 15:00 
Local: jardins do mam 
Orientador Saracura do brejo -Goiás 
Para custear esta oficina solicitamos a COLABORAÇÃO com o valor simbólico de R$ 40,00 por pessoa.

Garanta sua vaga preenchendo o formulário abaixo:
http://goo.gl/forms/xGKIEfMrEgeDhVck1

Lembre-se de vir com roupas confortáveis e traga seu bambolê (caso não tenha seu bambolê próprio entre em contato)

Dúvidas e maiores informações:

21 96933 4269 - tim / whatsapp

gisele.silgom@gmail.com

Apoio:Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com


 #agendaculturalrj
___________________________________


OFICINA GRATUITA DA TROUPP PAS D'ARGENT

Dentro da programação das comemorações pelos 10 anos da Cia, a Troupp vai oferecer a oficina "O Corpo e seu Potencial Imagético". As aulas são gratuitas e acontecerão durante quatro quartas-feiras de junho (8, 15, 22, 29), das 14h às 17h, na Caixa Cultural. Para se inscrever é necessário enviar o currículo para troupppasdargent@yahoo.com.br.


Oficina "O Corpo e seu Potencial Imagético"
Dias 8, 15, 22 e 29 de Junho
De 14h as 17h
Classificação: a partir de 18 anos
Vinte vagas
Inscrições: Enviar currículo para troupppasdargent@yahoo.com.br
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) - Telefone: (21) 3980-3815.
Apoio:Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Serviços:
- Divulgação e Distribuição de Filipetas em pontos Estratégicos

- Colagem de Cartazes.

- Divulgação de Mídia Online.

Serviço de Divulgação Online Completa com Relatório dos Links
Divulgação no Blog Agenda Cultural RJ - Uma publicação por semana.
Pagina Agenda Cultural RJ no Facebook - Uma publicação por semana
(compartilhamos esta publicação em diversos grupos do Rio de Janeiro,diariamente).
Publicação nos Grupos Agenda Cultural RJ, Twitter, Instagram, Google+, Pinterest, Tumblr e outros.
Enviamos o  Release e Fotos do seu espetáculo para publicação em Sites e Blogs ligados a Cultura e Entretenimento.
Relatório com os links das principais matérias publicadas em sites e Blogs de cultura, entretenimento e  redes sociais!

Solicite um orçamento!

Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.

Toda a Divulgação é registrada em fotos!

Elaboramos um Roteiro de Divulgação estratégico, para atingir o seu público alvo.

Incluindo: Bares e Restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro, Livrarias, Cinemas, Teatros, Universidades, Shoppings, Cafés, Orla e Praias de Copacabana, Ipanema, Leblon...

Contato:

Gabriele Nery

contato@agendaculturalrj.com.br

agendaculturalrj@gmail.com


 #agendaculturalrj


____________________________________


Esta acontecendo a Oficina sobre a arte da palhaçaria de graça em Guadalupe!
Grupo Off-Sina ministra oficina na Lona Cultural Terra. Gratuito!


O Grupo Off-Sina, coordenado por Richard Riguetti e Lilian Moraes oferece gratuitamente a Oficina de Palhaço, voltada para o público maior de 18 anos, na Lona Cultural Terra, em Guadalupe, nos próximos dias 07,08 e 09, às 14h. No último encontro, encerrando as atividades, o grupo apresenta o espetáculo "Café Pequeno da Silva e Psiu", que apresenta o palhaço como um cidadão comum, que comete muitos erros, mas não desiste e permanece tentando até acertar.
 Durante a oficina, o grupo conta as suas experiências de profissão e ensina técnicas da arte do palhaço para garantir a formação dos participantes. O trabalho é construído por meio de dinâmicas, jogos de experimentação, aulas de interpretação e exercícios de improvisação. É uma oportunidade de conhecer e aprofundar um estudo sobre o ofício do palhaço.
 Defensor do compartilhamento dos aparelhos culturais, o grupo Off-Sina oferece gratuitamente a oficina de palhaço, compartilhando suas experiências e didática, aprimoradas nas várias cidades e em todas as comunidades do Rio de Janeiro, onde circula com seus espetáculos itinerantes. A proposta é levar humor e alegria a crianças, jovens e adultos que não têm acesso a esse instrumento cultural.
 No dia 09, o grupo apresenta o espetáculo de circo-teatro do seu repertório 'Café Pequeno da Silva e Psiu', estrelado pelo palhaço mais bonito do Brasil, que enfrenta os problemas do cotidiano à sua maneira e acaba criando situações caóticas, tentando resolvê-las com uma enorme persistência e bom-humor. A Lona Cultural Municipal Terra, criada em 2000 é uma homenagem ao cantor Caetano Veloso, compositor da canção "Terra".


Serviço:
Oficina de Palhaço
Data: 07,08 e 09 de junho, às 14h
Grátis
Café Pequeno da Silva e Psiu
Data: 09 de junho, às 14h
Ficha técnica
Direção: Lilian Moraes
Dramaturgia e Atuação: Richard Riguetti
Realização: Grupo Off-Sina
Local: Lona Cultural Municipal Terra - Rua Marcos de Macedo s/nº – Praça Edson Guimarães.
Telefone: 3018-4203
E-mail: lonaterra.culturapresente@gmail.com

Entrada franca!!!
Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Serviços:
- Divulgação e Distribuição de Filipetas em pontos Estratégicos
- Colagem de Cartazes.
- Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Toda a Divulgação é registrada em fotos!
Elaboramos um Roteiro de Divulgação estratégico, para atingir o seu público alvo.
Incluindo: Bares e Restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro, Livrarias, Cinemas, Teatros, Universidades, Shoppings, Cafés, Orla e Praias de Copacabana, Ipanema, Leblon...
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj




________________________________


Ecoar promove exibição de curtas e oficina de vídeodança, na Usina Cultural Energisa


A Associação Cultural Ecoar – Educando com Arte – promove em parceria com o" Festival Dança em Foco" na próxima sexta-feira, 3 de junho, às 18h30min, na Usina Cultural Energisa, a “Retrospectiva -Vídeo Dança Brasil”, produzido para o Festival Internacional de Vídeo & Dança do Rio de Janeiro. Trata-se de um projeto de difusão, experimentação, formação e produção das diferentes possibilidades de relação entre o vídeo e a dança.
Criado em 2003, foi o primeiro evento brasileiro dedicado à interface vídeo – dança, e a mostra é uma compilação de alguns materiais exibidos no festival ao longo desses anos. Foram selecionados filmes/curtas de artistas brasileiros para serem exibidos na Usina Cultural no dia 3, e no dia 5 de junho, às 18h30min, eles também serão exibidos em São Pedro da Serra (Plano B - Rua Rodrigues Alves).  São eles:

Dança em Foco 2007
- Partida - 13’, 2007 – Ceará
Direção: Luis Carlos Bizerril e Alexandre Veras
Coreografia: Ernesto Gadelha

- Um movimento quase qualquer - 13’, 2003 - Rio de Janeiro
Direção: Cecília Lang
Coreografia: Dominique Mercy e Malou Airaldo
- Fliessgleichgewicht - 11’, 2002 - Minas Gerais
Direção: Andre Semenza Coreografia: Fernanda Lippi
- FF>> - 5’, 2007 - Rio de Janeiro
Direção: Karenina dos Santos, Leticia Nabuco, Marcelo Stroppa e Tatiana Gentile Coreografia: Karenina de Los Santos, Letícia Nabuco e Marcello Stroppa
- Por onde os olhos não passam - 6’, 2003 - Rio de Janeiro
Direção: Paulo Mendel
Coreografia e interpretação: Andréa Maciel
- Esfolada - 6’30”, 2004 – Goiás
Concepção e Direção de Henrique Rodovalho e Kleber Damaso. Coreografia dos intérpretes -criadores da Desvio


Dança em Foco 2008

- Mãos - 4’, 2008 - Rio de Janeiro
Direção: Lilyen Vass
Coreografia: Lilyen Vass


Dança em Foco 2010

- Mara Hope 14/07 (vídeo) - 16’, 2007 - Rio de Janeiro/Ceará
Direção: Alexandre Veras e Paulo Caldas

Coreografia: Paulo Caldas
- Bokeh - 5' - 2007 - Pernambuco

Direção e Roteiro: Breno César

Intérpretes-criadores: José W Júnior, Liana Gesteira, Marcelo Sena, Marta Guimarães


Dança em Foco 2011

- Maxixe - 7’, 2010 - Pernambuco

Direção: Breno César

Coreografia: José W. Júnior, Liana Gesteira e Marcelo Sena
- Duo #1 - 5’, 2010 - Rio de Janeiro
Direção: Gustavo Gelmini e Paulo Caldas
Coreografia: Paulo Caldas
- Partida - 5’, 2009 - Rio de Janeiro
Direção e Coreografia: Andrea Maciel
- Bossa chinesa - 4’, 2008 - São Paulo
Direção: Daniel Augusto
Coreografia: Cia. Vitrola Quântica


OFICINA DE VIDEODANÇA
No sábado, 4 de junho, das 13h às 18h, também na Usina Cultural Energisa, acontecerá uma oficina de vídeo/dança - Introdução à prática - com Gustavo Gelmini. A atividade apresentará aspectos teóricos da produção de vídeo-dança, com exercícios práticos com os alunos, que serão introduzidos a conceitos de direção de fotografia, montagem e direção de bailarinos, que resultarão em um vídeo-dança feito pelos próprios alunos. A oficina é aberta a todos e não precisa ter conhecimento prévio.

Gustavo Gelmini é diretor da Cia. Gelmini de Vídeodança, tendo realizado trabalhos com Paulo Caldas, Renato Cruz , Alex Neoral, Renato Vieira, Esther Weitzman, João Saldanha, entre outros. Atualmente lança o videomapping de dança Espaço Tempo Movimento e finaliza o média-metragem Suítes para Dança / Dança Mov Cidade em Movimento.

Para participar da oficina, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail producao@coletivoecoar.org ou pelo telefone (21) 99818-3858. O valor do investimento é de R$150,00, para inscrições feitas até dia 3 de junho, ou em duas parcelas de R$80,00 (uma no ato da inscrição e um cheque para o dia 15 de junho.

SERVIÇO
Exibição do Vídeodança “Retrospectiva - Dança em Foco”
Dia 3 (sexta-feira) - 18h30min – Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro – Nova Friburgo / RJ ) – Contribuição: R$5,00
Dia 5 (domingo) – 18h30min - Plano B (Rua Rodrigues Alves) – São Pedro da Serra – Contribuição: R$5,00
Oficina de Vídeodança –  Introdução à prática - com Gustavo Gelmini
Dia 4 (sábado) – 13h às 18h – Usina Cultural Energisa - R$150,00

Apoio: Usina Cultural Energisa, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Energisa

Informações: producao@coletivoecoar.org ou pelo telefone (21) 99818-3858

Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Serviços:
- Divulgação e Distribuição de Filipetas em pontos Estratégicos
- Colagem de Cartazes.
- Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Toda a Divulgação é registrada em fotos!
Elaboramos um Roteiro de Divulgação estratégico, para atingir o seu público alvo.
Incluindo: Bares e Restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro, Livrarias, Cinemas, Teatros, Universidades, Shoppings, Cafés, Orla e Praias de Copacabana, Ipanema, Leblon...
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj

___________________________________

Fórum Shakespeare apresenta A Tempestade
no CCBB Rio de Janeiro, entre 20 e 29 de maio
Programação gratuita, que acontece desde 1995, homenageia William Shakespeare, discute sua atualidade e promove um intercâmbio cultural entre Brasil e Inglaterra

Evento lembra os 400 anos de morte do mais famoso dramaturgo inglês e traz ao Rio uma montagem inédita com atores brasileiros e direção de Vik Sivalingam

O Fórum Shakespeare – evento que celebra o dramaturgo inglês William Shakespeare e acontece desde 1995 – chega ao Rio de Janeiro. Entre 20 e 29 de maio, o CCBB Rio apresenta uma releitura contemporânea da última peça escrita por William Shakespeare: A Tempestade. A direção é do diretor teatral, preparador corporal e coreógrafo malásio Vik Sivalingam, que há 25 anos trabalha em algumas das mais importantes companhias teatrais do Reino Unido e do mundo, como a Royal Shakespeare Company, The Old Vic e Southwark Playhouse. A tradução da obra é de Barbara Heliodora.

No ano em que se lembra os 400 anos da morte do bardo, o Fórum Shakespeare ganhou uma novidade: pela primeira vez, o projeto viabilizou a montagem de três espetáculos de Shakespeare dirigidos por ingleses e com um elenco completamente brasileiro. Em São Paulo, o ator e diretor Greg Hicks – um dos maiores intérpretes shakespeariano de sua geração – dirigiu uma versão de Macabeth, no CCBB SP. Na capital mineira, o CCBB BH recebeu uma versão de Mercador de Veneza, com direção de Catherine Paskell.

O Fórum Shakespeare é uma realização do Centro Cultural Banco do Brasil e do Ministério da Cultura com produção da People’s Palace Projects e People’s Palace Projects do Brasil e conta com  a parceria do British Council há 21 anos como parte do programa Transform. Também apoiam o projeto o Arts Council England, Queen Mary University of London e Funarte. O evento integra a programação da campanha global do governo britânico em parceria com o British Council, Shakespeare Lives, que vai apresentar o trabalho do dramaturgo britânico em um contexto contemporâneo e criativo no ano do aniversário de 400 anos de sua morte


“São 400 anos da morte de William Shakespeare. Apesar de seu tempo ser muito distante do nosso, ainda é extremamente atual. O intuito do evento é justamente esse: além de aproximar a cultura inglesa dos brasileiros, buscamos discutir e ver o quanto as questões levantadas por esse dramaturgo há centenas de anos ainda nos tocam e dialogam com os nossos dias”, explica o curador do Fórum, Paul Heritage.


A Tempestade – No Rio, as audições foram realizadas em parceria com o Nós no Morro, no final de março. Os nove atores selecionados têm idades e trajetórias diferentes: Alexandre Varella, Claudia Byspo, Eliseu Carvalho, Flavio Fonseca, João Campany, Raphael Teixeira, Simone Cerqueira, Suellen Carvalho e Yashar Zambuzzi. Com uma escalação que foge do convencional, o diretor Vik Sivalingam considera que essa peça de Shakespeare seja perfeita para isso. “É uma obra mágica. Escolhi uma atriz negra para interpretar a Miranda e um ator branco para viver Caliban, além de ter escalado três atrizes para uma peça que só tem um papel feminino”, conta o diretor, que já esteve no Brasil em 2014, quando participou de outra edição do Fórum.

Acostumado a montar espetáculos em curto espaço de tempo, a preocupação inicial de Vik era de entrosar o elenco. “No início, acho que o mais importante foi lidar com a ansiedade dos atores, porque este modelo de trabalho de quatro semanas é novo para eles. No Reino Unido, nós estamos muito acostumados. Já montei Shakespeare em três semanas e meia. É possível!”, diz Vik. “Acredito que os atores tenham ficado surpresos que, apesar de só termos um mês para montar uma peça, passei uma semana fazendo jogos, conversando, falando e também lendo o texto algumas vezes”, lembra o diretor.

Com assistência de direção de Luciano Vidigal, ator, diretor e cineasta integrante do grupo Nós do Morro, e acompanhado de um intérprete durante todo o processo dos ensaios, Vik acredita que a tradução de Barbara Heliodora foi a escolha certa. “As pessoas dizem que é muito erudito e intenso. Nós precisamos trabalhar com atenção para ouvir e falar o texto. Não vejo por que deveríamos usar uma versão mais fácil. Acho que é uma tradução muito bonita, pelo que eu consigo entender. Gosto muito da forma como ela consegue manter a estrutura e o ritmo dos versos”, destaca Vik.

Em cena, a trama cercada de magia e fantasia se passa em uma ilha onde Próspero, Duque de Milão e mago de amplos poderes, mora com sua filha Miranda e seus servos Ariel e Caliban. Eles foram levados à força por conta de traições políticas. Com a ajuda de Ariel, o mago causa um naufrágio, colocando na ilha seus desafetos no intuito de levá-los à insanidade mental, além de trazer um potencial noivo para sua filha. Muitas intrigas, conspirações e confusões acontecem em uma história de vingança, amor, e contravenções que revelam o antagonismo dos instintos animais que habitam o homem à figura suave e altiva dos desejos humanos.

Oficina – Além das peças, o Fórum Shakespeare dá continuidade a sua proposta de ser um amplo intercâmbio artístico e educativo internacional. Na etapa do Rio, Jo Kukathas, atriz performer e diretora teatral baseada na Malásia, ministrará a oficina gratuita A Tempestade: Magia, imaginação e shamanismo nos personagens de Shakespeare. O encontro vai explorar o conturbado mundo de tolos e espertalhões criados por Shakespeare, seus mágicos, monstros e espíritos que falam a verdade sobre o poder, homens e mulheres que vivem à beira da loucura. O que está por trás das palavras ditas por eles? Quanto é possível virar do avesso o mundo através do teatro? Por que Shakespeare é necessário? Que tipo de magia ele pode oferecer aos atores e diretores contemporâneos? As inscrições para a oficina podem ser feitas entre 05 e 16 de maio, somente pelo site oficial do evento (www.forumshakespeare.org.br).

Sobre Vik Sivalingam – Nascido na Malásia, Vik desenvolveu seu trabalho teatral no Reino Unido. Em mais de 25 anos de experiência, já trabalhou como diretor, diretor de movimento, docente e coreógrafo. Mestre em direção de teatro pela Birckbeck University of London, já trabalhou em teatros por todo o Reino Unido: Almeida, The Old Vic, The Royal Court, Tricycle Theatre, Southwark Playhouse, Sheffield Crucible, The New Wolsey Theatre e Headlong Theatre.

Na Royal Shakespeare Company (RSC), Vik trabalhou como diretor residente e foi preparador educativo associado, tendo feito pós-graduação em Ensino de Shakespeare, no programa de parceria entre a RSC e a Warwick University. Em 2014, trabalhou como diretor residente no musical Made in Dagenham, estrelado por Gemma Arterton (007 Quantum of Solace e Clash of Titans). Vik Sivalingam liderou as oficinas artísticas e educativas do Fórum Shakespeare 2014 em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo.

Sobre Jo Kukathas – É atriz, performer e diretora teatral baseada na Malásia, onde é conhecida por suas comédias satíricas e pela ressonância política de seu trabalho. É diretora artística da aclamada companhia Instant Café Theatre. Suas produções refletem a diversidade étnica, religiosa e cultural da Malásia e a tensão que reside nestas diferenças. Aos oito anos, seu pai apresentou Shakespeare a ela e, desde então, as obras do autor permeiam sua vida. Sua adaptação de Sonho de uma Noite de Verão, uma parceria com uma companhia de dança clássica da Índia, levou o público para dentro de um sonho que remete a um passado Hindu, perdido nas florestas do tempo e modernidade.

Em O Mercador de Veneza, Jo explorou a tensão racial e religiosa entre a minoria chinesa do mundo de Shylock, a maioria dominante Malásia e muçulmana do mundo de Antônio e o mundo hedonístico da juventude. Em Noite de Reis, ela colocou uma banda de rock ao vivo no palco. No cenário internacional, Jo escreveu e dirigiu a peça multilíngue The island in between, com atores e designers da Malásia e Japão. Ela participou por três anos de uma colaboração asiática de diretores e autores da Indonésia, Tailândia, Singapura, Filipinas e Malásia, criando juntos a complexa montagem Hotel Grand Asia, em Tóquio. Jo gosta de dirigir peças em línguas diferentes da sua, e trabalhar além das questões de gênero. Ela já interpretou Lady Macbeth e Mercutio, e muitos personagens femininos e masculinos em outras montagens, viajando em turnês pela Austrália, Japão, Nova York e Singapura.

O diretor Vik Sivalingam (de camisa azul) e o elenco de A Tempestade


FICHA TÉCNICA
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Direção: Vik Sivalingam
Dramaturgia: Marcos Barbosa
Tradução: Barbara Heliodora
Assistência de Direção: Luciano Vidigal
Segunda assistência de direção: Diego Migliorin e Lucas Valentim
Intérprete: Eduardo Pagnoncelli
Cenografia, figurino e adereços: Gaia Catta e Lia Maia
Direção Musical: Tomas Gonzaga
Design de Luz: Luiz Paulo Neném
Fotografia: Johnny Simões
Filmagem: João Ricardo Oliveira
Produção Local: Alkaparra Produções
Direção de Produção: Alina Lyra
Produtor Assistente: Douglas Teixeira
Assistente de Produção: Isabella Onofre
Agradecimentos especiais: Casa Rio, Embaixada Britânica no Brasil, Funarte, Guti Fraga e Grupo Nós do Morro
Elenco: Alexandre Varella, Claudia Byspo, Eliseu Carvalho, Flavio Fonseca, João Campany, Raphael Teixeira, Simone Cerqueira, Suellen Carvalho e Yashar Zambuzzi.

SERVIÇO: 
Espetáculo: A Tempestade
Curta temporada: de 20 a 29 de maio de 2016
Dias e horários:  de quarta a domingo, às 19h
Local: CCBB Rio – Teatro 1 (Rua Primeiro de Março 66 – Centro)
Capacidade: 175 lugares
Classificação indicativa:  14 anos
Gênero: Comédia
Entrada franca (Distribuição de senhas na bilheteria uma hora antes de apresentação)
Duração: 90 minutos
Informações: (21) 3808-2020
 bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj

Oficina com Jo Kukathas
Inscrições: de 05 a 16 de maio, pelo site: www.forumshakespeare.org.br
Dias e horários: de 26 a 29 de maio, das 14h às 18h.
Classificação indicativa: 18 anos

Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Serviços:
- Divulgação e Distribuição de Filipetas em pontos Estratégicos
- Colagem de Cartazes.
- Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Toda a Divulgação é registrada em fotos!
Elaboramos um Roteiro de Divulgação estratégico, para atingir o seu público alvo.
Incluindo: Bares e Restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro, Livrarias, Cinemas, Teatros, Universidades, Shoppings, Cafés, Orla e Praias de Copacabana, Ipanema, Leblon...
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj




__________________________________


"Música Encantada" está com vagas abertas para aulas gratuitas de canto e flauta

O projeto, localizado na Pavuna, recebe jovens entre 7 e 17 anos

O "Música Encantada" está com inscrições abertas para aulas gratuitas de canto e flauta doce. O projeto, que acaba de completar 12 anos de existência, atende cerca de 130 jovens. Para se inscrever basta estar matriculado na escola, ter entre 7 e 17 anos e comparecer com o responsável legal na sede. Mais informações no site http://www.musicaencantada.com.br/#!blank-1/c1yws.

Além das vagas disponíveis para as aulas de música também há vagas para as turmas de educação complementar.

Sobre o projeto

Há doze anos o músico Daniel Sant´Anna resolveu dar aulas voluntárias de violão para as crianças na rua da comunidade Terra Encantada. Assim, surgiu o projeto "Música Encantada". Hoje, além das aulas de violão, a instituição oferece aulas gratuitas de flauta doce, canto, reforço escolar e inglês.


Uma equipe formada por professores, psicólogos e assistentes sociais recebe cerca de 130 jovens entre 7 e 17 anos nas atividades oferecidas. O local, referência na Zona Norte, abrange as comunidades Phídias Távora (Ficap),Terra Encantada, Gringolândia, Furquim Mendes, Dique, Beira Rio e Renascer.


Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Serviços:
- Divulgação e Distribuição de Filipetas em pontos Estratégicos
- Colagem de Cartazes.
- Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Toda a Divulgação é registrada em fotos!
Elaboramos um Roteiro de Divulgação estratégico, para atingir o seu público alvo.
Incluindo: Bares e Restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro, Livrarias, Cinemas, Teatros, Universidades, Shoppings, Cafés, Orla e Praias de Copacabana, Ipanema, Leblon...
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj

_____________________________________



Festival Rio Trapicheiros
Passeio Guiado - Tour Trapicheiros
Aula Pública - Isto é um rio ou é um valão?
Programação Gratuita!

O TUAS, como parte do Festival Rio Trapicheiros, realizará um Passeio Guiado ao patrimônio histórico-cultural da região da antiga Chácara dos Trapicheiros e uma Aula Pública sobre saneamento básico, debatendo propostas de ações para mudar este cenário. Nela, contaremos com a presença de representantes de projetos de vários bairros do Rio de Janeiro, que irão propor soluções para o Rio Trapicheiros, muito afetado pela poluição que vem, principalmente, do esgoto clandestino das casas no seu entorno.


Programação:

Passeio Guiado - Tour Trapicheiros
Evento Gratuito
O Passeio Guiado ao patrimônio histórico-cultural do entorno do Rio Trapicheiros apresenta a formação do Bairro, com destaque para a região da nascente do rio e da antiga Chácara dos Trapicheiros. O tour busca relacionar a atual situação de degradação ambiental dos rios do bairro que, no no Brasil Império, atraiam turistas de toda a cidade.
Guia de Turismo e Historiador: Marcelo Ferreira Spohn
Quando: 14 de Maio
Horário: 13h30
Inscrições/Informações: www.tuas.com.br
Ponto de Encontro: Praça de Alimentação do Extra Maracanã, Rua José Higino, 115 - Tijuca
Realização: Viva Bairro, TUAS - Tijuca Unida, Artística e Sustentável e ACIT - Associação Comercial e Industrial da Tijuca


Aula Pública - Isto é um rio ou é um valão?
Evento Gratuito

Uma conversa aberta sobre saneamento básico, debatendo propostas de ações para recuperar o Rio Trapicheiros
Convidados:

- Mediação de Léo Gonzaga - Coordenador Ambiental TUAS
- Tainá Figueiredo e Luiza Sjostedt - Projeto Ambiental da
Comunidade da Formiga e Educadoras Socioambientais
do Laboratório de Ecologia Florestal da UNIRIO
- Sérgio Ricardo - Movimento Baía Viva
- Teo Cordeiro - PermaRio; Águas de Março; Bloco D’Águas
- Luis F. Magalhães - Arca Urbana e Greenpolis
Quando: 14 de Maio
Horário: 16h30

Informações: www.tuas.com.br
Ponto de Encontro: Praça Gabriel Soares, localizada na esquina da Rua José Higino com Rua Desembargador Izidro, em frente ao Colégio Batista Shepard
Realização: Viva Bairro, TUAS - Tijuca Unida, Artística e Sustentável e ACIT - Associação Comercial e Industrial da Tijuca


O coletivo TUAS - Tijuca Unida, Artística e Sustentável é um grupo que busca articular e fortalecer uma rede ativa de moradores e instituições que desejam colaborar para a recuperação/preservação dos rios locais. Elevando a qualidade de vida local e o orgulho de viver no bairro. 


Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Serviços:
- Divulgação e Distribuição de Filipetas em pontos Estratégicos
- Colagem de Cartazes.
- Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Toda a Divulgação é registrada em fotos!
Elaboramos um Roteiro de Divulgação estratégico, para atingir o seu público alvo.
Incluindo: Bares e Restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro, Livrarias, Cinemas, Teatros, Universidades, Shoppings, Cafés, Orla e Praias de Copacabana, Ipanema, Leblon...
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj


____________________________________


Bloco Exagerado estreia oficina de ritmos com aula inaugural gratuita!

O Bloco Exagerado, que arrastou uma multidão de foliões no Carnaval 2016 com músicas do Cazuza tocadas em ritmos típicos da folia, estreia neste ano a sua primeira oficina de percussão. A aula inaugural, gratuita e aberta a todos, acontece no dia 14 de maio (sábado) das 15h às 17h, na Maracatu Brasil, em Laranjeiras.

Para participar, basta fazer a inscrição no link:

http://goo.gl/forms/y7tKfMPIm  e levar  uma lata de leite em pó para ser doada à Sociedade Viva Cazuza.

Durante a aula inaugural, os participantes vão poder conhecer um pouco mais sobre os instrumentos usados no bloco, entender como vai ser a metodologia de ensino, saber sobre matrícula e mensalidades da oficina e, segundo o idealizador e produtor do Exagerado, Rafael Braga, ainda vão ter boas surpresas. “Estamos preparando uma tarde bem especial”, comenta.

As aulas regulares da oficina estão previstas para começar em junho, também aos sábados à tarde e no mesmo endereço.  Durante o curso, os alunos vão aprender a tocar instrumentos como tamborim, surdo, caixa, ganzá e repique. O instrutor será o músico Felipe Bruno, que é responsável pelos arranjos musicais do bloco Exagerado. A monitoria fica por conta de Marcelle Cabral, Bruno Bragança e Victor Manoel.

“Vale lembrar que não é importante já saber tocar para participar da oficina! O que não pode faltar é muita animação e vontade de aprender”, comenta Felipe.
Quem frequentar regularmente a oficina vai poder participar das apresentações do Bloco Exagerado no Carnaval de rua de 2017 no Rio de Janeiro. “Vai ser lindo de ver vários fãs do Cazuza tocando juntos em homenagem ao nosso ídolo. Já estou contando os dias”, ressalta Rafael.

Serviço Aula Inaugural:

Dia: 14 de maio
Horário: 15 às 17h
Local: Maracatu Brasil
Endereço: Rua. Ipiranga, 49 – Laranjeiras. Telefone: (21) 2557-4754
Inscrições: http://goo.gl/forms/y7tKfMPIm
Levar uma lata de leite em pó


Sobre o Bloco Exagerado

Mostrando que Cazuza e a festa de Momo têm muito mais afinidades do que podemos imaginar, o bloco Exagerado foi uma das boas novidades deste ano, ao homenagear um legítimo carioca, brincalhão e amante da música brasileira. Com músicas do poeta nos ritmos da folia, o grupo arrastou uma multidão de fãs na terça-feira de Carnaval no Arco do Teles, na Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro
A partir da base original de sucessos de Cazuza como cantor e compositor, o Exagerado dá o clima da festa com chocalhos, surdos, triângulos e tamborins. O resultado faz o público vibrar com versões como “Vida louca vida” em ritmo de samba, “Por que a gente assim?” na pegada do baião e o frevo de “Malandragem”.

O bloco tem a bênção de Lucinha Araújo, a mãe do cantor. Ela marcou presença junto com amigos e familiares em um dos ensaios abertos do grupo e protagonizou um dos momentos mais marcantes, quando pediu a palavra e mostrou seu entusiasmo com a homenagem “muito bacana e respeitosa” ao filho: “Eu queria dizer que estou encantada. Há 25 anos que ele foi embora e até hoje é cantado, é falado, é citado”, disse emocionada e completou “Parabéns pelo bom gosto da escolha do nome dele. Boa noite pra todos, um ótimo Carnaval e viva Cazuza!”

 Para Rafael Braga, a bênção de Lucinha é um sonho realizado. “Ter a aprovação da mãe do Cazuza significa que, como diz a música Hei, Rei ‘estamos na estrada certa, a trilha louca do poeta’”, comenta.

Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Serviços:
- Divulgação e Distribuição de Filipetas em pontos Estratégicos
- Colagem de Cartazes.
- Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Toda a Divulgação é registrada em fotos!
Elaboramos um Roteiro de Divulgação estratégico, para atingir o seu público alvo.
Incluindo: Bares e Restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro, Livrarias, Cinemas, Teatros, Universidades, Shoppings, Cafés, Orla e Praias de Copacabana, Ipanema, Leblon...
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj

______________________________________


COACH PARA ATORES



As Inscrições para as novas turmas do Workshop LAB-Alexandre Britto estão abertas!

Vamos aproveitar.
Esse é o momento de Estudar e se Preparar para ser Diferencial.




Para maiores informações 

Contatos:

gisellemonteiro@matizfilmes.com
karengadret@matizfilmes.com

Escritório: 3081-4372


https://www.facebook.com/labalexandrebritto/




_______________________________________

"Novo curso de Xilogravura no Centro de Artes Calouste Gulbenkian!


Não precisa levar material nas primeiras semanas, só boa vontade, curiosidade e disposição! 

Os horários são às terças à noite e quintas de manhã e à tarde, pode escolher dois turnos.
O curso é para todos que querem praticar xilo, iniciantes e avançados, vamos formar um grupo de amantes da gravura, com pesquisa e desenvolvimento de trabalho braçal! Mais informações no convite e nos links abaixo!

Meu celular 98316-0423 , e-mail: barbara.soterio@yahoo.com.br - informações pelo Centro de Artes Calouste Gulbenkian: cursos.calouste@gmail.com e 2292-7546

Quem quiser conhecer mais:

www.barbarasoterio.wordpress.com
facebook.com/soteriobarbara


________________________________________________________

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs