Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Eventos e Festas

_______________________________________________________

Versão carioca da Oktoberfest na Gávea, diàs 6,7 e 8 de outubro, com shows de Dark Blues, Raphael Soares e Pepê Moraes. ENTRADA FRANCA!






De 6 a 8 de outubro, a Praça Santos Dumont, no Baixo Gávea, receberá mais uma versão do Gávea Bier Truck, desta vez celebrando o mês mais esperado pelos cervejeiros: Outubro. É neste período que acontece lá na Alemanha, mais especificamente em Munique, a Oktoberfest, festival mundialmente conhecido que chega a receber 6 milhões de pessoas todos os anos. Voltando a terras brazucas ... vai ter muita cerveja, é claro! Além de foodtrucks de comida e doces.

Depois da cerveja bem gelada, claro, ponto alto da feira é a agenda de shows gratuitos. O primeiro dia é de rock,com apresentação do power trio Dark Blues. No repertório, clássicos de Foo Fighters, Pearl Jam, Paralamas do Sucesso, The Police, Legião Urbana e muito mais. Já no sábado (07) Rafael Moraes faz show intimista com muita MPB e sucessos internacionais.

No domingo (08), vai rolar um tributo ao ícone da música nacional, símbolo de luta e juventude: Cazuza.Conhecido show cover, Pepê Moraes revisita toda trajetória do ídolo, desde o Barão Vermelho, com arranjos originais e o visual dos anos de 1980. Imperdível!

Serviço
Gávea Bier Truck - Oktoberfest
Dias 06, 07 e 08 de outubro (de SEX a DOM)
Horário: Sex(06) – das 18h às 22h –, sábado (07) – das 12h às 22h – e domingo (08) – das 12h às 22h.
Endereço: Praça Santos Dumont – s/n – Gávea
Entrada Franca

Shows:


Dia 06 - Dark Blues - 18h30




Dia 07 - Raphael Soares - 18h30



Dia 08 - Pepê Moraes (cover oficial de Cazuza) - 16:30



Agenda Cultural RJ - Produção, Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram


____________________________________________



Zona sul carioca recebe astros do esporte em evento com entrada gratuita 
Americano Justin Gatlin e Rosângela Santos estão confirmados no Desafio Mano a Mano

Categoria inédita promete emocionantes disputas com os medalhistas paralímpicos Petrucio Ferreira, Yohansson Nascimento e Michal Derus



A capital carioca será palco do Desafio Mano a Mano neste fim de semana, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. O evento promete agitar o Jockey Club Brasileiro com uma pista inédita de atletismo montada no meio da pista dos cavalos – área conhecida como “Peão do prado”. O projeto conta com formato inovador, grandes atletas internacionais e entrada gratuita. Uma oportunidade única para os moradores da cidades torcerem de perto. Após vitória histórica sobre Usain Bolt, o americano Justin Gatlin é o homem a ser batido. Entre as mulheres, Rosângela Santos, primeira brasileira a correr 100m abaixo de 11 segundos (10s91), promete dar trabalho às suas adversárias. Na categoria paralímpica, destaque para o atleta que foi ouro nos Jogos do 2016, o paraibano Petrucio Ferreira. O Desafio Mano a Mano chega em sua 5ª edição transbordando o esporte e mostrando a vocação do Rio pra mesclar, adrenalina, torcida e entretenimento 


Competição acontece nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a partir das 9h, com entrada gratuita, no Jockey Club Brasileiro. Pista será montada no "Peão do Prado"


Serviço Desafio Mano a Mano: Jockey Club Brasileiro - Praça Santos Dumont, 31 - Gávea - Rio de Janeiro


SÁBADO – 30/09 - A partir das 9h - Eliminatórias do feminino e masculino
DOMINGO – 05/06 - A partir das 9h - Finais feminino e masculino

*Na sexta, dia 29, será realizada uma coletiva de imprensa com Justin Gatlin, seguido de ação social com crianças de projetos sociais do SESI e reconhecimento de pista. 



Fotos 1, 2 e 3 - Justin Gatlin e Rosangela Santos no Mano a Mano - créd: Thiago Diz

Fotos 3 e 4 - Petrucio Ferreira - créd: Márcio Rodrigues/MPIX

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS ATLETAS E SOBRE O DESAFIO MANO A MANO

Disputas no Masculino – Justin Gatlin será desafiado

O americano Justin Gatlin, que em 2017 desbancou ninguém menos do que Usain Bolt, ao vencer o Mundial de Budapeste, chega ao​ Rio de Janeiro em busca do bicampeonato. O velocista, que participa do evento pelo segundo ano, segue desafiando não só seus concorrentes, mas também a ciência, ao viver grande fase de sua carreira. Em agosto, aos 35 anos, conquistou o bicampeonato mundial, com a vitoria em cima de Bolt. O corredor Isiah Young, também dos Estados Unidos, já está confirmado na disputa. Além dele, dois brasileiros serão definidos em uma classificatória com alguns dos melhores velocistas do país: Paulo André de Oliveira, Bruno Lins, Derick de Souza Silva e Luis Gabriel Pereira da Silva.

“Mais uma vez estou me preparando para o Mano a Mano. Estou muito empolgado com esse grande evento. Tenho certeza que será muito emocionante. Convido a torcida para participar. O evento acontecerá um lugar lindo, com uma arena incrível e uma corrida muito veloz”, empolga-se Gatlin.

Disputa no Paralímpico - reedição final paralímpica e mundial

Ele está numa fase imbatível. O velocista Petrucio Ferreira, atual campeão mundial e ouro nos Jogos Rio 2016 dos 100m T45-47 está confirmado na categoria paralímpica. O paraibano de apenas 20 anos ​lutará pela hegemonia de melhor atleta do planeta, na prova mais rápida do atletismo, ao lado dos mesmos adversários dos Jogos Paralímpicos

e do Mundial de Atletismo, disputado em julho desse ano, em Londres. No Mundial de Atletismo de Londres, Petrucio garantiu o ouro nos 100m e faturou o recorde do mundo com 10s53. Yohansson fechou a prova na segunda colocação (10s80), garantindo a prata e a dobradinha no pódio. O terceiro lugar ficou com o polonês Michal Derus, com 10s81. Nos outros anos, a disputa paralímpica no Mano a Mano era realizada com atletas da classe T43-44 (para amputados de membros inferiores). Esse ano será a estreia da classe T45-47, que conta com velocistas amputados de membros superiores.

“Estou muito feliz por ter recebido o convite para participar do Mano a Mano. Estou treinando bem, quero chegar para dar o meu melhor e fazer o que eu mais gosto de fazer

que é "brincar de apostar" corrida. Convido a torcida para participar desse evento lindo no Rio de Janeiro. Espero contar com o público para fazer um bom resultado”, declara Petrucio.
"Sempre tive vontade de participar do Mano a Mano. É um super evento. Uma oportunidade de Exibição para os atletas com a participação da torcida. Sem dúvida, teremos uma disputa incrível com o Petrucio e o atleta polonês", empolga-se o multimedalhista Yohansson.

Disputas no feminino – Rosângela Santos promete dar trabalho

Rosângela Santos, atual recordista sul-americana nos 100m (10s91), promete dar trabalho às suas adversárias. Em excelente fase, a brasileira brigará pelo tetracampeonato.

As outras duas vagas na final serão preenchidas após a disputa do qualificatório, no sábado, entre as também brasileiras: Evelyn dos Santos, Franciela Krasucki, Geisa Coutinho e Andressa Fidelis.

“Eu adoro esse evento. É uma competição muito legal que aproxima o público dos atletas. Sem dúvida, é uma oportunidade para os cariocas assistirem os melhores atletas do mundo. Fui campeã em outras edições e espero repetir o resultado", declara Rosângela Santos.

Serviço:

Desafio Mano a Mano

Local: Jockey Club Brasileiro - Praça Santos Dumont, 31

Data:

30/09 – Disputa eliminatória feminina e masculina

01/10 – Final masculina, feminina e paralímpica

Horário: A partir de 9h

Agenda Cultural RJ - Produção, Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram


___________________


No dia 27 de Agosto, domingo, O La Féria evento que reúne moda entretenimento e gastronomia voltado para toda a família, em sua 7ª edição, estará comemorando seu primeiro aniversário com o tema “O Circo do La Féria chegou” no Clube Militar - sede Lagoa.


A mesma terá início às 11h e término às 19h, com entrada no valor de R$ 10,00 para quem comprar na hora.



O evento será ambientado com decoração e personagens circenses como pernas de pau, palhaços e malabaristas, na porta a recepção fica por conta do palhaço Diego Sodré e dentro haverá uma tenda de circo improvisada, onde ocorrerão as apresentações circenses contando com a ilustre presença do Mágico Richard Goulart.


Acontecerão diversas brincadeiras para as crianças, como recreação com a turma do Circo Macaco Prego e contação de história com a galerinha do Papa Vento.


Ao longo de todo o dia também serão sorteados brindes, e as crianças terão de forma gratuita oficinas de malabares com a Casa de Fada, acrobacia em tecido e pintura facial.

Enquanto as crianças se divertem, os pais terão à disposição mais de 40 produtores locais e lojistas da região nas áreas de moda, decoração e gastronomia. (O evento apoia as famílias que deixaram suas profissões e tornaram-se micro-empreendedores, tendo como renda única as feiras que acontecem esporadicamente, fato que vem crescendo neste último ano).

Haverá marcas de roupas infantis e adultos, moda-praia, bijuterias, e também diversas barraquinhas com delícias como: hambúrguer, linguiça alemã, cervejas, kebab, crepe, queijos artesanais, comida japonesa, pasteis, hotdog papinha de bebê, brigadeiro, pão de mel, bolos, tortas, pipoca, algodão doce e maçã do amor.

Para encerrar a festa teremos parabéns com direito a bolo e tudo…


Serviço La Féria

Programação na tenda do circo:

11h15 às 12h10 - Teatro no Caixote

show com canções e instrumentos musicais

12h30 às 13h - Hugo Libonati do Rizzo Espaço de Movimento

Apresentação de acrobacias no tecido e oficina, as crianças poderão testar a mágica sensação de fazer acrobacias em tecido.

13h15 às 14h - Circo Macaco Prego

show com canções e instrumentos musicais

14h30 às 15h30 - Meu Relicário com Amanda Melo show de Amanda vestida de palhacinha com canções e instrumentos musicais 16h às 17h - Papa Vento - teatro de fantoches

contação de histórias com fantoches

17h30 - Show de Mágica com Richard goulart

Oficinas e outros

Oficina de malabares com a Casa de Fada - gratuita

Oficina de acrobacia em tecido com Hugo Libonati do Rizzo Espaço de Movimento - gratuita

Pintura facial - gratuita

Massagem - R$ 25,00 para os adulto que quiserem dar uma relaxada

Oficina Idea - Experiência criativa com kit + oficina R$ 20,00

Pintura em cavaletes R$ 6,00

Pula-pula R$ 6,00

Corrida no saco, colher no ovo e outras brincadeiras para crianças acima de 8 anos ocorrerão em quadras anexas.

La Féria em O Circo do La Féria chegou 27 de Agosto, domingo

Clube Militar - sede Lagoa

Rua Jardim Botânico, 391 - Jardim Botânico

Das 11h às 19h

Ingresso R$ 10,00; crianças de 1 a 4 não pagam e de 5 a 12 anos e idosos pagam meia, basta apresentar identidade. Venda antecipada de ingressos pelo site da Sympla: https://www.sympla.com.br/ocirco__166729 com duas opções de combo: Combo 2 - Dois ingressos a R$ 15,00 com direito a 1 pintura em cavalete com guache

Combo 3 - Três ingressos a R$ 40,00 com direito a 1 pintura em cavalete com guache + 1 pula-pula + 1 kit IDEA com oficina gratuita.

No posto de venda:

Loja Ratibum - rua Voluntários da Pátria, 243 - Botafogo (combo 2)

Ainda para quem quiser continuar nos ajudando com a parte social, existe a opção de trazer o flyer do evento com 1 lata de leite em pó + R$ 5,00 e adquirir 1 Ingresso + 1 pula-pula + 1 pintura em cavalete. As latas são doadas ao projeto Pró Criança Cardíaca, da Dra. Rosa Célia, que tem o apoio da feira desde o início de 2017.

_________________________________________________________




Maior festival de jazz e música instrumental do Brasil realiza terceira edição no Rio de Janeiro, nas salas Cecília Meireles, Bar Semente e Unirio.Com Workshops Gratuitos 




 Nascido em Belo Horizonte, maior encontro de jazz e música instrumental do Brasil terá shows no Rio nos dias 23 e 24 de agosto

• Evento vai promover encontro de artistas brasileiros e israelenses em dois dos principais palcos da Lapa


O Savassi Festival chega ao Rio de Janeiro dias 23 e 24 de agosto, apresentando ícones do jazz nacional e de Israel em shows na Sala Cecília Meireles e no Bar Semente, com ingressos a partir de R$ 20. No dia 23, o duo Gilson Peranzetta e Cliff Korman vai se apresentar na Sala Cecília Meireles, seguido do grupo Corda, apresentando o repertório de Astor Piazzolla. No mesmo dia, no Bar Semente, haverá shows do Duo Bebê Kramer e Gabriel Grossi.

Dia 24 de agosto é a vez do Oded Tzur Quarteto e Shai Maestro Trio mostrarem por que o jazz de Israel vem conquistando espaço no mundo todo, na sala de concertos. Também neste dia, o violonista Zé Paulo Becker encerra a etapa carioca do Savassi Festival com uma apresentação no Semente.

É a terceira edição do Savassi em território carioca, e a 15ª edição do festival em Belo Horizonte. Paralelo aos shows, haverá dois workshops internacionais em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Uni-Rio. O evento é patrocinado pela Oi, com apoio do Oi Futuro.

“Após seis anos longe da cidade, conseguimos trazer uma parte do Savassi Festival para o Rio de Janeiro”, explica Bruno Golgher, idealizador e organizador do projeto que já reuniu mais de 335 mil pessoas em espetáculos por toda Belo Horizonte. “Pela primeira vez, ocuparemos a Sala Cecília Meireles, templo da música de câmara e do jazz”.

“O jazz e a música instrumental são gêneros caracterizados pela criação coletiva, uma das vertentes que o Oi Futuro quer desenvolver na sua atuação cultural”, avalia o gestor cultural do instituto, Roberto Guimarães. “Ao se realizar em dois palcos tão diferentes, mas que se complementam no fortalecimento do cenário musical da Lapa, o Oi Futuro fortalece a cultura que interfere para melhor na vida das cidades”.

O festival, realizado em Belo Horizonte de 18 a 27 de agosto com 44 shows, também realiza lançamentos de CDs, concursos, workshops, residência artística, lançamentos de obras inéditas, fomento a colaborações, parcerias com instituições e comerciantes locais e o recolhimento de alimentos não perecíveis destinados para a doação.

NOVO JAZZ DE ISRAEL - Oded Tzur Quartet e Shai Maestro Trio são os representantes do país convidados para se apresentarem no Savassi Festival. Oded Tzur é saxofonista e compositor residente em Nova York. Seu trabalho explora as relações entre as tradições clássicas e contemporâneas da música. Ele apresenta seu trabalho em quarteto para mostrar como sua improvisação leva o ouvinte à uma jornada que evoca o contraste entre o silêncio e o som. Shai Maestro iniciou o projeto com seu trio em 2011, e sua trajetória musical modificou-se. Ao lado de seus amigos Jorge Roeder e Ziv Ravitz o músico conseguiu desenvolver uma forte identidade para o grupo que já é amplamente reconhecido no cenário do jazz mundial.

Baixo e microtonalidade são temas de workshops gratuitos

O peruano Jorge Roeder fará o workshop Contrabaixo das 11h às 13h no Auditório CCMJ da UFRJ, no dia 24. Roeder abordará os diferentes papeis que o baixista exerce em um grupo, e vai falar sobre os graus de acompanhamento, o impacto musical da repetição no baixo versus o impacto na abordagem baseada no contraponto. O instrumentista também quer mostrar a importância da clareza, som e sensibilidade, e os caminhos para manter a consistência na execução de notas mais complexas. Das 10h às 12h, Sala Villa Lobos no Instituto Villa Lobos-Unirio, o músico Oded Tzur fará outro master class gratuito sobre Microtonalidade.

ROTEIRO

23 de agosto, quarta-feira

19h30-20h30

DUO DE PIANOS: GILSON PERANZZETTA E CLIFF KORMAN

Sala Cecília Meireles – Largo da Lapa 47.

Tel: 2332-9223. Lotação: 670 lugares. Acessibilidade.

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

De um lado o brasileiro Gilson Peranzzetta; de outro, o norte-americano Cliff Korman. Os dois artistas têm grande afinidade musical, e o traço que os une é o interesse por ritmos brasileiros, latinos e jazz, aliado a uma sólida formação clássica. Reconhecidos pelo público e pela crítica como artistas completos e inventivos, Peranzzetta e Korman se equilibrarão entre improvisos e estruturas pré-definidas, em um espetáculo de lirismo, ritmo, inspiração e técnica. O repertório será composto por clássicos do cancioneiro popular e composições próprias.

23 de agosto, quarta-feira

20h45-21h45

GRUPO CORDA TOCA PIAZZOLLA

Sala Cecília Meireles – Largo da Lapa, 47.

Tel: 2332-9223. Lotação: 670 lugares. Acessibilidade.

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Os músicos búlgaros Nikolay Sapoundjiev (violino) e Emília Valova (cello), mais Ana Azevedo (piano) e Lipe Portinho (contrabaixo) convidaram o baterista André Tandeta para recriar a obra de Astor Piazzolla (1921-1992), o renovador do tango.
O repertório foi adaptado do quinteto original de Piazzolla para a formação do Corda por Ana Azevedo e Lipe Portinho, dois conhecidos arranjadores cariocas que estão a frente de grupos como Tutti e Gravíssimo Bass Ensemble.
O resultado é um show de mais de uma hora da melhor música portenha, com joias como As “Estaciones Porteñas”, “Adios Noniño”, “Oblivion” e “Muerte Del Angel”.

23 de agosto, quarta-feira

22h-24h

BEBÊ KRAMER E GABRIEL GROSSI DUO

Bar Semente – Rua Evaristo da Veiga 149

Tel: 2507-5188

Couvert artístico: R$ 30


24 de agosto, quinta-feira


19h30-20h30

NOVO JAZZ DE ISRAEL – ODED TZUR QUARTETO

Sala Cecília Meireles – Largo da Lapa 47.

Tel: 2332-9223 Lotação: 670 lugares. Acessibilidade.

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Oded Tzur é saxofonista e compositor, residente em Nova York. Seus dois últimos álbuns, lançados em 2015 e 2017, renderam à sua música o título de “um novo tipo de swing”, tendo boa receptividade da crítica no Japão, na América do Sul, na Europa, na Rússia e em diversos locais dos EUA.


24 de agosto, quinta-feira

20h45-22h

NOVO JAZZ DE ISRAEL - SHAI MAESTRO TRIO

Sala Cecília Meireles – Largo da Lapa 47.

Tel: 2332-9223 Lotação 670. Acessibilidade.

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

O grupo vai apresentar músicas de seu quarto álbum The Stone Skipper. Lançado em 2016, a obra é composta por canções conectadas entre si, que forma uma narrativa para além da virtuosidade artística, mas com força e potência musical.

24 de agosto, quinta-feira

22h-24h

ZÉ PAULO BECKER

Bar Semente – Rua Evaristo da Veiga 149.

Tel: 2507-5188

Couvert artístico: R$ 30

Aluno dos grandes violonistas Turíbio Santos, Marco Pereira, Léo Soares e Nícolas Barros, Zé Paulo se tornou um premiado Mestre de Violão pela UFRJ. O instrumentista, compositor e arranjador tocou com os maiores nomes da MPB do século XX e segue sua carreira incentivando e formando nomes mestres do violão.



WORKSHOPS

24 de agosto, quinta-feira

O grupo vai apresentar músicas de seu quarto álbum The Stone Skipper. Lançado em 2016, a obra é composta por canções conectadas entre si, que forma uma narrativa para além da virtuosidade artística, mas com força e potência musical.


24 de agosto, quinta-feira

22h-24h

ZÉ PAULO BECKER

Bar Semente – Rua Evaristo da Veiga 149.

Tel: 2507-5188

Couvert artístico: R$ 30

Aluno dos grandes violonistas Turíbio Santos, Marco Pereira, Léo Soares e Nícolas Barros, Zé Paulo se tornou um premiado Mestre de Violão pela UFRJ. O instrumentista, compositor e arranjador tocou com os maiores nomes da MPB do século XX e segue sua carreira incentivando e formando nomes mestres do violão.

WORKSHOPS

24 de agosto, quinta-feira


CONTRABAIXO DE JORGE ROEDER (Peru)

Auditório CCPJ UFRJ

Rua Dom Manuel 29 – Centro

Atividade gratuita

MICROTONALIDADE com Oded Tzur (Israel/Nova York)

10h-12h Sala Villa Lobos Instituto Villa Lobos-Unirio

Av. Pasteur 436 – Urca

Atividade gratuita

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj 

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs